Menu

terça-feira, 14 de julho de 2015

Teotihuacan e o mistério de uma civilização desconhecida

Imagine uma cidade muito muito antiga, datada de antes de Cristo. Imagine que a civilização, que nela morou, construiu diferentes pirâmides, sendo uma delas a terceira maior do mundo e que esta mesma civilização sumiu sem deixar vestígios. Agora imagine que esta antiga cidade se encontra na América Latina e que, até hoje, ninguém sabe que povo exatamente a habitou, construiu suas pirâmides e o que levou ao seu desaparecimento. Imaginou? Pois esta cidade, cercada de mistérios, existe. Chama-se Teotihuacan e se encontra a cerca de 50 Km da Cidade do México. E é um passeio imperdível para quem visita a capital mexicana.

Sítio arqueológico de Teotihuacan. Ao fundo, pode-se ver as Pirâmides do Sol (a maior) e a da Lua (a menor)
Para visitar o sítio arqueológico, temos duas opções: de excursão ou por conta própria. Com a primeira, tem-se a vantagem de só precisar estar no saguão do hotel na hora marcada. Por outro lado, é bem mais caro (custa entre 50 e 60 dólares a partir da pesquisa que fiz) e você fica com o tempo engessado, tendo que se submeter aos minutos fornecidos pelo guia. Já indo por conta própria, você economiza bastante e ainda pode passar o tempo que quiser explorando o local. Eu escolhi essa opção e não me arrependi!!

Basta pegar o metrô até a estação Autobuses del Norte (linha 5), que fica exatamente de frente para o Terminal Central de Autobuses El Norte. Entrando no terminal, basta seguir pela sua esquerda procurando pelo guichê da Autobuses Teotihuacan e, então, comprar a passagem de ida e volta para as pirâmides (paguei 44 MX pesos pelos dois trechos). No dia que fui, saia ônibus de 15 em 15 minutos, de forma que não é preciso esperar muito para seguir viagem.


O ônibus não é nenhum sinônimo de conforto, mas dá para ir numa boa e ainda tirar um cochilo no trajeto. Só achei um pouco tenso a hora em que, em uma parada pelo caminho, várias pessoas pegaram o ônibus e aí eu percebi que a maioria delas seguiria em pé no maior aperto. Fiquei imaginando se, na volta, teríamos que retornar em pé. Mas, para nosso alívio, o ônibus chega nas paradas das pirâmides quase vazio na volta, sendo possível retornar sentado. Ufa!!! 

Chegando no nosso destino, o motorista avisou a todos os passageiros qual parada era aquela e, então, descemos no portão 1, onde, em geral, se dá o início do passeio. Logo que se chega você é abordado por várias pessoas oferecendo seu serviço de guia, mas dispensamos. E, antes de entrar, aproveitamos para fotografar uma paisagem típica do México e que lembra bastante a vegetação do nordeste brasileiro.

Foto tirada em frente ao portão 1 de entrada da zona arqueológica
A entrada pelo portão 1 tem uma ótima estrutura, com locais para lanchar e várias lojinhas de souvenir (tivemos que resistir à tentação de entrar em algumas delas antes de começar o passeio). Vale ressaltar que é possível comprar o bilhete de entrada em qualquer um dos 3 portões.

Peça encontrada nas escavações arqueológicas, presente já na entrada pelo portão 1

Chegou, então, a hora de entrar na zona arqueológica e vivenciar o clima de mistério que permeia o lugar. Pelo que se sabe, os Astecas encontraram a cidade já abandonada e, sem nunca descobrirem qual povo viveu ali, passaram a habitar o local. Até hoje se tem pouquíssima informação sobre esta antiga e misteriosa civilização pré-colombiana e a maior parte do pouco que se sabe vem dos estudos realizados pelos próprios Astecas. Impossível não se sentir fascinado por todo esse mistério. Teria essa cidade sido construída por alienígenas??? Duvido que alguém não pense nisso assim que conhece o lugar e sua história (ou falta dela).


Caminho que leva às duas principais atrações do local: as Pirâmides do Sol e da Lua

A pirâmide menorzinha e menos famosa de Teotihuacan: a Pirâmide da Serpente Emplumada

Primeiro visitamos a Pirâmide da Serpente Emplumada, embaixo da qual foi recentemente descoberta uma rede de túneis secretos que, aparentemente, servia de esconderijo para os governantes da época. Embora pequena em comparação com as demais pirâmides, a subida dos seus íngremes degraus já consumiu boa parte do nosso fôlego. 


Detalhes encravados na pirâmide



Vista das suas principais construções a partir do topo da Pirâmide da Serpente Emplumada

Após um tempo de descanso, seguimos o caminho rumo ao nosso principal objetivo: a Pirâmide do Sol, a terceira maior pirâmide do mundo antigo. Conta a lenda que ao chegar ao topo desta pirâmide você é carregado por energia positiva. Já ao subir a Pirâmide da Lua, sua energia é sugada. Por isso, sugere-se que você suba primeiro na da Lua, para depois ser recarregado na do Sol. Mito ou não e, considerando nossa pouca capacidade física, decidimos logo que nos aventuraríamos apenas na do Sol!!!

A caminho da Pirâmide do Sol
A esta altura eu já estava super empolgado para subir logo na pirâmide e receber toda essa energia positiva!!! E o melhor: me sentindo o atleta!!! Não sei de onde tiro tanta disposição quando viajo, já que normalmente tenho uma preguiça gigante para atividades física, eu confesso!!!!!

E, finalmente, a Pirâmide do Sol!!! Na foto, nem parece tão grande, mas ela tem 64 metros de altura e cerca de 250 degraus!!!
Logo percebi que o que mais dificultava a subida era o fato da subida ser bastante íngreme em alguns pontos e dos degraus serem irregulares, nos obrigando, em alguns pontos, a pisar de lado. Mas nada nos impediu e, ao chegar ao topo, eu estava super feliz e empolgado. Lá estava Teotihuacan, um dos sítios arqueológicos mais enigmáticos do planeta, visto do alto da imponência da sua principal construção!!!! Posso afirmar: por mais desencorajadora que a subida possa parecer no início, vale muito a pena chegar ao seu topo e ver, lá de cima, a Pirâmide da Lua!! No topo, havia várias pessoas erguendo os braços na tentativa de absorver a energia do lugar e, obviamente, eu os imitei!!! Havia também um pequeno grupo de nativos realizando uma espécie de celebração, mas não consegui entender muito bem o que estavam fazendo!!! Abaixo algumas fotos para tentar convencer os mais preguiçosos!!!



Ao fundo, a Pirâmide da Lua




Como se pode perceber, este foi um passeio que me empolgou bastante e posso afirmar: vale muito a pena!!!! Não sei se recebi ou não energia positiva, mas considerando o sucesso do restante da viagem, acho que essa visita nos trouxe bastante sorte!!!! Mas era hora de ir embora!! De frente para a Pirâmide do Sol, está a entrada/saída pelo portão 2, a partir de onde optamos pegar o ônibus de volta (para quem quiser se aventurar pela Pirâmide da Lua, próximo a ela está o portão 3, não sendo, portanto, necessário fazer o caminho de volta). Antes de pegar o ônibus ainda visitamos várias barraquinhas de artesanato local e souvenirs e eu tive a sorte de encontrar e comprar uma coleção de miniaturas daqueles que, para mim, são um dos principais símbolos do México: os personagens de Chaves!!!!

Sendo criança no México
Se alguém estiver com fome, há alguns restaurantes na saída do local, mas preferimos pegar o ônibus de volta logo!!!

No próximo post, nosso passeio continua pela Cidade do México!!

PARA SE PLANEJAR:

1. Zona Arqueologica de Teotihuacan

Abre todos os dias das 9 às 17h
Entrada: $64 MX pesos
Como chegar: detalhes no post

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários: