Menu

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Descobrindo Old Montreal

A província de Quebec tem como principal diferença, em relação ao restante do país, o fato de ter sido, inicialmente, uma colônia francesa, até que, durante a Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra, esta última conquistou o território. No entanto, até hoje, os moradores de Quebec adotam o francês como língua oficial e a influência da França sobre a província pode ser notada, especialmente, nas regiões antigas das cidades. É o que acontece com a parte antiga de Montreal, que corresponde, sem dúvidas, à área mais bonita e charmosa de toda a cidade!!

Para conhecer a região, eu recomendo ter, como ponto de partida, a Basílica de Notre-Dame, facilmente acessada pela linha 2 do metrô, descendo na estação Place d´Armes. Basta, então, subir a rua Saint-Urbain, em direção ao rio, que, após dois quarteirões, você se deparará com a Place d´Armes e a famosa e belíssima igreja!! Infelizmente, a basílica não pode ser visitada de graça, sendo cobrado $5 CAD para a entrada. Mas a minha maior expectativa em relação a Notre-Dame de Montreal era o espetáculo de luz e som que ocorre à noite (e custa $10 CAD). De acordo com minha programação inicial, passaríamos a tarde pelas ruas da Old Montreal, terminando o passeio na igreja, no horário do show!! No entanto, o espetáculo, infelizmente, estava suspenso por tempo indeterminado e agora terei que fazer o "enorme sacrifício" de retornar à província de Quebec para vê-lo algum dia!!!

Place d´Armes e Basílica de Notre-Dame





A tarde em que visitamos esta região da cidade estava ensolarada e agradabilíssima. Sentamos na calçada em frente à igreja e ficamos, por algum tempo, ouvindo as belíssimas músicas instrumentais tocadas por alguns músicos em plena Place d´Armes!! Após esse presente para nossos ouvidos, continuamos nosso passeio pela Old Montreal (para quem gosta de comprar souvenirs, logo ao lado da igreja, do outro lado da Saint-Urbain, tem uma excelente loja com inúmeras opções de lembrancinhas referentes ao país).

Chegamos, então, à charmosíssima rua  Saint-Paul, uma rua extremamente européia, cheia de restaurantes, cafés e lojas e que deve ser visitada por quem está passeando pela região. E basta seguir por essa rua, indo no sentido leste, que se chega a Place Jacques Cartier, outro belíssimo lugar, onde é possível tomar um café ou um sorvete, enquanto se ouve cantores ao ar livre (pelo que percebi, é bastante comum nos depararmos com música boa ao ar livre pelas ruas canadenses durante o verão).

Rue Saint-Paul


Place Jacques Cartier




Continuamos percorrendo as lindas ruas de Old Quebec. A dica agora é esquecer o mapa e sair andando sem destino, se surpreendendo com as belíssimas construções. Também vale à pena seguir até à beira do Rio São Lourenço, rio em cujas margens, Montreal foi construída!! É possível, inclusive, alugar bicicleta e sair pedalando pela margem do rio!! Para quem quiser se sentir no século XIX, há também charretes para serem alugadas no local. O porto antigo da cidade também fica nesta área, mas, na minha opinião, mereceria um melhor cuidado para ficar tão charmoso quanto o restante da cidade antiga!!

Lindas construções pelo caminho

O cuidado com os detalhes

Para quem quiser se sentir no século XIX


Ao final do dia, uma coisa já estava clara a respeito de Quebec e seus habitantes: há um sentimento de orgulho muito palpável dos moradores da província de origem francesa, o que pode ser, facilmente, percebido pelo grande número de bandeiras da província (muito mais do que do próprio país) espalhadas pela cidade!! Não é à toa que o sentimento de separação do resto do Canadá já tenha sido bastante forte entre àqueles que povoam Quebec (mas isto é assunto para o próximo post)!!



Abaixo, um mapa de parte de Old Montreal, com destaque para alguns locais de interesse, incluindo a estação de metrô Place d´Armes. Em azul, pode ser visto o Rio São Lourenço, banhando a cidade antiga:




OBS:
Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário