Menu

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Café da manhã em Ottawa, almoço em Kingston e jantar em Toronto

A ideia de conhecer Ottawa surgiu quando decidi voltar de Montreal para Toronto de carro. A cidade poderia servir de base para dormir entre as duas cidades e ainda seria possível conhecer um pouco da capital canadense!! Infelizmente, nosso tempo na cidade era curto e, com a decisão de parar no Parc Omega, tivemos ainda menos tempo!! De qualquer forma, os locais mais atrativos para se conhecer em Ottawa se concentram na mesma região e um dia inteiro pode ser suficiente para conhecer o principal!! Chegamos, no entanto, às 18h e, embora ainda faltasse tempo para escurecer, a visita aos museus (National Gallery e Museu da Civilização) e ao interior do Parlamento Canadense não seria mais possível àquela hora.

Como falei no post anterior, chegamos por Gatineau e, então, atravessamos a ponte até Ottawa. A intenção era começar o passeio conhecendo o Parlamento, localizado no alto de uma colina (o Parliament Hill) às margens do rio Ottawa. No entanto, como não conseguíamos encontrar um vaga próximo ao Parlamento para estacionar o carro, acabamos entrando no estacionamento da National Gallery. Embora o museu já estivesse fechado, seu estacionamento, que é pago, permanece funcionando até as 22h. Bem próximo ao museu, do outro lado da rua, é possível ver a Catedral Notre-Dame, com suas singulares torres cobertas por estanho!!

Escultura em frente ao National Gallery



Catedral Notre-Dame de Ottawa




Seguimos, então, a pé até o Parlamento, passando pelo sofisticado Chateau Laurier, um clássico hotel em funcionamento desde 1912 e considerado um prédio histórico nacional. Logo ao lado do hotel, vê-se o famoso Canal Rideau, reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. Este foi construído em 1832, entre as cidades de Ottawa e Kingston, com o objetivo de escoar produtos e mercadorias, sem necessidade de passar pelo Rio São Lourenço, perigosamente perto da fronteira com os inimigos americanos na ápoca. No inverno, o canal fica completamente congelado, sendo utilizado pela população como a maior pista de patinação no gelo do mundo!!

Canal Rideau


Andando mais um pouco, chegamos ao Parlamento. É possível percorrer toda a região externa da construção, enquanto se admira a belíssima arquitetura no estilo gótico!! Pena que, àquela hora, não era mais possível visitar o seu interior, visita esta gratuita e que deve ser agendada logo cedo!! Naquele dia, percebemos que tudo já estava sendo preparado para as comemorações do Canada Day, que acontece todo ano no dia primeiro de julho, como comemoração da independência do país!! Por pouco, perdemos a festa canadense!!!

Em frente ao parlamento, as preparações para o Canada Day





Após conhecer o Parlamento, por fora, caminhamos de volta em direção ao Rideau Centre, um shopping do centro da cidade, com o objetivo de encontrar um local para jantar!!! Mas depois percebemos que esta não foi a melhor opção!!! Logo após sair e pegar o carro, passamos por uma área ali bem próximo cheio de restaurantes e bastante movimentada!! Era a área em volta do Byward Market, que conhecemos no outro dia pela manhã, mas que aparentava ser bem mais interessante à noite!!

Mas já era hora de seguirmos até o nosso hotel!! Na verdade, eu havia reservado um Bed and Breakfast, localizado em uma casa típica canadense e administrado pelo casal que habitava a casa! Tínhamos o endereço, mas o GPS não localizava de forma alguma o lugar!! Ainda tentamos utilizar o google maps, mas sem sucesso!! Foi aí que começou a bater o desespero e eu comecei a desconfiar que, talvez, aquele local não existisse e que, talvez, tivéssemos sido enganados!! Resolvemos, então, procurar algum estabelecimento com internet grátis (coisa que tivemos que fazer várias vezes nessa viagem para conseguir tirar alguma dúvida na net!!). Encontramos um Tim Hortons e, ao pesquisar sobre o estabelecimento, percebi que o endereço presente no voucher tinha uma palavra escrita errado (com uma letra a menos)!! Endereço localizado pelo GPS, seguimos até o B & B, que, na verdade, ficava em Gatineau, região mais barata para se hospedar).

Confesso que a experiência de se hospedar em uma casa pertencente a um nativo, embora interessantíssima, me proporcionou uma certa estranheza!! Tudo estava impecável!! Muito limpo, arrumado e confortável!! Banheiro enorme!! Mas não conseguia deixar de me sentir como uma visita e de ter receio de estar incomodando!! Todos os quartos do andar de cima eram usados para a hospedagem e falávamos o tempo todo em sussurros, com medo de acordar os outros hóspedes!!! No outro dia, tivemos a chance de experimentar um típico café da manhã local, com direito ao popular xarope de maple (a folha típica, símbolo do país). O café é preparado e servido em um prato bem farto pelo simpático casal, uma chinesa e um canadense, dono da casa!! Não sou nenhum pouco fã de bacon no café da manhã, mas tudo estava tão bem preparado que devorei tudo!!! E ainda havia várias frutas no prato!!!

Deixamos, então, nossa hospedagem, já com nossa bagagem no carro, e seguimos para o Museu da Civilização. este fica ainda em Gatineau, exatamente na margem do rio Ottawa, oposta ao Parliament Hill!! O grande atrativo desse museu é que, a partir de sua área externa, é possível ter uma visão privilegiada da colina com o Parlamento e o Chateau Laurier compondo uma belíssima vista!!

Colina do Parlamento, vista do outro lado do rio, em Gatineau

Ao fundo, o Chateau Laurier e o Parlamento


Após apreciar o parlamento a partir do lado francês, atravessamos a ponte de carro, voltando para o centro de Ottawa, onde, desta vez, andamos pela área em volta do Byward Market, repleta de restaurantes e que, naquela manhã de sábado, estava cheia de barraquinhas vendendo flores e os mais diferentes tipos de bugigangas!!

Sobre Ottawa, algo que fica bem evidente é que tudo se concentra em torno do parlamento e todas suas principais atrações podem ser feitas, facilmente, a pé, inclusive a mais distante delas, o Museu da Civilização, localizado do outro lado do rio (a ponte Alexandra, praticamente liga a National Gallery ao Museu da Civilização).



Chegava a hora de voltar para a estrada em direção a Toronto, o primeiro e último destino da nossa road trip canadense!! Após cerca de 2 horas de viagem, chegamos em Kingston, em cujo centro eu havia planejado uma parada para almoçar!! 

Kingston é outra bela e simpática cidade canadense, com típica arquitetura britânica que não nega sua colonização prévia!!! Almoçamos num delicioso restaurante italiano, encontramos uma feita de frutas frescas (com a exótica manga custando $2 CAD a unidade) e ainda paramos para tomar sorvete!!! Para completar, ainda vimos uma propaganda do governo canadense, informando que todos são bem-vindos ao Canadá e orientando, aos interessado em ali morar, procurar o serviço de imigração mais próximo!!!! E confesso que a vontade de ficar de vez naquele país, a esta altura, já estava enorme!!! Mas nos controlamos e retornamos à estrada!!! A esta altura, o tempo fechou e a chuva que quase não havia aparecido até então, chegou com toda a força e disposta a não mais parar!!!

Kingston




Mais 2 horas e meia de viagem e estávamos de volta a Toronto, ainda embaixo de chuva!! Dessa vez, eu havia escolhido um hotel já bem próximo ao aeroporto, o que facilitaria, não apenas, nosso retono, mas também nossa ida, no dia seguinte às Cataratas do Niágara e ao Outlet, que ficavam mais próximos dessa região do que do centro de Toronto!! Se, por um lado, essa opção facilitou a ida a estes lugares, por outro dificultou nossa programação para aquela noite: passear pelo centro de Toronto, uma vez que estávamos a meia hora de carro do centro!!! O problema maior, entretanto, nem era a distância, mas, principalmente, a chuva!!! Mas como somos teimosos e ainda nutrimos a esperança da chuva estar menor ou até ausente no centro, seguimos adiante!! Queríamos muito ver a CN Tower iluminada à noite!!! Mas nossas esperanças foram por água abaixo!!! A chuva nem estava tão forte, mas o vento frio, no centro de Toronto, estava insuportável e ainda vez o favor de destruir o único guarda-chuva que tínhamos!! Acabou que não aproveitamos nada da noite, mas, pelo menos, tentamos!!!

E, no próximo post, nosso último dia no Canadá!!!

OBS:

1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário