Menu

sábado, 25 de julho de 2015

Dicas gerais sobre o Canadá: serviço de imigração, moeda e como é dirigir no país

Após relatar todo o nosso passeio pelo Canadá, chegou a hora de dar algumas dicas gerais sobre o país, que podem ser úteis para quem estiver planejando uma viagem até lá. Darei também alguns detalhes sobre como é dirigir por lá e como foi a nossa experiência com a Hertz, empresa na qual alugamos o carro.


01. É exigido vacinação contra a febre amarela para viajar ao Canadá?

Não. O Canadá não faz parte da lista de países com esta exigência.

02. Como é o serviço de imigração no Canadá?

Entrei no país pelo Pearson International Airport, em Toronto, o maior e mais movimentado aeroporto do país. Ao passar pelo serviço de imigração, você será questionado com aquelas perguntas de praxe: qual o motivo da viagem? com quem está indo? onde vai ficar? quanto de dinheiro está trazendo? A minha dica é: saiba o roteiro da sua viagem (algumas pessoas que estão viajando em grupo apenas seguem o fluxo sem saber direito qual a programação da viagem).Digo isso, por que fui detalhadamente questionado sobre as ordem das cidades que conheceria e qual meio de transporte utilizaria entre cada uma delas. Outra coisa: para quem fala inglês ou apenas arranha (como no meu caso), é mais tranquilo. Quem afirma não falar inglês será direcionado para um outro setor, onde os funcionários tentarão conversar com você em espanhol. O número de perguntas nesse caso pode ser maior, assim como o tempo de espera. Mas não se assustem, vi todos sendo liberados, tranquilamente, deste setor. Apenas o tempo de espera será maior.

03. Qual a moeda do Canadá? Devo levar desde o Brasil ou deixo para fazer o câmbio lá?

A moeda do Canadá é o dólar canadense, que costuma ser mais barato que o americano, no entanto, mais valorizado que o real. Nos casos em que viajo para países com moedas mais valorizadas eu sempre acabo comprando no Brasil e já levando comigo. Mas a dica é sempre pesquisar sobre isso antes, na internet, lendo relatos de pessoas que voltaram de lá pouco tempo antes da sua viagem. Afinal, há muita variação cambial e o que compensa hoje pode não mais compensar amanhã. No meu caso, pelas pesquisas que fiz, achei melhor comprar o dólar canadense no Brasil, até por que, como éramos três pessoas, o valor seria alto,e, assim, consegui negociar e ter desconto na hora da compra. Obviamente, não precisa nem dizer que o ideal é pesquisar  em diferentes casas de câmbio antes.

06. O Canadá é um país caro?

Sim. Como já falei em posts anteriores, o país é caro para quem ganha em real! Seja em transporte, alimentação ou atrações, prepare-se para gastar até mais do que havia planejado inicialmente. Para completar, a taxa de imposto é alta: 13% na província de Ontario e 15% em Quebec.

07. Como é o clima no Canadá?

Como visitei o país no verão, posso dizer que o clima nesta época é bem agradável. É perfeitamente possível sair com roupa de verão, sendo agradável, inclusive à noite. Obviamente, não se deve esquecer o filtro solar. No mês de julho, as temperaturas pode subir mais e tornar uma caminhada debaixo do sol não tão agradável. Mas vale ressaltar também que o clima pode sofrer uma mudança brusca mesmo no verão (como aconteceu durante a minha viagem) e, por isso, recomendo que se leve pelo menos um casaco para o caso de uma frente fria inesperada.

Como todos devem saber, no inverno, o frio é intenso e a neve pode não dar trégua. Obviamente, isso pode atrapalhar os passeios. Mas para quem curte neve e esportes de inverno, o Canadá, pelo que pesquisei, é extremamente preparado para o inverno rigoroso, tendo cidades subterrâneas em algumas das grandes cidades, mantendo as ruas sempre livres da neve e tendo seus diversos ambientes bem aquecidos. Só não se esqueça que os dias serão bem menores nesta época.

Para quem quiser mais informações sobre o clima na época em que se planeja viajar para lá, pode acessar este link do próprio governo do país: http://climate.weather.gc.ca/index_e.html

06. Como é dirigir no Canadá?

Para quem pensa em alugar um carro no país, adianto: vale à pena! O custo pode ser menor do que a utilização de trens (dependendo, claro, do seu roteiro e do tempo com o qual ficará com o carro), além de possibilitar muito mais comodidade e liberdade para cumprir o roteiro planejado.

Alugamos o carro, previamente, no Brasil, através do site da Hertz. Foi possível pegar o carro em uma cidade (no caso, Montreal) e devolvê-lo em outra (Toronto). Mostrando o voucher na loja, o procedimento é prático e pouco burocrático. No entanto, tenho duas críticas. Primeiro, não consegui, pelo site, ainda na reserva, optar por já incluir as taxas referentes a seguros que sei existir, muito menos tive acesso ao valor das mesmas. Tive, então, que programar um dinheiro extra para esse fim, mas sem saber o custo exato (e não foi barato). Segundo, o GPS com a qual a Hertz trabalha é um aparelho da própria empresa. E nós o detestamos. Extremamente lento, demorava acima do necessário para recalcular rotas, o que, em uma cidade desconhecida, acaba criando uma sequência de erros no trânsito (nem sempre tínhamos a possibilidade de encostar o carro, enquanto aguardávamos o GPS calcular a nova rota). Além disso, parava de funcionar do nada, nos deixando na mão (nestes momentos, a salvação, muitas vezes, foi o google maps no celular). E, em alguns momentos, calculou rotas impossíveis, como no dia em que determinou uma rota que, simplesmente, passava por dentro do Rio Niagara (não, não havia nenhuma ponte no local).

Com respeito à carteira de motorista, não é obrigatório apresentar uma habilitação internacional para alugar o carro no Canadá. No entanto, caso aconteça algum contratempo e você precise se reportar a um policial, a ausência da Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode trazer transtornos e perda de tempo. Portanto, indico que ela seja tirada antes da viagem. Para tanto, basta procurar o Detran do seu estado (cada estado determinará a burocracia e custo necessário para se obter a PID).

Já em relação ao trânsito do Canadá, só tenho elogios: tudo muito organizado e bem sinalizado; motoristas extremamente educados, que param em todas as faixas de pedestres, dão a vez assim que você dar sinal para mudar de faixa, só buzinam quando necessário, enfim, um povo que sabe se comportar no trânsito; as auto-estradas são ótimas, super bem cuidadas e com uma excelente estrutura (nas principais rodovias, você encontra, frequentemente, áreas com postos de gasolinas, cafés e locais para comer; também, em alguns pontos, existem paradas com banheiros super limpos e mesas espalhadas na natureza para quem quiser parar e comer algo em meio à viagem. Mas caso você pegue alguma estrada secundária, no interior do país, aconselho sair bem abastecido, pois a quantidade de postos no caminho é bem menor).

Banheiro limpíssimo no meio de uma rodovia (entre Quebec City e Montreal) para o conforto dos viajantes. Notem que até a grama em volta é bem cuidada.


Existe, no entanto, uma dificuldade para quem for dirigir dentro das cidades no verão. Há muitas obras e trechos interditados, o que dificulta imensamente o trajeto. Aliando isso a um GPS ruim, você pode perder um tempo precioso rodando sem conseguir chegar ao seu destino. Mas não deixe que isso o impeça de alugar um carro no país. Gostei da experiência e faria igual.

Para mais informações sobre o Canadá, deixo aqui os links de sites que me ajudaram bastante durante a montagem do meu roteiro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário