Menu

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Em contato com a natureza de Quebec: Mont-Tremblant e Parc Omega

Nossa road trip pelo leste canadense não havia acabado. E era dia de pegar estrada novamente rumo à região das Montanhas Laurentianas, mais especificamente até a minúscula cidade de Mont-Tremblant, um famoso centro de esportes de inverno do Canadá, mas que também é muito visitado no verão, quando diferentes tipos de atividades compatíveis com a estação podem ser praticadas!!


De Montreal para Mont-Tremblant


Era hora de se despedir de Montreal, já que o destino final daquele dia seria Ottawa, a capital do país. O tempo de viagem até Mont-Tremblant é de cerca de 2 horas e, chegando à cidade, você logo ver um primeiro estacionamento gratuito, distante apenas uns 5 minutos, a pé!! Mais próximo tem outro estacionamento, este pago e, sinceramente, não vejo sentido em não deixar o carro já no gratuito!!

Mont-Tremblant é belíssima e mais parece uma cidadezinha saída de algum sonho ou conto infantil!! Suas casas coloridas compõem um lindo e agradável cenário e, logo atrás delas, é possível ver o monte que pode ser acessado de teleférico e que, no inverno, se transforma em inúmeras pistas de esqui!! A subida no teleférico não é barata (estava custando $24 CAD), mas vale muito a pena e ainda tivemos uma sorte enorme vinda de mais uma grande gentileza do povo canadense: um jovem casal, vendo que entraríamos na fila para comprar o ingresso do teleférico, se aproximou ofereceu os dois ingressos especiais que eles tinham e que davam direito a viagens ilimitadas no teleférico até a meia-noite daquele dia. Como eles estavam indo embora naquele momento e não iriam mais usar, queriam nos dar!!! E, assim, só precisamos comprar mais um ingresso, só que dividido por três!!!! Ao descer do monte, como iríamos embora, fizemos o mesmo, dando os ingressos a um casal!! Gentileza gera gentileza e os canadenses parecem compreender bem isso!!!

Chegando a Mont-Tremblant

Belíssima cidade


A vista à medida que vamos subindo no teleférico vai ficando cada vez mais bonita e a pequena cidadezinha vai se tornando cada vez menor, perdida em meio à imensa natureza!! Todo o visual em cima do morro é incrível, embora tenhamos sido atacados o tempo todo por mosquitos famintos!!!!

Vista da cidade a partir do teleférico

Já no alto do monte








Para quem quiser passar o dia na região, há diversas atividades, como escaladas, canoagem, trilhas ou a possibilidade de usufruir da praia do lago que fica ali perto!! Mas, como não tínhamos esta intenção, havia chegado a hora de pegar estrada novamente!! 

A programação seria seguir viagem direto para Ottawa!! No entanto, eu havia lido sobre o Parc Omega, que oferece uma espécie de safári no ambiente canadense e que pode ser acessado no caminho entre Mont-Tremblant e Ottawa!! Como já estávamos encantados com a natureza local, deu vontade de aproveitar mais desse contato com a possibilidade de conhecer a fauna local!! E, assim, fomos ao centro de informações turísticas localizado logo na entrada da cidade e fomos informados que o ingresso do parque custaria $8 CAD!! Acreditamos na informação e, como esse valor estava dentro do nosso orçamento, seguimos viagem!! O Parc Ômega fica a cerca de 1 hora de Mont-Tremblant e, colocando no GPS: 399 Route 323 North, Montebello, não tem erro!!  Para chegar lá, percorre-se uma estrada do interior, margeada por inúmeras cidades que, embora pequenas, aparentavam ter toda estrutura necessária para se viver bem e com uma natureza belíssima!! A entrada do parque fica exatamente na beira da estrada e não tem como não ver!!! Mas aí tivemos uma surpresa: a entrada não custava apenas $8 CAD, mas sim $28 CAD!!! E aí surgiu a dúvida: entrar ou não?? Como já havíamos dirigido até ali mesmo, resolvemos ter esta despesa a mais e, na minha opinião, valeu à pena!!!

Entrada do Parc Omega



O Parc Ômega é uma reserva florestal que deve ser percorrida de carro e, em cujo trajeto é possível observar vários representantes da fauna canadense: raposas árticas, veados, castores, esquilos, gansos canadenses, búfalos, ursos pardos. Claro que existem cercas separado a estrada que percorremos nos animais mais perigosos. Mas aqueles que são dóceis estão soltos por todo local do parque e, em dois setores específicos, é permitido descer do carro e ter contato com estes animais, especialmente, os inúmeros veados presentes na quase totalidade do parque e os quais você pode alimentar!! No início do parque, você ainda pode parar em uma construção onde funciona restaurante, loja de souvenir, sorveteria!!



Parada em que é possível descer do carro e interagir com os animais



Uma representação dos icônicos homens de pedra do Canadá




Javali

Castor

Animais se aproximando do carro à procura de comida


O passeio pelo Parc Ômega foi encantador e valeu o desvio!!! Com isso, no entanto, perdemos o tempo que estava reservado para Ottawa, já considerando que passaríamos pouco tempo na cidade!! Mas viagem é assim: não há tempo para se conhecer tudo!!

Pegamos mais uma hora de viagem, aproximadamente, e chegamos, então, a Ottawa!! Na verdade, se você está na província de Quebec, você chega primeiro na cidade de Gatineau, pertencente à província de língua francesa e ligada à capital canadense, já na província de Ontário, através de pontes que cruzam o rio Ottawa!!! Na verdade, tudo parece ser a mesma cidade, mas de um lado do rio se fala francês e do outro se fala inglês!!



Mas a capital canadense é assunto para o próximo post!!

PARA SE PLANEJAR:

1. Parc Omega
Abre, diariamente, das 9 às 17h no verão (recomendo que se consulta o site oficial para checar o horário de acordo com a época da viagem)
Entrada: $28 CAD no verão (também recomendo checar variações dos valores de acordo com a época no site oficial)
Como chegar: detalhes no post
Site oficial: http://www.parcomega.ca/

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário