sexta-feira, 24 de julho de 2015

Último dia no Canadá: Cataratas do Niagara

Quando pensamos em cataratas, logo imaginamos um lugar completamente envolto pela natureza. No caso das Cataratas do Niágara, no entanto, não é o que acontece!! Essa maravilha da natureza, formada a partir do Rio Niágara, está, na verdade, inserida em uma cidade com inúmeras construções a sua volta, sejam hotéis, lojas ou restaurantes: a cidade de Niagara Falls. Além disso, esta, que é a mais volumosa queda d´água da América do Norte, encontra-se exatamente na fronteira do Canadá com os Estados Unidos, tendo, cada país, seu grupo específico de cataratas (e já adianto que a do lado canadense é a mais bonita!!). Os dois países são unidos pela Rainbow Bridge que pode ser acessada de carro!! Muitos turistas costumam atravessar a fronteira, especialmente, para fazer compras no lado americano, onde os preços e impostos costumam ser menores. No nosso caso, ficamos apenas no lado canadense mesmo.

No nosso último dia no Canadá, saímos cedo de Toronto em direção às cataratas e, embora ainda presente, a chuva estava mais amena do que no dia anterior, embora o dia estivesse mais frio. Dirigir até Niagara Falls é bem tranquilo e, chegando à cidade, basta estacionar o carro o mais próximo possível da rua que margeia as cataratas. Nós chegamos após cerca de 1 hora e 15 minutos de viagem e estacionamos no Parque Rainha Vitória que fica, exatamente, de frente para as quedas d´água. O ponto de observação é extenso, com vários pontos onde é possível apreciar e fotografar toda a beleza do lugar! Começamos o passeio bem de frente para o grupo das cataratas americanas e fomos caminhando em direção à catarata canadense (a Horseshoe Fall), até chegar no ponto exato em que o rio Niagara despenca com toda a sua força. É possível ficar bem próximo ao rio, observando e ouvindo, de perto, a sua repentina queda!!

A catarata americana

A belíssima Horseshoe Fall, pertencente ao lado canadense, e o barco se aproximando

Atrás, a Rainbow Bridge, que liga Ontario, no Canadá, ao estado de New York nos EUA

As águas do rio Niagara e sua repentina queda

Vale lembrar que nada é cobrado para se apreciar as Cataratas do Niagara, mas se você tiver com dinheiro sobrando (o que não era o nosso caso já no fim da viagem), pode-se optar por alguns passeios, como: o Maid of the Mist, passeio no qual pega-se um barco que chega bem próximo às quedas d´água e que pode ser acessado tanto pelo lado canadense como pelo americano; e o Journey Behind the Falls, do lado canadense, no qual você percorre uma série de túneis até chegar em um ponto de observação bem próximo a uma das cataratas. Ainda é possível, estando do lado do Canadá, subir a Skylon Tower, de onde se pode avistar todo o conjunto das cataratas do alto e jantar no restaurante que fica no seu alto.

Para quem quiser mais detalhes sobre estas atrações, seguem os links para os sites oficiais:

Seja em qualquer dos dois países que você estiver, vale muito à pena conhecer as Cataratas do Niágara!! A partir de Toronto, é possível, tranquilamente, fazer um bate-e-volta no mesmo dia, seja de carro ou de trem (partindo da Union Station). E para quem prefere excursões, existem  opções de tours guiados que podem ser reservados na recepção dos hotéis. Para quem quiser passar a noite em Niagara Falls, ainda é possível apreciar o espetáculo de luzes projetados nas cataratas após o anoitecer.

Infelizmente não tínhamos tempo (nem dinheiro) sobrando para fazer tudo o que é possível na região das cataratas!!

Saindo de volta para Toronto, paramos, no caminho, no Toronto Premium Outlet, com o objetivo de gastar o que sobrou do dinheiro com algumas compras. Vale ressaltar que os preços no Canadá, embora atrativos, são um pouco mais altos do que nos Estados Unidos, além do imposto que é maior. O Outlet tem inúmeras lojas procuradas, como: Tommy, Calvin Klein, Diesel, Nike, entre outras; e uma praça de alimentação, com poucas e não muito boas opções. Uma crítica ao Outlet: o fato dele ser aberto. Para um país frio como o Canadá, esta não é a melhor das ideias. Naquele dia de verão, inclusive, o clima estava mais frio e já foi bem desagradável andar ao ar livre entre as lojas. Para chegar, de carro, ao outlet, basta digitar no GPS: 13850 Avenue West.

À noite, na hora de escolher onde comer, optamos por nos despedir com estilo, jantando em algum restaurante mais típico do país, e escolhemos um no estilo pub todo decorado com referências ao esporte paixão nacional: o hoquei!! Ali, vários locais jantavam, enquanto outros assistiam a jogos na TV!! E, embora o cardápio fosse mais especializado em diferentes tipos de sanduíches, eles eram bem saborosos e valeram a escolha.

E, assim, chegava ao fim uma das melhores viagens que já fiz, em um país extremamente encantador e acolhedor... um país para o qual, certamente, retornarei, especialmente para conhecer a costa oeste e as famosas Montanhas Rochosas. Canadá, me aguarde... eu voltarei!!!

Já sonhando com a volta a este país incrível (foto tirada em Ottawa)

Por fim, deixo uma foto com uma frase que expressa bem minha impressão sobre o Canadá:

Foto tirada em uma livraria de Toronto