Menu

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Como ir de Paris para Versailles de trem

Um dos bate-e-volta mais populares entre os turistas que visitam a capital francesa é a visita ao Palácio (e aos jardins) de Versailles. E isto se deve ao fato da atração se localizar relativamente próxima a Paris, permitindo chegar cedo ao palácio, havendo tempo suficiente para explorar os seus aposentos e os seus incríveis jardins e retornar ao final do dia para a capital, sem maiores deslocamentos (e se estiver por lá numa época em que o sol demora a se despedir, ainda haverá tempo para continuar passeando por Paris).

A primeira coisa que você deve saber sobre Versailles é que se trata, na verdade, de uma cidade. Há quem imagine que se trata apenas de um palácio no meio do nada. Mas não é bem assim. A cidade se desenvolveu a partir do palácio real, é verdade. E, hoje, localizada a apenas 10 Km de Paris (entendeu porque é perto?) conta com duas estações principais de trem: a Versailles Rive Gauche e a Versailles Rive Droite. E ambas podem ser, facilmente, acessadas a partir de Paris, correspondendo, portanto, o trem ao meio de transporte mais prático para se chegar à cidade.

Versailles, a cidade

Versailles, a cidade


Vamos, então, falar um pouco sobre estas duas opções de trajetos ferroviários para se chegar a Versailles:

1. Chegando pela Estação Versailles Rive Gauche: 

Esta é, sem dúvida, a melhor estação de trem para se chegar à cidade. E o motivo é óbvio: ela é a mais próxima do palácio. Basta cinco minutos de caminhada para se chegar aos seus portões (veja no mapa abaixo).

Trajeto entre a Estação Versailles Rive Gauche e o Palácio de Versailles



Para chegar à estação, você deve pegar o trem RER C em algumas das estações de Paris que servem de parada para esta linha. Você compra o ticket da mesma forma e nas mesmas máquinas que se compra os tickets de metro da cidade (sobre o que já falei no post sobre o metrô de Paris). Mas esteja atento a dois importantes detalhes:

A. A linha RER C sofre algumas bifurcações no seu caminho, com o objetivo de levar os passageiros do centro de Paris para destinos distintos. Então, se você quer chegar na estação de Versailles, deve pegar, especificamente, a linha RER C5 (cada destino distinto é especificado por um número). Na dúvida, os monitores presentes na plataforma indicarão a estação de destino do trem. Todo cuidado é pouco para não pegar o trem errado.

B. Ao pegar uma linha para Versailles, você estará saindo das zonas 1 e 2, nas quais o turista encontra a maioria das atrações de Paris. Portanto, o ticket único de 1,90 euros não servirá para seguir até Versailles, devendo, neste caso, ser especificado, na máquina, o destino, para que se calcule o valor do ticket. Na dúvida, e se estiver disponível na estação de origem, compre em um guichê com algum funcionário da rede de transporte.

Algumas das estações de metrô mais centrais onde se pode pegar a linha RER C5: Musée D´Orsey, Invalides e Champ de Mars - Tour Eiffel.


2. Chegando pela Estação Versailles Rive Droite:

Esta estação se localiza mais distante do palácio, sendo uma caminhada de cerca de 20 min. A vantagem seria a de ir vendo um pouco da cidade onde se encontra uma dos mais famosos palácios do mundo. E, se não quiser ir a pé, há sempre a opção de se pegar um táxi em frente à estação.

Trajeto entre a Estação Versailles Rive Droite e o Palácio de Versailles

Pegando o caminho mais longo para o Palácio de Versailles. Não por opção, mas como consequência dos imprevistos (no caso, a greve do setor metroviário de Paris)


Para pegar o trem até este destino, você deve seguir para uma estação ferroviária, a Saint Lazare, e não para para uma estação de metrô. Lá, basta comprar uma passagem de trem para Versailles e seguir para a plataforma especificada.

Aconselho que, em qualquer das duas opções, se compre logo o ticket de volta. Você não precisará especificar o horário do retorno. E há uma frequência alta de trens retornando para Paris das duas estações. Desta forma, você estará evitando possíveis filas para a compra dos tickets na hora do retorno.

O trajeto de trem dura cerca de 30 minutos e, portanto, rapidamente, você estará chegando em Versailles. Uma outra dica importante: programe-se para acordar cedo e, assim, chegar cedo ao palácio. As filas para conhecer o seu interior podem estar bem longas caso você deixe para chegar após as 10 horas da manhã. Além disso, a multidão nos aposentos do palácio, provavelmente, atrapalharão o seu passeio. E falo por experiência própria.

Tive a chance de visitar Versailles duas vezes. Na primeira vez, peguei uma fila enorme para entrar e cada aposento estava repleto de visitantes. Desta segunda vez, chegamos cedo, não pegamos nenhuma fila e ainda tivemos a chance de explorar os aposentos sem tanta gente. E a experiência foi bem melhor. Inclusive, gostei bem mais da visita aos aposentos do palácio desta segunda vez. Valeu acordar mais cedo.

Em relação a qual das duas opções de trajeto de trem escolher, fica óbvio que, pela maior proximidade do palácio, a chegada pela Versailles Rive Gauche é mais cômoda. No entanto, sugiro que você leve as duas opções registradas em seu roteiro. Afinal, imprevistos podem acontecer como ocorreu no nosso caso.

Ao chegar na estação de metrô para pegar o RER C5, fomos informados que esta linha não estava funcionando em decorrência da greve dos metroviários que estava em vigor no país. A sorte foi saber da existência da segunda opção. Tivemos que correr para a Estação Saint Lazare. Imagina o medo do trecho por lá também não estar funcionando. Perderíamos a visita a Versailles. Por sorte, tudo deu certo. Viu como é bom ter sempre um plano B? Por isso que sempre levo as opções alternativas de trajetos comigo. Nunca se sabe quando imprevistos assim ocorrerão.

Um pouco mais da cidade de Versailles.




Viu? Ir de Paris para Versailles por conta própria é bem fácil e prático. Não precisa gastar uma fortuna com excursões agendadas para o local.

4 comentários:

  1. Olá, adorei o post. Muitas dicas úteis. Saberia informar o valor das passagens? tanto de metrô quanto de trem?

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!! Que bom que gostou das dicas! Infelizmente, não recordo o valor do trem. Em geral, anoto essas informações, mas como a compra e o embarque foram tumultuados como contei no post, acabei esquecendo completamente. :(

    ResponderExcluir
  3. Olá Erik, suas informações estão sendo preciosas para nossa viagem. Uma dúvida surgiu: comprando os ingressos on line, há necessidade de trocá-los em algum local? Tendo os ingressos em mãos, quantas filas temos que enfrentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, maria Célia!Fico feliz em estar ajudando! Não precisa trocar o ingresso não. Quanto a fila, pode ser que vc tenha que enfrentá-la para entrar no palácio. Mas o seu tamanho dependerá da hora em que vc chegar. Chegando no início da manhã ou mais próximo do horário de fechamento, as filas costumam ser menores. No entanto, com os ingressos em mãos, vc se livrará da pior das filas. Espero que vc aproveite bastante Versailles; o lugar é incrível. Boa viagem! :)

      Excluir