Menu

terça-feira, 14 de julho de 2015

Frida Kahlo e a Casa Azul

Entre todas as personalidades que marcaram o México no século XX, Frida Kahlo corresponde, sem dúvidas, a uma das mais icônicas, tornando-se praticamente um símbolo do país. Embora tenha morrido em 1954, sua presença na Cidade do México continua extremamente viva, especialmente na chamada Casa Azul, local de residência da pintora e que, hoje, abriga o Museu Frida Kahlo.

Em frente à Casa Azul







E foi justamente este museu o ponto escolhido para ser visitado na tarde do segundo dia na capital mexicana. A Casa Azul fica localizada em Coyoacán, mais precisamente, na Calle Londres 247. E, embora afastada das demais atrações turísticas da cidade, pode ser acessada pela linha 3 do metrô, descendo na Estação Coyoacán. Da estação até o museu, no entanto, é preciso ir andando (por cerca de 20 min) ou pegar um táxi, que foi nossa opção, considerando o cansaço resultante da subida na Pirâmide do Sol mais cedo e a vantagem de podermos dividir a corrida entre 3 pessoas. No mapa abaixo, é possível ver a distância e o caminho a ser percorrido entre a estação e o museu:



Chegando ao museu, tivemos uma surpresa desagradável: a fila para comprar o ingresso estava enorme e andava lentamente. De todas as atrações da cidade, esta era, sem dúvidas, a mais movimentada (único local em que eu encontrei brasileiros)!! E vale enfatizar que é também a mais cara! Pagamos 140 MX pesos (em dia de semana, é mais barato: 120 MX pesos) e para ter o direito de fotografar o lugar, tivemos que pagar mais 60 MX pesos (dividimos este valor por 3, mas como apenas uma permissão era entregue - uma espécie de crachá improvisado com fita adesiva para ser colado na camisa - tivemos que ficar revezando a permissão sempre que um assumia a função de fotografar!!).



Nem Chapolin escapou da enorme fila!!!!



A casa conta com uma parte do acervo de quadros pintados por Frida, incluindo os clássicos auto-retratos, e com os cômodos mobiliados, incluindo a sala de estar, os quartos, a cozinha e o ateliê. E já que pagamos mesmo para fotografar, não faltou foto:

Um dos auto-retratos de Frida Kahlo



Parte da decoração da casa



Mais um auto-retrato repleto de simbolismos






Sala de estar



Cozinha



Cozinha


Ateliê



Jardim



A porta no alto da escada ligava diretamente um dos quartos de Frida ao jardim (sim, ela tinha dois quartos, uma para o dia e outro para a noite)
Nos jardins do museu, existe uma cafeteria e uma loja repleta de lembrancinhas, mas com preços exorbitantes!! Ao final, gostei bastante da visita, mas fiquei com aquela sensação de que Frida, seja onde estiver, não se agrada muito dessa ideia de fazer de sua casa um museu com preços tão salgados...

Terminado o passeio, decidimos retornar a pé para a estação de metrô. E, como o mapa não contemplava essa área da cidade e o google maps resolveu não funcionar no celular, tivemos que apelar para o antigo, mas sempre eficiente, método "quem tem boca vai a Roma"!! E, no caminho, ainda encontramos uma padaria/doceria tão incrível, que foi difícil escolher o que comer!!!! E, por falar em comida, vai aí uma foto do nosso jantar:


Era hora de pegar o voo noturno para o Canadá!! Não nos despedimos, por que o plano era retornar à cidade durante a conexão de volta!! Teríamos 8 horas para andar pela cidade e o plano era conhecer a Basílica de Guadalupe, O Castillo de Chapultepec e, talvez, ver os mariachis na praça Garibaldi!! Infelizmente, a Aeroméxico atrasou o voo de volta do Canadá e nossos planos de um terceiro dia no México foram por água abaixo; mas espero poder, um dia, retornar à esta cidade tão cheia de cores, de vida e de sabores!!

PARA SE PLANEJAR:

1. Museu Frida Kahlo

Abre nas terças e das quintas aos domingos de 10 às 17:45 e nas quartas das 11 às 17:45
Entrada: $120 MX pesos em dias de semana e $140 MX pesos nos finais de semana
Como chegar: detalhes no post

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário