Menu

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Bolívia: por que não?

Não é raro alguém virar a cara e achar estranho quando você decide viajar para a Bolívia. E vem logo a pergunta:

"Bolívia??? Por que a Bolívia?Tem tantos outros países "mais interessantes" para se conhecer antes!!"

Bem! Depende do que você acha interessante. Eu fui à Bolívia e, embora, tenha passado apenas três dias no país, eu adorei e, certamente, voltarei!! Afinal, quero muito conhecer o famoso Salar de Uyuni. Também quero, um dia, visitar lugares nos arredores de La Paz que não pude conhecer por falta de tempo.

Nesta viagem que fiz, conheci a cidade de La Paz, viajei até a cidade de Copacabana e naveguei pelo lago Titicaca até a Isla del Sol. Pude me encantar com paisagens belíssimas e completamente diferentes do que eu estava habituado. Tive contato com uma cultura riquíssima e sobre a qual eu pouco conhecia.E também pude encarar uma evidente disparidade social, que, embora não desperte nenhum encanto (obviamente) estimula a reflexão sobre um país pobre e com um caminho muito mais longo a percorrer rumo ao desenvolvimento.

La Paz


Para completar, a Bolívia, com sua moeda desvalorizada em relação ao Real, é um destino bem barato para os turistas brasileiros, especialmente, em relação à alimentação. Confesso, no entanto, que você pode ter dificuldades nos deslocamentos. O transporte público não é dos melhores e viajar entre cidades diferentes do país através do transporte terrestre não é muito confortável, caso você opte por fazer isso por conta própria, considerando a péssima manutenção das estradas e a precariedade dos ônibus comuns. A principal dica aqui, caso opte por viajar de ônibus, é contratar o serviço de ônibus turísticos,que são confortáveis, confiáveis e seguros. 

Isla del Sol


A ideia de viajar para a Bolívia surgiu quando decidi aproveitar a época do Carnaval para conhecer o país sul-americano que mais almejava: o Peru. Como sempre tive uma certa vontade de conhecer também a Bolívia e, considerando que este país faz fronteira com o Peru, sendo possível deslocar-se entre os dois, consegui esticar um pouco o feriado do Carnaval para passar alguns dias na Bolívia. Decisão que acabou vindo a calhar quando tive a ideia de usar as poucas minhas que tinha nos programas de fidelidade da GOL e da TAM (não suficientes para os trechos de ida e volta considerando cada companhia), para ir com as milhas da GOL para a Bolívia e voltar com as da TAM a partir do Peru. Consegui economizar na passagem aérea e ainda conhecer dois países em uma única viagem.

E, como é possível perceber, não me arrependi nenhum pouco!! A Bolívia vale o passeio e meu conselho é: caso opte por conhecer o país, mas alguém pergunte "por que a Bolívia?", responda: "por que não?"

OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário