Menu

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como ir de Praga para Cracóvia de trem noturno

Após tomar a decisão de incluir a Polônia no nosso último roteiro pela Europa, surgiu a questão: qual seria a forma mais prática de chegar em Cracóvia partindo de Praga? Ônibus ou trem? 

A opção mais barata seria irmos de ônibus, numa trecho que dura cerca de 7 horas com a excelente companhia Student Agency. No entanto, queríamos fazer o trecho durante a noite, uma vez que não tínhamos como perder boa parte do dia em deslocamento, ainda mais considerando os dias mais curtos no mês de novembro. Mas, infelizmente (ou felizmente), não havia disponibilidade de ônibus noturnos na data em que deveríamos seguir para Cracóvia.

A solução, então, foi pesquisar por trens noturnos. E acabei encontrando um trem da companhia ferroviária tcheca Ceské dráhy que faz o trecho direto entre Praga e Cracóvia, com opção de cabines com leitos. A vantagem seria ter uma cama para dormir ao mesmo tempo em que fazíamos o deslocamento entre as duas cidades, economizando uma diária de hotel. Dois em um!! E não sairia tão mais caro do que o ônibus, cerca de 15 euros a mais, na época. Portanto, considerando a economia que tivemos por não precisar de mais uma diária de hotel, saímos no lucro, ganhando tempo e dinheiro.


O ideal é reservar e pagar a passagem com antecedência utilizando o site oficial da companhia de trem. Durante a compra, você terá a opção de escolher o tipo de acomodação, se poltronas normais ou cabines com leitos, podendo estes ser para uma, duas ou três pessoas. Preste atenção se o trem para o qual você está comprando a passagem fará o trecho direto até Cracóvia ou se haverá conexão na Eslováquia, onde você terá que trocar de trem. Obviamente, a primeira opção é mais cômoda e prática, além de evitar o risco de cair no sono e passar direto do local de conexão. Não se esqueça de imprimir o bilhete que será enviado por e-mail e comparecer com o mesmo na hora do embarque.

Atualizado em 19/07/16: segundo informação repassada pelo leitor Luan Novaes, a companhia de trem tcheca deixou de vender as passagens nos vagões com leito pela internet, sendo apenas possível, agora, a compra presencial na estação de trem. Uma pena! Valeu pela dica, Luan!

E aconselho também comparecer previamente à Estação Central de Praga para confirmar se está tudo certo com o seu bilhete, evitando assim o que aconteceu com um casal de brasileiros que pegou o mesmo trem que nós. Ao tentarem embarcar no vagão, o funcionário os informou que eles estavam portando apenas a reserva e não o bilhete em si. Eles me contaram que haviam feito os procedimentos pela internet, assim como nós, tendo inclusive já pago o valor correspondente. Mesmo assim, tiveram que pagar novamente a passagem para não perder o trem que sairia em poucos minutos. Ninguém entendeu muito bem o que aconteceu. Portanto, aconselho: confirme, bem antes do embarque, se está tudo certo com o seu bilhete.

Outra coisa: a plataforms de embarque não vem previamente especificado no bilhete, uma vez que o mesmo só é definido alguns minutos antes do embarque. Portanto, ao chegar à estação fique atento aos monitores que ficam continuamente atualizando as informações das diversas partidas, incluindo a plataforma de embarque de cada trem.



Sobre o trem em si, ele foi bem mais confortável do que esperávamos. A cabine é pequena, mas acomoda perfeitamente duas pessoas por uma noite, dando total privacidade. Havia dois leitos (um superior e outro inferior), com lençóis e travesseiros, um espaço para colocar as bagagens, um cabide com ombreiras, uma mesinha reclinável, tomadas, uma pia, toalhas e até escova e pasta de dentes. O banheiro, no entanto, era compartilhado, tendo inclusive ducha para o banho. Sem luxo, mas com o básico necessário para uma noite de viagem.





Além disso tudo, ainda havia um um funcionário da companhia (uma espécie de comissário de bordo) que, pela manhã, servia um croissant mais café ou chá. Achamos tudo muito organizado. Saímos de Praga, pontualmente, às 22:01h e chegamos a Cracóvia às 06: 52h, num trajeto de cerca de 9 horas. Mas dormimos super bem, chegando a Polônia com as baterias recarregadas para mais um dia de muita caminhada.


OBS:

1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

36 comentários:

  1. Olá,
    As suas explicações são optimas e parece que teve uma experiência fantástica nessa viagem. Neste momento parece já não ser possivel comprar os bilhestes nocturnos para lugares com dormida, sabes algo sobre isso? O seu post é recente, mas neste momento no site da companhia de comboio checa já não aparecem essas opções... Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivânia!Fico feliz que tenha gostado dos relatos! A experiência foi realmente incrível. Saí apaixonado por Praga. Vc está tentando encontrar o trajeto para qual data? Fiz uma simulação aqui para uma data aleatória em julho e encontrei o trecho noturno com leito. Talvez na data em que você esteja procurando não tenha mais vaga. Sinta-se a vontade para me falar a data que eu verifico aqui. :)

      Excluir
  2. Muito obrigado pelo relato. Vou fazer exatamente o mesmo trajeto. Seu relato foi fundamental na minha decisão! Novamente muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ronaldo! Que bom que meu relato te ajudou! É exatamente este o nosso objetivo. :)

      Excluir
  3. Olá Erik! Que bom que achei seu blog rs! Estou querendo fazer este mesmo trajeto, dia 20 de Setembro, e estou com dificuldade neste site de compra! Qual valor vc pagou em média? Queria comparar os valores com uma ida de avião...

    Se puder me passar informações por e-mail eu agradeço muito! Meu e-mail é lucianatozzi@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Como devo preencher as lacunas do site da cia theca(cd.cz) no momento de efetuar a compra on line, no trecho Praga para Cracovia?..me refiro aos nomes das estações de trem. Não estou entendendoi pq ha uma lacuna que pede pra preencher VIa.....(não sei que preencher).estou usando siada de Praha hl.n e chegada Krakow Glowny...esta errado?

    ResponderExcluir
  5. Oi Caetano! As estações são exatamente estas que você especificou. Pode deixar o campo Via em branco, já que você está escolhendo um trem direto entre Praga e Cracóvia. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Erick, estou planejando meu primeiro mochilão em meados de março de 2017 à base de trens / ônibus. o primeiro fiz por empresas aéreas low cost, mas dessa vez estou indo com um mochilão de 60l + 10L que ultrapassa as padronagens da low cost.
    basicamente iremos fazer 10 países em 34 dias nessa ordem : Polônia, Cracóvia - republica Checa, Praga - Áustria, Viena - Eslováquia, Bratislava - Hungria, Budapeste - Sérvia, Belgrado - Bósna, Sarajevo - Croácia, Zagreb - Eslovênia, Ljubljana - Munique, Alemanha.
    Nas viagens com menos de 4h faremos de ônibus, enquanto que nas mais duradouras ( Cracóvia - Praga / Budapeste - Belgrado / Belgrado - Sarajevo / Sarajevo - Zagreb / Ljubljana - Munique) penso em fazer de trem noturno, mas estou tendo algumas (várias) dificuldades de entender como funcionam os trens.
    Como não sabemos as datas exatas das viagens, a idéia é comprar as passagens com uma média de 02 dias de antecedência, no proprio guiche, pois todas estaremos com dinheiro, isso é possível? é muito mais caro? quanto pagou em sua passagem Praga - Cracóvia?
    A comunicação nas estações é tranquila? estou com dificuldade de entender as indicações nos sites oficiais, de paradas, horarios de partida, disponibilidades, tenho mais medo de que na hora seja ainda mais dificil.
    São inúmeras dúvidas de uma pessoa extremamente ansiosa... rs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Entendo perfeitamente a sua ansiedade. Deixar para comprar passagens de trem de última hora pode mesmo gerar surpresas. Primeiro pq vc corre o risco de não encontrar mais vaga nos vagões com leitos (caso opte por um trecho noturno). Segundo, pq as passagens realmente costumam aumentar quando está mais próximo do dia da viagem (na minha última ida a Europa, vi as passagens de dois trechos dobrarem e isso pq ainda faltavam 20 dias). O que te aconselho a fazer é um teste prévio, verificando nos sites das companhias o valor das passagens para daqui a dois dias. Assim, vc terá uma ideia prévia do quanto irá gastar e poderá organizar melhor o orçamento (sobre o trecho Praga- Cracóvia que descrevo no post, o custo foi de 44 euros por pessoa). Em relação à dificuldade que vc está tendo nos sites oficiais, vc tentou simular uma compra até o fim? Pq estas informações, como horários e pontos de parada e/ou conexão costumam aparecer quando vc, após preencher os campos de origem e destino, clica em buscar (ou comprar ou pesquisar); e uma vez aparecendo a lista de horários disponíveis, vc deve selecionar o de sua escolha para aparecer informações mais detalhadas, como estações de parada ou necessidade de conexões (em companhias de países com idiomas indecifráveis, lembre de modificar o idioma para o inglês nos ícones que os sites costumam disponibilizar no canto superior da página) . De qualquer modo, não acho que, ao comprar pessoalmente, seja mais complicado não. Nas vezes que precisei me comunicar nas estações, não tive problemas. Na República Tcheca, Áustria e na Polônia, por exemplo, encontrei funcionários que falavam inglês. Na Hungria, no entanto, lembro que não era tão fácil encontrar alguém falando inglês. Sobre os demais países, infelizmente, ainda não os visitei. Outra dica que posso dar é sobre a possibilidade de fazer alguns trechos de ônibus mesmo que a duração seja superior a 4h, caso o valor do trem em cima da hora pese muito no bolso. Já fiz viagens noturnas de ônibus na Europa que duraram 8 horas. Obviamente, vc chega no destino bem cansado, mas, às vezes, é a opção que o nosso bolso permite. Aliás, pesquise com antecedência as possibilidades e os horários dos ônibus para o mesmo trecho que quer fazer de trem, para ter um plano B, caso algo saia errado com o trem. Muitas vezes, um planejamento bem feito é o mais importante e a melhor forma de contornar imprevistos. E tente diminuir sua ansiedade. Sua viagem será, sem dúvidas, maravilhosa. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá Erick!
    Muito boa suas informações!
    Estou tentando comprar exatamente o mesmo trajeto (Praga-cracóvia noturno). Porém no site da Ceské dráhy não estou encontrando a opção de reservar o leito. Poderia me ajudar?
    Seria no dia 08/09. Meu email é luannovaes@hotmail.com
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  9. Não conheço, mas parece que o site http://czech-transport.com/ está vendendo online

    ResponderExcluir
  10. Oi Erik, obrigado pelas dicas.
    O trajeto Cracóvia a Praga pode ser comprado da mesma forma?
    Quantos dias de antecedência é possível comprar? Penso em ir no final de janeiro e não consegui efetuar a compra. As cabines é o mesmo que o leito?
    grande abraço
    Frederico.franke@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Franke! Enviei um email tirando suas dúvidas!

    ResponderExcluir
  12. Olá Erik, como vai?Obrigada pelo relato, está sendo fundamental para encorajarmos a pegar esse trem noturno...
    Como todos também não consigo comprar o trajeto praga-cracovia. Seria para 02 de janeiro, mas mesmo fazendo teste para data mais próxima, não aparece como opção o trem noturno direto (23h chegando as 7H mais ou menos). O site que sugeriram mais acima como outra opção de compra,acredito que cobre bem mais caro (estão cobrando 70 euros por pessoa cabine com cama).
    Será que vc também pode me ajudar a comprar dois bilhetes pra esse trem noturno? Obrigada pela disponibilidade!
    meu email: larissamorgade@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Fico feliz pelo relato ter ajudado. Infelizmente, a compra online não é mais possível pelo site. Já tentei várias vezes, mas a empresa, realmente, modificou sua política de compra, só nos restando duas opções: a compra presencial (que é bem arriscada para quem se programa com antecedência) e a compra por agências online como a Czech Transport. Neste último caso, o valor, certamente, sairá mais alto. Mas acredito que, no momento, é a única maneira de conseguir realizar a compra com antecedência. Considero uma grande mancada da companhia de trem tcheca ter feito esta mudança! :(

      Excluir
  13. Olá, tudo bem?

    Estou tentando comprar as passagens para leitos, mas agora parece que a companhia só vende com cabines de três lugares. É isso mesmo ou estou fazendo algo errado.

    Se pudesse me ajudar, agradeceria muito.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Infelizmente, a empresa deixou de vender as passagens para leitos pela internet, apenas sendo possível a compra agora presencialmente ou através de alguma agência. Uma dica é tentar a compra pela Czech Transport neste link: https://czech-transport.com/transport-service
      Espero que consiga, pois deixar para comprar na hora é sempre um risco! Boa sorte! :)

      Excluir
  14. Bom dia, Erik. muito bom seu post. Tb estou com dificuldades de localizar o campo de compra de cabine (dupla no meu caso) no site. Gostaria de melhores informações suas. Pretendo fazer praga-cracóvia-varsóvia-budapeste-viena-praga. ou no sentido inverso (ainda sob análise) Sua opnião ajudaria bastante, tb dicas de trechos iguais aos que proponho a realizar. desde já obrigado.
    wallaceserbin@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Erik. Quero comprar o trem noturno de Praga para Cracovia para maio, nâo estou conseguindo pelo site oficial da empresa de trem. Podes me ajudar? Email angelaplentz@hotmail.com Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, não falo polones , quero reservar passagem para o três noturno. Vc podia me informar quanto custou o bilhete?
    Aonde vc desembarcou em cracovia? Qual estação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Confesso que não me recordo de quanto paguei. De qualquer forma, como foi em 2015, o valor já deve ser outro. A estação em Cracóvia é a principal da cidade, a Krakow Glówny, que funciona tanto como estação de trem como de ônibus. Fica próxima ao centro da cidade!

      Excluir
  17. Olá Erik, obrigada pelo artigo, foi muito útil!
    Para quem não está conseguindo comprar a passagem para Couchette ou outras modalidades: Após buscar o trecho, é necessário selecionar a passagem escolhida, e onde consta "Free reservations", clicar em modify, e ali reservar o Couchette, o assento ou sleeper, o que acrescenta um valor ao bilhete final.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Erik. Eu e mais duas pessoas estamos viajando pra Cracóvia a partir de Praga.

    Umas dúvidas surgiram:

    1. Ainda é possível comprar as passagens com leito a partir do Brasil?

    2. Qual é a estação onde pegamos o trem - estação central?
    E qual o horário de saída do trem e sua regularidade?
    É apenas um por noite?
    Apenas esta companhia faz o trecho ou há outras que o fazem?

    Muito Agradecido!

    Nuno Brito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nuno! Em relação à sua primeira pergunta, não estava mais sendo possível comprar leito online a partir do Brasil. No entanto, o leitor Nih, em um comentário logo acima do seu, relatou que conseguiu fazer a compra e explicou como. Vale à pena você ler e tentar fazer o mesmo. Talvez, a empresa tenha modificado novamente o sistema de compra. Se conseguir, por favor, avisa aqui pra gente! A estação é mesmo a central. Na época da nossa viagem, havia apenas uma opção com leito saindo diariamente e não lembro de ter encontrado a opção em outra empresa! Espero que dê tudo certo na sua programação! Abraço e boa viagem!

      Excluir
  19. Olá, Erik! Parabéns pelo seu blog, muitas dicas legais! Tive acesso a ele, no momento em que procurei dicas de como viajar num trem noturno de Praga para Cracóvia. Li todos os comentários acima e, realmente, não consegui comprar direto na companhia de trem. Aí entrei no site da http://czech-transport.com/transport-service e encontrei todas as alternativas para viajar neste famoso trem. Eu só estranhei que as passagens são enviadas pelo correio. Eu já comprei várias passagens, da Tremitalia, DeutscheBahn, do Bernina Express da Suíça e todas me foram enviadas por e-mail. Estarei indo de Praga para Cravóvia no dia 26.05.19 e ainda não comprei a passagem, pois para esta data, ainda não abriu a venda. Será esta semana. Você teria alguma informação, será que é seguro vir pelo correio? Desde já, te agradeço! Gê Lehrbach

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nunca tive a experiência de ter recebido a passagem pelos correios nem conheço ninguém que tenha tido. Recomendo que fique de olho na abertura das vendas para fazer o pedido o quanto antes, já que você precisa considerar o tempo de envio pelos correios. Guarde todos os comprovantes da compra para, caso ocorra atraso no envio, você procurar a loja da companhia na estação ferroviária e reivindicar suas passagens. Estou torcendo para dar certo. E, por favor, se puder, passa aqui depois e conta se correu tudo bem! :)

      Excluir
  20. Estou procurando trem pra da cracovia pra praga. Sera que encontro esses trens com cama ainda? Entrei no site da companhia e não ha qualquer anuncio desse tipo de trem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kenny! A compra é bem confusa mesmo! E o site modifica a forma de compra o tempo todo. No momento, você pode seguir os seguintes passos: ao fazer a pesquisa, selecione o horário do trem que faz o trajeto durante a noite e clique em "buy"; na p´roxima página, clique em "continue"; agora, em frente ao ícone "free reservation", você deverá clicar em "modify"; vai aparecer uma janela de reserva de assentos; em "options", você poderá escolher a cabine com leito; há duas opções de leitos, "couchette" e sleeper"; a primeira é mais barata e corresponde a cabines com 4 a 6 leitos; a segunda, embora mais cara, é a opção para quem busca privacidade, tendo cabines de um a 3 leitos; você ainda poderá escolher qual leito quer, se o superior, o do meio ou o mais embaixo. Após estas escolhas, é só continuar para preencher seus dados e pagar. Espero ter ajudado!

      Excluir
  21. boa noite também estou com dificuldade de comprar os bilhets pelo site tem como me orientar como faze lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A compra é bem confusa mesmo! E o site modifica a forma de compra o tempo todo. No momento, você pode seguir os seguintes passos: ao fazer a pesquisa, selecione o horário do trem que faz o trajeto durante a noite e clique em "buy"; na p´roxima página, clique em "continue"; agora, em frente ao ícone "free reservation", você deverá clicar em "modify"; vai aparecer uma janela de reserva de assentos; em "options", você poderá escolher a cabine com leito; há duas opções de leitos, "couchette" e sleeper"; a primeira é mais barata e corresponde a cabines com 4 a 6 leitos; a segunda, embora mais cara, é a opção para quem busca privacidade, tendo cabines de um a 3 leitos; você ainda poderá escolher qual leito quer, se o superior, o do meio ou o mais embaixo. Após estas escolhas, é só continuar para preencher seus dados e pagar. Espero ter ajudado!

      Excluir
  22. Oieee!! Sobre o trem noturno pela empresa Tcheca...fiz essa viagem no ano passado, e comprei neles, exatamente, seguindo a dica de voces, mas me dei mal como o casal brasileiro. Fiz o treho Cracovia x Praga, passei no guiche antes para confirmar se estava tudo ok, me confirmaram, e no meio da viagem, no meio da noite, quando passou o fiscal, ele disse que eu deveria pagar, pois aquilo era sò a reserva. Sinceramente, nao recomendo a empresa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por compartilhar! Realmente, esta é uma atitude absurda da empresa! Felizmente, não passamos por algo parecido, mas é bom ficar o alerta para quem quiser arriscar.

      Excluir