Menu

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Quem mais quer se mudar para o Canadá?

E se eu tivesse o poder de construir o país do sonhos para viver? Como eu o faria? Eu faria um país com uma excelente infra-estrutura, com ruas limpíssimas, auto-estradas de ótima qualidade e um sistema de transporte eficiente!! Faria um país seguríssimo, onde não fosse preciso existir muros nas casas, onde fosse possível sair do carro, deixando-o aberto e onde fosse possível andar pelas ruas às 3h da manhã sem o risco de ser assaltado!! Faria um país com lindas cidades e ainda daria a ele belíssimos recantos naturais!!! Mas, para tornar tudo ainda mais agradável, colocaria nele um povo super simpático, gentil e prestativo, que respeitasse e aceitasse os outros e que, no lugar de repudiar culturas e etnias diferentes, arrumasse uma forma de incluí-las da melhor forma possível!! Seria sonhar demais? Considerando que este país já existe e se chama Canadá, não seria tão impossível assim!!

Pois é!! Difícil encontrar defeito no Canadá!! Mas, para não dizerem que só estou falando coisas boas, o inverno de lá é rigoroso demais, podendo, a temperatura, cair abaixo dos 30 graus Celcius negativos... embora, para muitos, isso nem chegue a ser um problema!! Sorte que conheci o país no verão... e que verão agradável!! Foi possível caminhar pelas lindas ruas de suas cidades, andar de bicicleta, ver os locais aproveitando o calor nos inúmeros parques, e aproveitar a luz do dia até as 21h da noite, horário do por do sol, o que fazia os dias renderem bastante!!!

Maple leaf, a folha que é um dos principais símbolos do Canadá


Mas nada no país, me encantou mais do que o seu povo!!! Um povo sempre disposto a ajudar... a vendedora de bilhetes do metrô que, sorrindo, se mostrou disposta a explicar como usar o transporte público... o canadense que, no seu dia de folga, ajudava indivíduos com necessidades especiais a chegarem em algum ponto específico da cidade e que, nos vendo perdidos com o mapa em mãos, se ofereceu para nos mostrar o caminho até o nosso destino... o motorista de ônibus que, após nos levar ao nosso ponto enquanto cantarolava a linda trilha sonora do filme "Forrest Gump", não parou de buzinar até que percebêssemos que estávamos pegando a rua errada após descer do transporte... o funcionário da estação de trem que se mostrou super preocupado quando percebeu que estávamos mortos de fome na fila para o embarque... a chinesa, recepcionista do hotel, que se mostrava extremamente satisfeita em morar no país há mais de 30 anos e que, de forma tão simpática, nos recepcionou... o casal que nos acolheu por uma noite em sua linda casa, ele canadense e ela chinesa, ambos extremamente empenhados em fazer de nossa estadia algo agradável... o jovem que, repleto de gentileza, nos deu, sem cobrar nada, seu bilhete de uso ilimitado (e que deve ter sido caríssimo) para que pudéssemos desfrutar de uma atração turística sem nada pagar...o simpático garçom que, ao ver que éramos brasileiros, nos contou que, em suas próximas férias, viria para o Brasil e, ao questioná-lo se era para o Rio que ele iria, de forma gentil respondeu: "O Brasil é muito mais do que apenas o Rio"!!! Como não amar esse povo?

Como não amar esse país? De todos os países que visitei, este foi o primeiro que despertou em mim o desejo de me mudar de vez para lá!! E, para quem se interessar, o Canadá é bem receptivo aos imigrantes, chegando ao ponto de vermos anúncio na rua, solicitando que os interessados em imigrar procurassem o serviço de imigração mais próximo!! Talvez isso se deva ao fato do país ter uma enorme extensão territorial (a segunda maior do mundo) mas, relativamente, poucos habitantes: cerca de 35 milhões (para comparação, o Japão, país bem menor, tem cerca de 127 milhões de habitantes).

Em Toronto


E é exatamente por ser tão grande, que não tem como conhecer todos os pontos de interesse do Canadá em apenas uma viagem!! Por isso, desta vez, me concentrei na região leste do país, mais especificamente, nas províncias de Ontário e Quebec. Na primeira, fala-se predominantemente inglês e é onde encontra-se Ottawa, a capital do país. Na segunda, fala-se francês, como herança do período de colonização francesa da região. Ambas encantadoras!! Para percorrer suas principais cidades, escolhemos o trem e, especialmente o carro, como meios de transporte. Com o carro foi possível sermos donos do nosso próprio tempo, parando onde queríamos, com mais conforto e mais flexibilidade. E, assim, conhecemos Toronto, Montreal, Quebec City, Ottawa, Kingston e Niágaras Falls, além de percorrer a região das Montanhas Laurentianas e as lindas estradas do interior de Quebec, repletas de charmosas cidadezinhas!!

Em Quebec City


E, agora, inicio a sessão de posts dobre este país incrível!!!

Niagara Falls

Um comentário:

  1. Hey guys, after this post I really fall in love about Canada. There We've beautiful places to visit and be very comfortable. Quebec city is a wonderful place, and Niagara Falls, It's life. In Canada, We've a lot of stuffs to do and the organization of the country is taken seriously. I love this blog! Cheers!

    ResponderExcluir