Menu

terça-feira, 21 de julho de 2015

Quebec City: um pedacinho da Europa no continente americano

E, finalmente, era dia de pegar estrada até aquela que é considerada, por muitos, a mais bonita cidade do leste canadense: Quebec City, a capital da província de Quebec. Também era dia de pegar o carro, previamente, reservado na empresa Hertz e que só seria devolvido no aeroporto de Toronto no dia do retorno ao Brasil. A partir de agora, estávamos ainda mais por conta própria, sem depender de horários de trem ou avião e sem precisar mais pegar táxi!! Para facilitar, o hotel que eu havia escolhido em Montreal era não apenas central e perto de estações de metro, como também era super perto da loja da Hertz onde pegaríamos o carro (programação prévia facilita muito as coisas!!).

Bandeira de Quebec sempre presente!!


Também, naquele dia, 24 de junho, era feriado em Quebec (dia de São João Batista), dia em que os habitantes da província comemoram, de certa forma, o orgulho de pertencerem a este pedaço da França dentro do Canadá. Então, mesmo sem querer, havíamos escolhido um dia perfeito para ir até à capital da Província. O tempo de percurso entre Montreal e Quebec City é de cerca de 2:30h. Chegando à cidade, fomos direto para o centro, tendo como objetivo principal conhecer a parte histórica, mais conhecida como Old Quebec. E, desde já, posso adiantar: Quebec City é o ápice de um passeio pelo leste do Canadá!! É um pedaço da Europa, mais especificamente, da França, dentro do continente americano!!



Para chegar a Old Quebec, a dica é pegar a avenida Grande Allée e seguir até chegar ao seu final, já no Parlamento de Quebec, bem próximo à entrada da cidade antiga. Estacionamos ali perto, almoçamos num delicioso restaurante (infelizmente, não gravei o nome) e fomos conhecer o Parlamento! Este tem visitas gratuitas, mas é preciso enfrentar uma fila, embora não muito demorada, para poder entrar!! Enquanto esperávamos, dois músicos começaram a tocar violão e violino na praça em frente ao Parlamento! Não sei se é todo dia que os visitantes são agraciados com esta perfeita trilha sonora ou se, por ser feriado, aquilo fazia parte da festa na cidade!! O interior do Parlamento é bonito e vale a visita (até porque é de graça!!) e, naquele dia, todos os visitantes recebiam uma lista de perguntas sobre o lugar, cujas respostas estavam escondidas durante o passeio!! Bastava ser atento, encontrar as respostas e, estando tudo, ao final, concorreríamos a um livro ilustrado sobre a cidade!!! Foi divertido ficar procurando as pistas escondidas para conseguir responder tudo certo. Quase uma caça ao tesouro!!! Pena que não encontramos uma das respostas e acabamos por chutar a resposta errada!!! Mas valeu pela diversão!!!

Parlamento de Quebec

Fila com direito à trilha sonora

Interior do Parlamento


Ao lado do Parlamento, é possível acessar La Citadelle, uma antiga fortaleza, hoje sob administração militar, mas que optamos não conhecer (para quem se interessar, abre das 9 às 18h, no verão, e sua entrada custa $16 CAD). Em frente ao Parlamento, encontra-se a muralha que, antigamente, protegia a cidade antiga. Uma muralha larga, em cima da qual várias pessoas caminhavam na superfície gramada, e cuja entrada encontrava-se já quase a nossa frente.

A muralha e sua entrada para Old Quebec


Atravessar a entrada na muralha para a cidade antiga é quase como atravessar um portal direto para a França!! Tudo ali lembra a França: as típicas construções, os crepes vendidos na rua, o francês falado pelos habitantes!! E, como não podia deixar de ser, é tudo lindo demais!! A rua principal que acessamos ao atravessar a entrada é a Saint Louis e basta seguir por ela para chegar ao marco principal da cidade: o Chateau Frontenac!!

Após atravessar a muralha, já dentro da parte alta da cidade antiga

Rue Saint Louis



O Chateau Frontenac é um hotel (considerado o melhor da cidade), embora pareça mais um castelo, construído no final do século XIX por uma companhia ferroviária canadense. É uma construção belíssima e, realmente, impactante!! E, em frente, a ela está o Rio São Lourenço, o mesmo que banha a cidade de Montreal!! Mesmo para quem não está hospedado, é possível entrar e conhecer seu saguão!

Chateau Frontenac







Rio São Lourenço, em frente ao Chateau Frontenac. Abaixo, a cidade baixa, às margens do rio


Old Quebec, na verdade, pode ser dividida em duas partes: uma alta e outra baixa. A partir da entrada pela antiga muralha, tem-se acesso a parte alta. Seguindo em direção ao Chateau Frontenac, logo em frente a este, encontra-se o funicular que leva à cidade baixa (que pode também ser acessada a pé). O funicular funciona das 7:30 à meia-noite e custa $2,25 CAD o trecho. A cidade baixa é, igualmente, linda, com suas ruas estreitas repletas de lojas, docerias e restaurantes, e suas gigantescas pinturas nas laterais de algumas de suas construções!! A Place Royale é belíssima e não pode ser deixada de lado!! Passamos a tarde passeando por aquelas charmosas ruas, tomando sorvete, comendo crepe e, sem perceber, fomos subindo novamente até nos vermos de volta à cidade alta!! Ao final do dia, estávamos completamente fisgados por Quebec City!!

Já pelas ruas da cidade baixa


Mais música ao ar livre em Quebec City

Place Royale

Uma das pinturas nas laterais das construções



Para não ter que retornar dirigindo até Montreal, à noite e já cansados, havíamos reservado um hotel na cidade, localizado já na auto-estrada que teríamos que pegar no outro dia. Para quem tiver mais tempo sobrando, acredito que valha a pena passar pelo menos mais um dia na capital de Quebec!!

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Um comentário:

  1. A busca pelas informações no Parlamento foi muito divertida!!
    Estou, até agora, esperando o contato deles para entregarem meu livro! =)

    ResponderExcluir