Menu

domingo, 12 de julho de 2015

México - além dos estereótipos

Minha primeira visita ao México ocorreu de forma inesperada a partir de uma promoção realizada pela companhia aérea Aeroméxico, não para o seu país sede mas para Toronto, no Canadá.  No entanto, como o avião faria conexão na Cidade do México, surgiu a possibilidade de fazer stopover (procedimento que possibilita o adiamento, por alguns dias, do voo até o destino final, sem custo adicional) na capital mexicana e, como não sou de abrir mão de conhecer um novo país, abracei a chance e programei 48h na cidade.


Bandeira hasteada no centro do Zocalo, principal praça da cidade


Como é possível perceber, o tempo era curto para conhecer a segunda metrópole mais populosa da América Latina, mas foi possível percorrer boa parte das principais atrações da cidade: o Bosque de Chapultepec, o Museu de Antropologia, o Zocalo, A Torre Latinoamericana, o Museu de Frida Khalo e o sítio arqueológico de Teotihuacan.

Infelizmente, embora eu tivesse planejado um terceiro dia na cidade, durante a conexão da volta, o enorme atraso da companhia para sair do Canadá, impediu que eu tivesse o prazer de conhecer um pouco mais da metrópole mexicana... e lugares como a Basílica de Guadalupe acabaram ficando para a próxima vez que eu puder voltar a esta linda cidade!!!

Sim!!! A Cidade do México é uma linda cidade e vai muito além do estereótipo de que, por ser uma metrópole de um país em desenvolvimento, ela seria feia, poluída e sem atrativos!!! E, infelizmente, nunca vi tão pouco brasileiro em uma viagem para fora do país!! Ao que parece, quando viajamos para o México traçamos apenas a Riviera Maia como destino!! Mas posso garantir: a capital mexicana vale uma parada, nem que seja por dois dias...

A cidade é moderna ao mesmo tempo em que preserva os seus prédios históricos e valoriza sua cultura, tem uma riquíssima e apimentada gastronomia e conta com uma excelente rede de linhas de metrô, através da qual é possível visitar seus principais pontos!! Para completar, não é uma cidade cara: em dois dias, gastamos apenas cerca de 100 dólares por pessoa, contando com alimentação, ingressos nas atrações, transporte e, claro, compra de souvenirs!!

Foto tirada no Paseo de La Reforma, onde se encontra o centro financeiro da cidade


No entanto, é óbvio que a cidade tem seus problemas. Como em toda cidade da América Latina, é preciso ter cuidado com a própria segurança, embora houvesse um enorme número de policiais em vários pontos da capital e eu não tenha presenciado nada suspeito, nem nas ruas nem no metrô. Sobre este último, vale ressaltar que, em horários de pico, seus vagões podem estar muito (muito mesmo) cheios (na nossa primeira viagem de metrô, posso dizer que fomos literalmente arrastados pela multidão para poder sair do vagão!!! Mas valeu pela gargalhada garantida após o íntimo e involuntário contato com os mexicanos!!!). Mas o que mais nos assustou durante nossa passagem pela cidade, foi a quantidade enorme de cartazes de pessoas desaparecidas, vítimas de sequestros, no país. Pelo que li posteriormente, os sequestros, atualmente, atingem números alarmantes e estão diretamente ligados ao narcotráfico, um dos principais problemas do México!!! Foi impossível não se sentir incomodado com uma realidade tão triste, uma verdadeira mancha num país de tantas cores...

Nos próximos posts, iniciarei os relatos sobre nossos curtos, porém inesquecíveis dias na Cidade do México!!

2 comentários: