Menu

domingo, 19 de julho de 2015

De Toronto para Montreal

Após iniciar a viagem pela cidade de Toronto, havia chegado a hora de começar a conhecer outras cidades do lado leste do Canadá. Para isso, havia duas opções: viajar de trem entre as cidades ou alugar um carro. Logo percebi que trem no Canadá não é barato. E a opção de alugar um carro, dividindo o valor por três, sairia mais em conta. O único trecho no qual utilizamos o trem foi o primeiro, de Toronto para Montreal, uma vez que poderíamos viajar à noite, ganhando tempo na primeira cidade (não achei prudente começar nossa aventura de carro logo à noite).

Montreal


A passagem de trem foi comprada antecipadamente pelo site da Via Rail Canada (link: http://www.viarail.ca/). Basta imprimir o voucher e comparecer na estação com uma hora de antecedência. No nosso caso, pegamos o trem na Union Station e tivemos dificuldade para encontrar o local de embarque, considerando o tamanho de lugar. Por isso, não recomendo chegar em cima da hora. A viagem foi confortável: havia internet de boa qualidade, tomada para carregar aparelhos eletrônicos e lanche para ser comprado!! E, embora, o trem tenha atrasado mais de uma hora, os passageiros foram recompensados com 50% de desconto na próxima passagem comprada na empresa (pena que não poderemos utilizar este benefício)!! Quem dera nossas empresas de avião e ônibus agirem assim também!!


A viagem entre Toronto e Montreal, de trem, demora cerca de 4:30h. Mas, devido ao atraso, chegamos em Montreal próximo à meia-noite!! Nosso hotel ficava perto da estação (numa área central na cidade) e nosso táxi custou apenas $6 CAD. A recepcionista do Hotel Y de Montreal era super simpática e foi logo nos informando que poderíamos sair tranquilamente a pé para procurar um restaurante. A segurança era máxima mesmo de madrugada e, no máximo, seríamos abordados por um sem-teto (sim!! O Canadá também tem pedintes), mas que não ofereceria nenhum risco!! Saímos, então, pela madrugada de Montreal com aquela sensação boa de liberdade de quem não precisa se preocupar se haverá algum criminoso na próxima esquina. E logo percebemos que, mesmo sendo um dia de semana, o bairro estava bastante movimentado para o horário, especialmente, a rua St Catherine, que cruza boa parte da cidade de oeste a leste e que tem inúmeras lojas famosas, bares e restaurantes!!!

O dia seguinte começou, infelizmente, um pouco chuvoso!! Mas não desanimamos e saímos rumo à primeira atração do dia: o Jardim Botânico de Montreal, facilmente acessado pelo metrô. Aliás, a linha metroviária de Montreal é muito mais abrangente que a de Toronto e tão organizada quanto!! Mas, da mesma forma, cara: cada ticket custa $3,25 CAD. No entanto, aqui tem-se a opção de comprar um ticket diário no valor de $10 CAD. Então, se você planeja utilizar o metrô mais de 3 vezes, o passe diário sai mais em conta!!! E foi o que nós adquirimos!! Chegar na estação foi fácil e rápido, já que nos hospedamos próximos a duas estações de linhas distintas, algo bastante recomendável em uma cidade grande como Montreal!!

Site do sistema de transporte de Montreal: http://www.stm.info/en

Para ter acesso ao Jardim Botânico, descemos na estação Pie-IX!! A partir daqui, temos também acesso ao Parque Olímpico, construído para as Olimpíadas de 1976. O estádio olímpico tem uma torre que é considerada a mais inclinada do mundo e cuja subida é acessível ao público, permitindo uma visão da cidade do alto. Além disso, encontramos, em frente ao estádio, um típico pódio olímpico com as cinco argolas símbolos dos jogos olímpicos logo atrás. Um convite, óbvio, para fotos!!!

Estádio Olímpico de Montreal



E logo ali do lado do pódio, já estava a entrada do Jardim Botânico. O ingresso, no valor de $19.25 CAD inclui também uma visita ao Insectarium, onde estão expostos inúmeras espécies de insetos. Outra opção de passeio é o Biodôme, localizado no antigo velódromo do Parque Olímpico e que abriga uma espécie de zoológico (seu custo é também de $19.25 CAD). Optamos, no entanto, por não visitar este último!!

Entrando no Jardim Botânico


Começamos o passeio no Jardim Botânico em uma espécie de estufa que abrigava plantas típicas das florestas tropicais, mas o espaço mais bonito estava do lado de fora, começando pelo roseiral. Havia várias rosas, de diferentes cores e tamanhos, e todo o visual dos jardins tão bem cuidados era lindo!!

Roseiral





Após o roseiral, seguimos as placas até o Jardim Chinês que, infelizmente, estava em reforma, o que, no entanto, não nos impediu de apreciar a beleza do lugar.

Jardim Chinês



Seguimos, então, para o Jardim Japonês, onde descobrimos que os famosos bonsais do Japão podem durar, desde que bem cuidados, centenas de anos (as famílias japonesas costumam transmitir os bonsais de geração em geração). Além disso, uma brasileira de descendência japonesa nos ensinou como funciona e o que representa a cerimônia do chá no Japão, o que só nos deixou com ainda mais vontade de conhecer o país oriental!!

Jardim Japonês

Bonsai japonês com 270 anos de idade


Continuamos ainda por um tempo andando pelos caminhos do jardim, com algumas paradas para descansar e apreciar o lugar. Até que chegamos no Insectarium. Confesso que a entrada neste último foi mais motivada pelo fato de já estar incluso no ingresso. Mas, como eu suspeitava, passamos pouco tempo. Não sinto muita curiosidade em ver estes pequenos seres da natureza, especialmente aqueles que causam uma certa repulsa!! Preferimos retornar à estação de metrô pela qual chegamos e seguir para o próximo destino do dia: o encantador centro histórico da cidade (assunto para o próximo post)!!!



PARA SE PLANEJAR:

1. Jardim Botânico de Montreal

Abre diariamente das 9 às 18h, no verão (checar site para horários em outras estações)
Entrada: $19.25 CAD
Como chegar: pegar linha 1 do metrô até a estação Pie-IX

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Um comentário:

  1. A vontade de voltar já é enorme, depois de ler os posts, fico com mais vontade ainda!!

    ResponderExcluir