Menu

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Nosso passeio pela encantadora Rothenburg ob der Tauber

De todas as cidades que compõem a Rota Romântica da Alemanha, uma se destaca pelo título que a acompanha: a de ser a mais bela cidade da estrada cênica. Claro que só isso já cria uma grande responsabilidade e eleva as expectativas de qualquer turista lá pra cima.

A boa notícia é que a cidade é, realmente, muito bonita e honra seu título. Dificilmente, você se decepcionará em conhecê-la. Só não a achamos a mais bonita, já que Dinkelsbühl, ao nosso olhar, a superou. Mas isto é, obviamente, uma questão muito subjetiva. 

Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber pode ser visitada tanto durante um trajeto pela Rota Romântica, quanto de uma bate-e-volta a partir de Frankfurt (a 177 Km de distância) ou de Munique (a 254 Km). Se quiser conhecer a cidade com mais calma, você pode se hospedar por lá.

Há opções de hotéis tanto no interior quanto fora da muralha, que permanece intacta contornando a parte histórica e medieval de Rothenburg. Como estava mais barato se hospedar fora, foi o que fizemos, tendo o cuidado de escolher um hotel que tivesse estacionamento, já que chegaríamos à cidade de carro.

Ficamos no Hotel Alter Ritter, a cerca de 10 minutos de caminhada de um dos portões da cidade medieval. Adoramos o hotel e o recomendamos. Único inconveniente é não ter elevador, mas percebemos que isto é bem comum nas hospedagens ao longo da rota.

Do hotel, fomos caminhando até um dos portões da muralha, o Rodertor Anlage


Atravessando a muralha

E entrando no belo centro histórico de Rothenburg

De cara já percebemos, que a cidade é mais visitada do que outros da Rota Romântica. Consequência da sua maior fama!



E em comum com as outros cidades, muitas flores adornando as ruas e sacadas

Casas de enxaimel não faltam em Rothenburg

Para se deslocar pela cidade, use suas pernas, claro! Não há melhor forma de explorá-la

E vá prestando atenção aos detalhes

Eles fazem a diferença

Se for chegar à cidade de carro como nós, mas não tiver hotel para deixar seu veículo estacionado, há estacionamentos pagos tanto dentro quanto fora da cidade murada. Neste link do site oficial do turismo de Rothenburg, você tem acesso à localização dos cinco estacionamentos públicos da cidade.  Vale ressaltar que, após as 18 horas, nenhum veículo poderá mais atravessar a muralha.

Se não estiver com um carro alugado, você pode seguir para Rothenburg de trem. Para isso, o melhor é pegar um comboio até a cidade de Würzburg e, de lá, pegar outro trem para Rothenburg. A estação ficaa a apenas 500 metros da muralha, sendo o Rodertor o portão mais próximo.

Uma vez na cidade, a principal dica é se perder por suas ruas, admirando as típicas e bem cuidadas casas alemãs, passeando pela muralha e visitando os pontos de maior interesse.

Entre estes pontos, podemos destacar:

1. A Marktplatz, o coração da cidade, na qual se destaca a prefeitura, em cuja torre pode-se subi para avistar a cidade do alto. São 220 degraus.

Chegando à Marktplatz


Marktplatz





2. O Plönlein, considerado o principal cartão-postal de Rothenburg. Corresponde a uma típica e bela casa de enxaimel, emoldurada de cada lado por uma torre medieval. O local é, provavelmente, o ponto mais fotografado da cidade.

O Plönlein


Sem dúvida, o ponto mais fotografado de Rothenburg

E o local merece sua fama


3. Os portões de entrada da muralha da cidade, que são em número de seis. Nós pretendíamos passear pela muralha, mas devido a uma chuva que resolveu cair no final do nosso passeio, tivemos que abortar este nosso objetivo.

Além dos pontos citados acima, Rothenburg ob der Tauber possui igrejas e museus que podem ser visitados. Entre estes últimos, destaca-se: o Museu de Rothenburg, com artefatos históricos e culturais da cidade (para  maiores informações, clique aqui) e o Museu do Natal, que funciona no mesmo prédio de uma das lojas de produtos natalinos mais famosas da Alemanha, a Käthe Wohlfahrt. A visita à loja é, obviamente, gratuita. Mas para acessar o museu, deve-se pagar 4 euros (maiores informações neste link).

A fachada da loja de produtos natalinos, onde também se tem acesso ao Museu do Natal


No interior da loja

Outra característica de Rothenburg ob der Tauber será logo percebida por qualquer visitante: muitas lojas especializadas na venda do doce típico da cidade: o schneeball (ou snowball, em inglês). A iguaria é extremamente popular na cidade, tem de diversos sabores e tamanhos e enche os olhos do visitante.

O schneeball, iguaria típica de Rothenburg ob der Tauber


Pelo menos, encheu o nosso. Mas confesso que, infelizmente, não teve o mesmo efeito no nosso paladar. Nenhum de nós aprovou e nos arrependemos de não ter comprado um menor apenas para experimentar. Escolhemos um grande e não conseguimos comer todo. Achamos muito sem graça!

Mas o mesmo não podemos dizer da cidade em si, que encheu nossa retina de beleza. Infelizmente, como já citei acima, a chuva chegou para nos atrapalhar antes do fim na nossa visita. 

Aproveitando as ruas da cidade, antes da chuva que já se anunciava


Confesso que, com o fim precoce do nosso passeio, a cidade acabou deixando um sabor de "quero mais"

Ficou o desejo de retornar um dia
Para fugir do aguaceiro que caia, entramos no primeiro restaurante que vimos. Desta vez não deu para fugir da comida alemã (que detestamos). 

O cardápio, sem opção em inglês, nos deixou bastante perdidos e acabamos fazendo o pedido meio às cegas. Felizmente acertamos, pois veio uma espécie de pizza com uma massa fina parecendo de panqueca. Pelo que o garçom explicou é uma iguaria típica da região. Primeira comida da Alemanha que gostamos! Ponto para Rothenburg ob der Tauber.

Após o jantar, tivemos que voltar para nosso hotel, pois a chuva continuava e já esvaziara a cidade. Uma pena, pois acabamos passando menos tempo do que pretendíamos passeando pelas belas ruas de Rothenburg.

Infelizmente, encerrava ali também o nosso passeio pela Rota Romântica, que começara em Füssen duas noites atrás. Acabávamos esta roadtrip bastante felizes e satisfeitos com a Baviera e suas pitorescas cidades medievais. Sem dúvida, um roteiro que acalenta o coração.

Para saber mais sobre a Rota Romântica, você pode ler Como organizar um roteiro pela Rota Romântica da Alemanha.




OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário