sábado, 23 de fevereiro de 2019

Nossa visita à pacata cidadezinha alemã de Harburg

Ainda em terras da Baviera, a cerca de 160 Km da cidade de Füssen, onde havíamos iniciado o percurso pela Rota Romântica alemã, encontra-se a pequena Harburg, um antigo vilarejo medieval que surgiu nas proximidades de um castelo, cuja sabida existência vem do distante século XII.

Desta forma, o Castelo de Harburg corresponde a um dos castelos mais antigos do sul da Alemanha e uma das principais atrações da Rota Romântica. Localizado em uma parte mais elevada do que a cidade, ele pode ser visto de vários pontos do vilarejo.

Harburg. Na parte alta da cidade, vê-se uma parte do seu castelo.

A maioria dos turistas, no entanto, acabam pulando a cidade e conhecendo apenas o castelo. Realmente, há muito pouco para se ver em Harburg além do seu castelo. Mas, em compensação, você pode visitar o centro da cidade em um piscar de olhos.

No nosso caso, Harburg foi a cidade onde escolhemos nos hospedar na nossa segunda noite pela Rota Romântica, de modo que foi inevitável conhecê-la mais de perto. E exatamente por ser menos turística do que outras cidades da rota, acabamos tendo uma experiência bem mais autêntica.

Chegamos ao vilarejo ao final do dia, vindos da nossa visita a Landsberg am Lech. Àquela hora, já bem próximo do por do sol, a cidade parecia deserta. Enquanto procurávamos nosso hotel, localizado exatamente no centro, não víamos uma única alma viva. Portanto, se você curte uma vida noturna mais agitada, hospedar-se em Harburg não será a melhor opção.

Chegando a Harburg ao final do dia

Não que as outras cidades da rota sejam agitadas, mas Harburg é uma típica cidadezinha do interior da Alemanha, onde seus poucos habitantes se recolhem à noite, deixando as ruas desertas. Até mesmo restaurantes são difíceis de encontrar. E, mesmo durante o dia, são poucos os transeuntes.

Por sorte, o nosso hotel era também um restaurante (o único, aliás, que vimos na cidade). Ficamos no Hotel-Restaurant Straussen. Nosso quarto era, na verdade, em um prédio anexo, no primeiro andar (sem elevador). Mas o quarto era super espaçoso e confortável.

Nosso hotel em Harburg

Ao acordar no dia seguinte, antes de seguir ao Castelo, passeamos um pouco pelas poucas ruas da cidade. A ponte de pedra que liga a parte antiga à parte mais nova de Harburg é um ótimo lugar para fotografar, apreciar o rio que corta o vilarejo e avistar o castelo no alto.

Passeando por Harburg

Não parece, mas esta rua está sobre uma ponte de pedra...

Que passa sobre este rio...

E interliga o centro a parte mais nova da cidade

Já passara das nove horas da manhã

Mas a cidade continuava parada

Inclusive no centro

O castelo sempre surge no campo de visão lá no alto
E típicas casas alemãs adornam a cidade

Chegou, então, a hora de fazer o check out no hotel e seguir direto com o carro para o castelo, de onde já continuaríamos pela Rota Romântica.

Chegando ao Castelo de Harburg

Castelo de Harburg

Na parte externa do Castelo de Harburg, há um amplo estacionamento, onde é possível parar o carro gratuitamente. A visita, no entanto, é paga e pode ser dividida em duas:

1. Entrada à área ao ar livre no interior da muralha - custa 3 euros

2. Visita ao interior do castelo, através de um tour guiado que sai a cada hora e dura exatos 60 minutos - custa apenas 4 euros

Nós pretendíamos fazer o tour guiado, mas perdemos o primeiro que saíra às 10 horas. Portanto, teríamos que aguardar o próximo às 11 horas, o que, somado ao tempo de duração da visita, nos faria sair do castelo ao meio-dia. Como ainda tínhamos muito a conhecer naquele dia, não deu para esperar.

Mas adoramos percorrer a parte externa do castelo. Não tem como duvidar dos muitos anos da sua construção. Sua arquitetura entrega sua idade e transporta o visitante para uma antiga Harburg, talvez, muito mais movimentada do que a atual.

Área externa do castelo
Poço antigo

Infelizmente, não deu para conhecer o interior
Mas adoramos explorar a parte externa

Da muralha do castelo dá para se ter uma ótima vista da pequena cidade lá embaixo. Não deixe de conferir.

Apreciando Harburg do seu castelo

Lá embaixo, vê-se a ponte de pedra que havíamos percorrido mais cedo

E a cidade até pareceu maior do que pensávamos

O Castelo de Harburg funciona diariamente das 10 às 17h. Para maiores informações, visitar o site oficial da atração.

Do castelo, continuamos pela Rota Romântica rumo ao norte. Seria nosso último dia na famosa estrada alemã.

Um comentário:

1. Parabéns !!! Muito interessante e instrutivo para quem pretende fazer a Rota Romântica. Obrigado