Menu

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Nossa péssima experiência no Mundo dos Cristais da Swarovski

Nem todos sabem, mas a famosa empresa Swarovski, cuja marca registrada são os produtos à base de cristais, tem sua sede localizada na Áustria, mais especificamente em Wattens, a apenas 17 Km de Innsbruck. Para atrair os turistas, a empresa criou uma espécie de museu temático conhecido como Mundo dos Cristais da Swarovski (ou Swarovski Kristallwelten).

O Mundo dos Cristais da Swarovski

Pela sua proximidade com a capital do Tirol, o local acabou se tornando uma das principais atrações turísticas para quem visita a cidade de Innsbruck. Por ter sempre me encantado com os produtos da marca ao vê-los em suas lojas, imaginei que a possibilidade de visitar um museu da empresa dedicado aos cristais seria uma excelente ideia.

Ledo engano! Simplesmente, detestamos a visita. Achamos completamente dispensável. Pagamos um ingresso caro para visitar uma das atrações mais bregas e sem graça que já conhecemos ao longo das nossas viagens.


Claro que esta é uma impressão completamente pessoal. E, caso você seja um entusiasta da marca e tenha muito dinheiro para comprar algum produto na loja que encerra a visita, talvez valha à pena. Mas, sinceramente, não é um passeio que consideremos válido. Para nós, teria sido melhor pular a visita e seguir direto para a Alemanha.

E por que achamos a atração tão ruim? 

As várias salas do museu apostam em temas desconexos e que não conversam entre si. Mas até aí tudo bem se pelo menos as exposições fossem de bom gosto. No entanto, a cafonice impera entre os idealizadores das salas. Poucas coisas realmente tiveram um efeito positivo sobre nós, como o Domo de Cristal e a enorme pedra de cristal que protagoniza o início do passeio.

Iniciando o passeio


O Domo de Cristal

Nas demais salas, batia uma certa vergonha alheia e uma vontade incontrolável de cair na gargalhada. No início, cada um estava sem graça de demonstrar o quanto estava achando tudo brega. Mas assim que o primeiro verbalizou seus sentimentos, todos caíram na risada. 

E quando finalmente entrávamos numa sala cujas esculturas valiam ser vistas, como a FAMOS, que expõe réplicas em cristal de importantes monumentos do mundo, o encanto era quebrado pela abominável ideia de incluir, no centro da escultura, uma tela com um vídeo não menos do que ridículo sobre o monumento em questão. Dois exemplos: indianos dançando bizarramente na escultura do Taj Mahal e uma representação grotesca de um King Kong na representação do Empire State. Clichê, cafona e cômico.

A réplica é bonita. Mas há um vídeo bizarro no centro dela que quebra o encanto.

Para não dizer que não gostamos de nada, a área externa do local é até interessante, com sua escultura verde de um rosto de onde sai uma cascata (marcando o local de acesso ao interior do museu); e com umas esculturas de cristais interessantes ao ar livre. 

Pelo menos a área externa é agradável


A Nuvem de Cristal


Desta parte, nós gostamos


Obra de cristal conhecida como Prologue III


A área em que a Swarovski tem sua sede é privilegiada em beleza

Mas não achamos que vale à pena se deslocar até lá só para ver isso. A não ser que você esteja com crianças, já que há, na área externa, um playground e um labirinto verde com o formato de uma mão que podem garantir a diversão dos pequenos.

O Mundo dos Cristais abre diariamente das 8h30 às 19h30. Nos meses de julho e agosto, fica aberto até as 22h. A última entrada ocorre 1 hora antes do fechamento. O ingresso custa 19 euros por pessoa e é comprado na bilheteria que fica na área externa do local.

Há um amplo estacionamento para quem estiver de carro. Se não estiver motorizado, mas quiser ir até o Mundo dos Cristais, basta fazer uso do serviço de transporte da atração que sai cinco vezes ao dia do centro de Innsbruck, de duas paradas: da estação central e do prédio do Congresso (na rua Rennweg).

A imagem abaixo, retirada do site oficial do Mundo dos Cristais, mostra os horários de saída de Innsbruck e de chegada ao museu, informando também os horários no sentido inverso. Mas lembre-se que o custo do transporte não está incluso no valor do ingresso e você terá que pagar 9,50 euros pelo trajeto de ida e volta. Se utilizar o serviço em apenas um sentido, pagará 5 euros. A passagem é gratuita para crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.


Em conclusão: foram os 19 euros mais mal gastos por nós na Europa!



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário