Menu

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Füssen: apenas uma base ou vale à pena explorar a cidade?

Caso não fosse sua proximidade com o Castelo de Neuschwanstein, talvez Füssen não fosse tão visitada quanto é hoje, já que a cidade acaba servindo de base para quem está indo conhecer a famosa atração alemã. Além disso, Füssen faz parte da Rota Romântica, uma das estradas mais percorridas do país. Na verdade, a cidade se encontra na extremidade sul desta rota, dando início ou finalizando o trajeto (a depender do sentido escolhido pelo viajante). 

A dúvida que fica é: Füssen funciona apenas como base para quem vai visitar o castelo ou fazer a Rota Romântica? Ou ela tem seu encanto e vale à pena ser explorada?

Já li e ouvi muitos relatos de que Füssen não tem graça. Talvez, esta impressão seja mais comum entre aqueles que fazem a rota no sentido norte-sul e, assim, já após conhecer inúmeras outras pequenas cidades do trajeto, acabam não se impressionando tanto com Füssen. Ou talvez seja apenas questão de gosto pessoal mesmo.

No nosso caso, nós adoramos a cidade. Foi, inclusive, a cidade preferida da rota da irmã e prima de Técio que viajavam conosco. Mas o que a cidade tem demais?

Füssen

Na verdade, como a maioria das outras cidades da rota, o que chama a atenção em Füssen são suas belas ruas, becos, calçadas e construções típicas da Baviera. Aliás, a cidade, situada a menos de 5 Km da fronteira com a Áustria, está muito bem localizada, próxima a colinas, montanhas e lagos que fazem da Baviera um destino especial dentro da Alemanha.

Füssen pode ser facilmente explorada a pé e sem tomar muito do seu tempo. O centro histórico possui uma charmosa rua apenas para pedestres, cheia de restaurantes, com mesas ao ar livre. 

Chegando a Füssen


E se encantando com seus detalhes

E lá fomos nós explorar suas ruas


Rua só para pedestres, com cafés, restaurantes e muito charme? Füssen tem


Em algumas construções, vê-se pinturas nas fachadas, como é comum em algumas partes da Baviera


Pelas ruas, é possível ver numa parte mais alta, um antigo palácio, o High Palace, onde hoje funciona a State Gallery, que expõe obras de arte.

Parte do High Palace visto no alto

Muitos não sabem, mas Füssen tem um importante papel dentro da música clássica alemã. Afinal, a fabricação de violinos é, ao longo dos séculos, uma das principais atividades da cidade e é bastante comum a realização de concertos por lá. Não fazíamos ideia disso, mas acabamos descobrindo de uma maneira bem inusitada e, eu diria, até lúdica.

Estávamos caminhando sem rumo após jantarmos em um restaurante do centro e acabamos encontrando o Monastério St Mang (um dos principais prédios da cidade) e logo percebemos que, das suas janelas, ecoava, sob a fina chuva que caia, uma doce melodia proveniente de uma orquestra  de música clássica.

Obviamente, não poderíamos entrar para assistir. Mas ficamos vários minutos no grande átrio do monastério ouvindo a música e nos deixando levar pela beleza dos acordes. Um daqueles momentos não planejados, mas que acabam se tornando um dos mais inesquecíveis de uma viagem.

O Monastério St Mang, palco de concertos e sede do museu da cidade


Ouvindo música clássica abaixo da fina chuva que caia


Portanto, se pretendem se hospedar em Füssen, acho que vale à pena pesquisar se estará havendo algum concerto por lá. Eles ocorrem entre maio e setembro e você pode ver a programação neste link. O ruim é que o site do monastério é todo em alemão.

No monastério funciona também o Museu de Füssen, onde são expostos os famosos violinos da cidade, além de outro instrumento que era bastante popular na Idade Média e também produzido por lá: o alaúde.

E, de certa forma, o Castelo de Neuschwanstein acaba funcionando também como uma atração de Füssen, já que se encontra a apenas 5 Km da cidade, assim como outro castelo, o de Hohenschwangau.

Os dois castelos, aliás, podem ser vistos a partir de um passeio de barco que parte de Füssen e navega pelo Lago Forggensee de junho a outubro. Para mais detalhes sobre este passeio, você pode clicar aqui

Infelizmente, acabamos não aproveitando tudo que Füssen tinha a oferecer por não conhecer previamente suas atividades. Chegamos já à noite utilizando-a apenas como base para dormir e ir visitar o famoso castelo no dia seguinte.

Se, um dia, retornar, vou dedicar um dia inteiro a ela. Navegar por seu lago. Visitar seus museus. Assistir aos seus concertos.

Não tem como o combo de pequena cidade alemã mais paisagem alpina da Baviera mais música clássica mais cultura não valer à pena!

Após esta noite mágica por lá, Füssen nos deixou saudade

Um dia, retornaremos


E se estiver procurando uma dica de hospedagem na cidade, adoramos nossa pernoite no Hotel Fantasia. Localizado no que, antes, era apenas um grande casarão, o local não é apenas charmoso mas também possui quartos bem confortáveis, excelente café da manhã e estacionamento gratuito. O único inconveniente é não ter elevador, mas você pode tentar reservar um dos quartos do andar térreo.

Hotel Fantasia, em Füssen


Para mais dicas sobre a Rota Romântica, acesse: Como organizar um roteiro pela Rota Romântica da Alemanha.




OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário