Menu

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Visitando Landsberg am Lech na Alemanha

Construída às margens do rio Lech, na Alta Bavaria, há uma pequena e charmosa cidade conhecida como Landsberg am Lech e que faz parte da panorâmica Rota Romântica alemã. Partindo do Castelo de Neuscwanstein no sentido norte é a próxima cidade de maior impacto visual da rota, já que as outras localizadas no caminho não chegam a ser tão marcantes.

Por isso, foi para Landsberg que seguimos logo após deixar Neuscwanstein. Pela pesquisa que eu havia feito na internet, foi uma das cidades que eu havia selecionado para conhecer. E já adianto que valeu muito à pena, já que amamos cada recanto da cidade.

Landsberg am Lech
No trajeto, entretanto, acabamos parando numa minúscula cidade chamada Wildsteig, levados pela curiosidade em confirmar que nem toda cidade da rota vale à pena a parada. E, posteriormente, acabamos parando em uma outra conhecida como Peiting, levados pelo desejo incontrolável de saborear alguma sobremesa.

Wildsteig


Mais bucólico impossível. Mas não é uma cidade que justifique a parada


Peiting

Algo que Peiting tinha em abundância: flores


Em Peiting, acabamos encontrando uma sorveteria, onde nos deliciamos com um inesquecível waffle de frutas vermelhas. Curiosamente, descobrimos que todos os funcionários do local eram brasileiros e um deles nos contou que é muito comum encontrar imigrantes vindos do Brasil trabalhando em sorveterias durante o verão alemão.

Após esta pausa em Peiting, enfim, seguimos direto para Landsberg am Lech. Há dois pontos principais para se visitar na cidade: o seu encantador centro histórico, na margem leste do rio Lech, e a Mutterturm, uma antiga torre, na margem oeste do rio. Esta última lembra muito aquela em que Rapunzel fica aprisionada no conto de fadas, o que, aliás, já rendeu à cidade o título de "Cidade de Rapunzel".

Como chegamos à cidade pelo lado oeste do rio, resolvemos começar o passeio pelo Mutterturm. Paramos o carro em uma das vagas do promenade repleto de árvores que acompanha o rio Lech daquele lado, um agradável local para caminhar com a vista do rio e do centro histórico do outro lado e já bem próximo da torre medieval.

Mapa de Landsberg am Lech, mostrando, circulada em vermelho, a Mutterturm no lado oeste do rio Lech. De lá, segue-se uma área verde (o promenade) até a ponte conhecida como Karolinenbrücke. Do outro lado, na margem leste do rio, tem-se o centro histórico da cidade.

Seguimos, então, primeiro para a Mutterturm. Significando "Torre da Mãe", o monumento foi construído pelo artista Herkomer (honorário cidadão de Landsberg) em homenagem à sua mãe, na segunda metade do século XIX. Sir Hubert von Herkomer era pintor, escultor, músico e escritor e, de tão importante para a cidade, ganhou um museu ao lado da Mutterturm.

A Mutterturm


A passarela de madeira atrás liga a torre ao museu


A "Torre da Mãe" em outro ponto de vista

O museu pode ser visitado a um custo de 5 euros e fica aberto de terça a domingo das 13 às 18h (de maio a outubro) e das 12 às 17h (de novembro a abril). 

Após registrar algumas fotos da "Torre da Mãe", seguimos caminhando pelo promenade em direção à ponte (Karolinenbrücke) que nos levaria para o lado do centro histórico de Landsberg. No trajeto, paramos para apreciar o rio e suas cascatas artificiais, assim como os coloridos prédios da margem oposta.

Passeando pelo promenade na margem oeste do rio Lech


Do outro lado, avistamos parte do centro histórico da cidade e algumas das cascatas artificiais do rio

O passeio pelo promenade é bastante agradável


As cascatas do rio Lech vistas mais de perto

Chegando à Karolinenbrücke

Chegamos à Karolinenbrücke e a atravessamos para iniciar a parte mais agradável do passeio: explorar o centro histórico. Fomos caminhando com calma, encantados com a harmonia das cores dos prédios históricos, a limpeza das ruas de calçamento e os canteiros de flores estrategicamente dispostos nas calçadas e praças.

No centro histórico de Landsberg


Mais uma linda cidade da Rota Romântica



Chegando a Hauptplatz
A principal praça da cidade é a Hauptplatz. Ambiente bastante agradável, com cafés nos arredores e alguns prédios históricos, como a Schmalzturm. 

Os arredores da Hauptplatz


A Schmalzturm, torre que se destaca na praça central

Da praça, seguimos explorando as ruas da cidade sem rumo certo. O que importava mesmo era se deixar levar pelo charme local. Felizmente, a cidade não estava lotada de turistas. Talvez por já ser final de tarde, havíamos despistados possíveis excursões. Ou talvez, por não ser tão famosa quanto Rothemburg ob der Tauber, a cidade seja mesmo menos visitada.

Continuando nosso passeio


Quem não gostaria de morar em algum destes prédios?

Caminhar por esta cidade não tem preço



Durante nossa caminhada, encontramos uma casa de chá que vale a visita mesmo que você não intencione comprar chá, já que lá são vendidos bombons deliciosos. São vários sabores e estava cada um mais delicioso do que o outro. Acabei me arrependendo de não ter voltado para comprar mais. O nome do local é Teefreude.

Como deve ter dado para perceber, não é preciso muito tempo para explorar Landsberg. Em um único turno você conseguirá aproveitar o que a pequena cidade tem de melhor. E, obviamente, você fará isso tudo caminhando, a melhor forma de se deslocar por lá.

Não ficamos hospedados na cidade, mas havíamos considerado isto antes e chegamos a pesquisar hotéis. Deve ser bastante agradável pernoitar em seu centro histórico. No entanto, acabamos achando um preço melhor em Harburg, nosso destino seguinte na Rota Romântica.

Espero que eu tenha conseguido despertar em você o desejo de conhecer Landsberg am Lech. Mesmo que não esteja percorrendo a Rota Romântica, você pode fazer um bate-e-volta a partir de Munique, que está a apenas 60 Km da cidade. 

Um bate-e-volta que vale à pena

Por fim, deixo a curiosidade de que Landsberg ocupa um papel central na ascensão do nazismo alemão. Afinal, foi lá onde Hitler ficou preso e escreveu o livro "Minha Luta". Após sua ascensão, um campo de concentração foi construído na cidade. Mas não espere visitar a prisão onde ele esteve encarcerado. Para evitar eventuais cultos à figura horrenda do nazista, o governo alemão impede este tipo de visita. Já o antigo campo de concentração pode ser visitado. Você pode encontrar mais informações neste link.

Mas, sinceramente, Landsberg é uma cidade para se encantar e não para relembrar esta terrível passagem da nossa história.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário