Menu

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Como é a visita ao Palácio de Linderhof

Luis II, o rei que governou a Baviera na segunda metade do século XIX, foi responsável pela construção do imponente Castelo de Neuschwanstein, um dos pontos turísticos atuais mais famosos da Alemanha. Mas engana-se quem acredita que este foi o único legado arquitetônico do monarca. Afinal, o referido rei ficou conhecido por ter se endividado para poder realizar seu desejo de construir palácios emblemáticos, chegando até a ignorar assuntos de Estado (não à toa, foi chamado por muitos de "rei louco").

Entre estas outras construções, destaca-se, além do Castelo de Neuschwanstein, o Palácio de Linderhof, localizado próximo ao município de Ettal, no distrito de Garmisch-Partenkirchen. Por isso que os turistas que visitam esta última, acabam também esticando seu passeio até o Palácio de Linderhof.

O Palácio de Linderhof

O curto trajeto entre Garmisch e o Palácio de Linderhof


Em estilo francês (o que inclui o seu belo jardim), o palacete foi o menor construído a mando de Luis II e, exatamente por isso, acabou sendo o único que o rei conseguiu ver finalizado antes da sua morte.

Mas, embora não tenha o mesmo tamanho do Castelo de Neuschwanstein, não  deixa de ser fascinante, especialmente, no que diz respeito ao belíssimo jardim construído em frente, com direito a lago, fonte, escadarias, estátuas e muitas (muitas mesmo!) flores.

O jardim do Palácio de Linderhof

Nós seguimos para o Palácio de Lindehof após nossa visita ao Lago Eibsee.Fomos no nosso carro alugado, o que ainda nos permitiu parar em um dos pontos da bela estrada que vai margeando imensos campos verdes em meios às colinas da região. Com o uso de um aplicativo de navegação no celular não tivemos nenhuma dificuldade em encontrar o local.


A paisagem da Baviera que nos acompanhou em direção ao palácio


Sentindo-se "A Noviça Rebelde"


Há estacionamento no local, a partir do qual acessamos o centro de visitantes, composto  por uma loja de souvenirs e pela bilheteria, mas também por um hotel (o Schlosshotel Linderhof) e um restaurante (o Ludwig´s Bistro & Geschenke).

O valor do ingresso para se visitar o interior do palácio é de 8,50 euros. Mas a boa notícia é que se você quiser apenas visitar os jardins, não precisará pagar nada. E foi exatamente o que fizemos.

Acessando o Centro de Visitantes

Partindo da bilheteria, há uma trilha que, após uma curta e agradável caminhada, deixa o turista nos jardins do palacete.

Seguindo a bela trilha até o palácio


A bela paisagem da Baviera vai nos acompanhando (o Rei Luis II sabia escolher os locais onde construir seus palácios)

Uma vez nos jardins, é hora de preparar a câmera e sair clicando o belo cenário idealizado por Luis II. Louco ou não, ele parecia ter bom gosto. E, embora tenha criado dívidas em sua época, acabou deixando um legado que, atualmente, deve render muito dinheiro à Baviera através do turismo.

Os muitos detalhes da impressionante fachada do palacete. Quem opta por conhecer o seu interior, pagando 8,50 euros, faz a visita através de um tour guiado que dura cerca de 25 minutos.

Da frente do palácio, temos a vista do jardim. A fonte no centro do lago emite o jato d´água a intervalos regulares
A escadaria vista ao fundo deve ser subida para se avistar o jardim e o palácio de outro ângulo


Flores das mais diversas cores adornam o canteiro em volta da fonte

Explorando o jardim


O palácio visto do outro lado do lago


O bom gosto de Luis II é inegável

E o bom é que dá para passear por todo o jardim de graça


Passamos um bom tempo apreciando as mais diversas espécies de flores que embelezam o jardim e subindo os lances de escada, que, já do alto, permitem uma ótima vista do Palácio de Linderhof.

Subindo as escadarias, vamos nos deparando com fontes e estátuas


E com canteiros inspirados por Versailles (esta inspiração foi real na idealização do palácio)

Mais fontes


Mais canteiros

Mais flores


Tudo envolto por esta paisagem



Apreciando o palácio do terraço superior

Monumento conhecido como Templo de Vênus, localizado no terraço superior

Outra atração do local, mas que estava em restauração na época da nossa visita, é a Gruta de Vênus, também idealizada por Luis II e cuja visita também é paga.




A visita ao Palácio de Linderhof funciona das 9 às 18h (de abril a 15 de outubro) e das 9h30 às 16h (de 16 de outubro a março). A bilheteria abre e fecha meia hora antes. Para maiores informações, você pode acessar o site oficial do palácio.


Com certeza, visitar o Palácio de Linderhof foi uma excelente ideia







OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário