Menu

domingo, 31 de março de 2019

Já pensou em conhecer Luxemburgo? Aí vão algumas dicas

Localizado entre Bélgica, França e Alemanha, está este pequeno país que, muitas vezes, passa batido pelos roteiros turísticos na Europa. O que muitos não sabem, no entanto, é que a sua capital, a Cidade de Luxemburgo, é encantadora, não precisa de muito tempo para ser explorada e pode se encaixar perfeitamente em um roteiro com algum dos países citados acima.

Portanto, se você estiver pelo sul da Bélgica, nordeste da França ou oeste da Alemanha, um desvio até a Cidade de Luxemburgo pode ser uma excelente ideia. Se quiser prolongar um pouco mais sua passagem pelo país, pode ainda conhecer alguns dos seus castelos nas pequenas cidades do interior, como o Castelo de Vianden. Devido à sua pequena extensão territorial, é possível cruzar relativamente  rápido as estradas de Luxemburgo.

O país corresponde ao único grão-ducado restante do mundo, o que significa que ele é governado por um grão-duque, que nada mais é do que um monarca. Há, no entanto, uma democracia parlamentar que, através de uma Câmera de Deputados, governa junto o país.

Cidade de Luxemburgo

No nosso caso, estávamos na Alemanha de carro e optamos por seguir dirigindo até a Cidade de Luxemburgo, retornando depois para Frankfurt, onde tínhamos um voo agendado. As duas cidades distam 3 horas de carro, tempo que consideramos viável para conhecer mais um país. 

Como chegar a Luxemburgo?


A Cidade de Luxemburgo é a principal via de entrada do país. Como nós fizemos, você pode seguir para lá de carro alugado, atravessando a fronteira de Luxemburgo sem nenhuma burocracia, já que o território faz parte da União Européia e do Acordo de Schengen. Aliás, Schengen, cidade onde este acordo foi assinado, fica localizada na própria Luxemburgo.

Se preferir outro meio de transporte, o aeroporto internacional da capital luxemburguesa se conecta a vários outros países da Europa e de outros continentes. Da mesma forma, você pode seguir para lá de trem ou ônibus (este último mais barato).

Há, por exemplo, trens diretos saindo de Paris para a Cidade de Luxemburgo em um trajeto de cerca de duas a duas horas e meia. Você pode fazer simulações neste link. De ônibus, há pelo menos duas companhias que fazem esta rota: a FlixBus e a Ouibus, mas com uma duração que pode passar de 5 horas de viagem.

Já de Frankfurt, não parece haver trem direto, precisando-se fazer uma conexão em Estrasburgo, o que faz a viagem durar cerca de 5 horas. Mesmo tempo gasto pelos ônibus das mesmas companhias citadas acima e que também fazem esta rota. Já de carro, como falei acima, apenas 3 horas são necessárias entre as duas cidades.

De Bruxelas, o trem da companhia Belgian Railways liga diretamente as duas cidades em menos de 3 horas. As empresas de ônibus FlixBus e RegioJet fazem a rota em 3 horas.

Se optar pelo carro, procure um hotel que tenha estacionamento incluso. Você não precisará de veículo para se deslocar pela capital se estiver bem localizado. 

Qual a moeda de Luxemburgo?


Se você estiver viajando pela Europa, não precisará realizar nenhuma troca de moeda, já que o euro é a moeda oficial do país.

Prepare-se, no entanto, para o alto custo de Luxemburgo. Não é um país barato para o turista, especialmente, em relação à hospedagem. Mas também não é nada do outro mundo. Não acho que tenhamos gastado mais do que em cidades como Paris, pro exemplo.

Aliás, confesso que até achei que gastaria mais, considerando a fama que precede Luxemburgo: a de país mais rico da Europa. Além de possuir um dos PIB mais altos do mundo.


Qual o idioma falado em Luxemburgo?


Embora existam três idiomas oficiais no país, luxemburguês (você sabia que existia este idioma?), alemão e francês, esta última é a língua mais falada na Cidade de Luxemburgo, sendo assim o idioma com o qual você terá mais contato. Mas não se preocupe: com o inglês você conseguirá se desenrolá bem.

Mas se o único idioma falado por você é o português, sua passagem por Luxemburgo não será ão difícil. Afinal, não lembro de ter ouvido tanto o português em outro país da Europa, além de Portugal, claro. Isto decorre do fato do país receber muitos imigrantes portugueses, de modo que não é surpresa algum ver o idioma sendo proferido nos quatro cantos da capital.

Onde se hospedar na Cidade de Luxemburgo?

Para estar bem localizado na Cidade de Luxemburgo, você precisará se hospedar no seu centro histórico ou bem próximo a ele, para, assim, ficar próximo dos principais monumentos e praças da cidade. Desta forma, você poderá fazer quase tudo a pé.

O centro histórico é também conhecido como Cidade Alta (ou Ville Haute), já que se encontra numa parte mais elevada da cidade. Podemos até dizer que a capital do país possui dois níveis. No mais baixo, é onde corre o rio Alzete, às margens do qual encontra-se o gracioso e agitado bairro conhecido como Grund, que também seria um ótimo local para se hospedar, embora com menos opções.

Esta foto mostra bem os dois níveis da capital de Luxemburgo. No mais baixo, vemos o charmoso Grund, cortado pelo rio Alzete. Mais acima, temos Ville Haute, onde se encontra o centro histórico da cidade.

Nós nos hospedamos no Hotel Parc Plaza, a apenas cerca de 5 min de caminhada do centro da cidade. Achamos o hotel maravilhoso. Além de quartos muito bem decorados, foi um dos mais confortáveis em que já nos hospedamos na Europa.

Como se deslocar na Cidade de Luxemburgo?


Se você estiver hospedado em um dos locais citados acima, você não precisará de meios de transporte para percorrer a Cidade Alta e o Grund que são as partes mais turísticas e atrativas da cidade. Caminhar será a melhor forma para isso.

Afinal, tudo é muito perto. No entanto, esteja preparado para descer ou subir algumas ladeiras e escadas entre as partes alta e baixa, embora não tenhamos visto muita dificuldade nisso. Mas, se for um problema para você, há um elevador de uso gratuito entre o Grund e o centro histórico.

Na parte alta, o acesso ao elevador se encontra no chamado Plateau du Saint-Espirit, onde está a chamada Cidade Judiciária de Luxemburgo. Já no Grund, o acesso se dá nas proximidades da Rue Münster, rua localizada sobre uma pequena ponte que atravessa o rio Alzete.


Mapa mostrando a localização do elevador. A seta azul mostra o acesso na parte alta e a vermelha na parte baixa (Grund) da cidade

Local de acesso ao elevador que liga as partes alta e baixa da capital, no Plateau du Saint-Espirit.


Caso você tenha curiosidade de sair da área histórica da Cidade de Luxemburgo para conhecer sua parte mais moderna, precisará lançar mão do seu carro alugado (se for o caso), de táxi ou de ônibus. A boa notícia é que os ônibus são gratuitos aos finais de semana.

A Cidade de Luxemburgo não dispõe de metro ou sistema de tram, como outras capitais da Europa.

Melhor forma de se deslocar entre as atrações turísticas da Cidade de Luxemburgo: caminhando.




OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário