Menu

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Nördlingen e Dinkelsbühl: duas charmosas cidades da Rota Romântica alemã

No nosso último dia percorrendo a Rota Romântica na Alemanha, já havíamos nos apaixonado por Füssen, realizado o sonho de ver de perto o Castelo de Neuschwanstein, percorrido as encantadoras ruas de Landsberg am Lech e visitado o Castelo e Harburg. Mas as surpresas do caminho ainda não haviam terminado.

Nördilingen e Dinkelsbühl, duas pequenas cidades que mantêm completamente preservada a sua muralha medieval em torno da sua parte histórica, ainda estavam no nosso caminho.

Dinkelsbühl

Visitando Nördlingen


Quando li na internet que esta antiga cidade medieval havia sido construída dentro de uma cratera formada pela queda de um meteorito há muitos anos, não tive dúvida: nós tínhamos que visitar a cidade apenas por esta curiosidade. Como se não bastasse, Nördlingen ainda se  mostrou ser mais uma bela e charmosa cidadezinha da Rota Romântica.

Chegamos à cidade vindos de Harburg, onde havíamos passado a noite. Logo na chegada, ficamos na dúvida se estacionaríamos dentro ou fora da sua muralha. Resolvemos atravessar um dos portões de carro para procurar uma vaga na parte interna. Como já era perto de meio-dia, Nördlingen já estava bastante movimentada, o que já diminuía bastante a chance de encontrar alguma das poucas vagas do centro histórico livre.

Por sorte, acabamos encontrando uma vaga ao lado da catedral. Mais central impossível! Infelizmente, àquela época, não fazíamos ideia de que possuíamos, no porta-luvas do carro, o Parkscheibe, espécie de "cartão-relógio" cuja posse é obrigatória em alguns estacionamentos públicos. Como a vaga encontrada era dependente deste cartão, tivemos que deixá-la e voltar a procurar algum estacionamento fora da muralha. Pense na raiva quando descobrimos que nosso carro possuía o Parkscheibe o tempo todo!!


Com o carro, finalmente, estacionado, começamos nosso passeio por Nördlingen. Como já estávamos entrando na cidade histórica a pé, atravessando sua muralha, resolvemos fazer logo o passeio por cima desta. Mas o trecho que escolhemos estava em reforma e, de qualquer forma, não achamos a vista de cima da muralha tão imperdível assim.

Entrando em Nördlingen por um de seus portões, o Berger Tor
Passeando pela muralha


E admirando a cidade


E suas belas construções


A Catedral de St Georg vista da muralha

Logo, então, descemos a muralha e fomos caminhando pelas suas charmosas ruas (já devo ter utilizado o adjetivo "charmosa" dezenas de vezes para me referir às cidades da Rota Romântica: inevitável!!). Seguimos em direção à catedral de Nördlingen (a St-Georg Kirshe), com o objetivo de fazer uma das principais atividades da cidade: subir à torre da igreja (conhecida como Kirshturm Daniel) para se avistar, do alto, o formato quase circular da cidade murada construída no interior da cratera.

Seguindo pelas ruas de Nördlingen


À medida que vamos nos aproximando da praça central, os prédios vão ficando mais bonitos


Chegando à praça central da cidade

Infelizmente, encontramos a torre em restauração e, portanto, com seu acesso fechado. Uma enorme pena!

A subida à torre custa, atualmente, 3,50 euros e funciona das 10 às 18h de março a outubro e das 10 às 17h de novembro a fevereiro (a última subida ocorre 30 minutos antes do fechamento).

De qualquer modo, a beleza das casas e ruas da cidade já estava compensando o passeio. Notamos que, até aquele momento do nosso passeio, Nördlingen era a cidade da rota que mais concentrava as típicas casas de enxaimel, um clássico da Alemanha. 

Com ou sem subida à torre, o que importava era explorar a cidade


As belas casas de enxaimel




Por trás da igreja encontramos um mercado de rua típico alemão que, naquela dia, estava bastante movimentado. Oportunidade de experimentar as típicas salsichas alemãs, mas que passamos por não gostar nenhum pouco.

Seguindo para trás da Catedral de St Georg
Na rua, um mercado vendendo comida típica, souvenirs, doces e frutas atraía os visitantes

E exatamente por não gostar de comida alemã, ficamos super felizes ao encontrar um restaurante grego em Nördlingen, para almoçar antes de seguirmos para Dinkelsbühl.

A imagem mostra o formato circular da cidade histórica de Nördlinger. Afinal, ela foi construída dentro de uma cratera.


Visitando Dinkelsbühl


Da mesma forma que Nördlingen, Dinkelsbühl possui a sua muralha intacta, mas nem tentamos mais encontrar vaga no seu interior, parando no primeiro estacionamento que vimos no lado de fora, felizmente, já bem perto de um dos portões de entrada da cidade histórica.

Na verdade, a preservada muralha da cidade possui apenas quatro portões e, próximo a cada um deles, do lado de fora, há um estacionamento gratuito. 

Entrando em Dinkelsbühl pelo Nördlinger Tor, um dos quatro portões de acesso através da muralha da cidade

Antes da nossa viagem, havíamos lido que a cidade disputa com a famosa Rothenburg ob der Tauber o título de cidade mais bonita da Rota Romântica. Portanto nossa expectativa estava alta e, para nossa alegria, esta expectativa foi superada. E, sinceramente, a considero mesmo mais bonita.

A harmonia das cores de suas casas dispostas lado a lado nos impactou logo de cara. Para variar, unido a isso, muitas flores adornando suas ruas e calçadas. Tudo impecável! Impossível não se encantar!

Foi amor à primeira vista


Tudo impecável! Passeios de charrete pela cidade são comuns.


Os  moradores são obrigados pela prefeitura a preservarem a fachada de suas casas


Com as ruas floridas, tudo se torna ainda mais bonito

Até parece que as cores das fachadas são combinadas para manterem a harmonia


Tudo parece saído de um conto de fadas

Fomos caminhando sem pressa até a parte mais central da cidade histórica, a Marktplatz, onde, além da Catedral de St Georg (sim, tem o mesmo nome da catedral de Nördlingen), três prédios históricos chamam a atenção:

1. A Gustav-Adolf-Haus - antiga hospedaria da cidade e onde hoje funciona uma biblioteca.

2. A Gasthaus Zur Glocke - atual restaurante e antiga residência de aristocratas.

3. A Deutsches Haus - a mais bonita, na nossa opinião, foi residência de um antigo prefeito da cidade no século XVI. Hoje funciona como um hotel. Interessante notar que seu nome significa "Casa Alemã", o que faz total sentido já que sua fachada é um exemplo clássico de uma típica construção da Alemanha.

Chegando à Marktplatz


Os três principais prédios do centro

A primeira construção, pontada de vermelho, é a Gustav-Adolf-Haus, seguida pela Gasthaus Zur Glocke e pela Deutsches Haus.

Assim que chegamos à frente da catedral, vimos que seria possível subir a sua torre. Não pensamos duas vezes. Já havíamos perdido a subida em Nördlingen. Não iríamos deixar passar esta oportunidade. E, assim, após pagar apenas 2 euros, subimos os 222 degraus até o topo da torre.

Do alto, tivemos uma incrível vista da bela cidade lá embaixo, da Marktplatz, da sua muralha com seus respectivos portões e dos lindos campos verdejantes que contornam Dinkelsbühl. Ficamos com vontade de visitar cada uma das entradas da muralha, mas acabamos desistindo. No entanto, a cidade é bem pequena e dá para o turista percorrer toda a sua extensão sem se cansar.

Dinkelsbühl vista do alto da torre da Catedral de St Georg


Parte da Marktplatz vista do alto


A parte histórica contida pela muralha não é grande


Lá embaixo, vemos a Igreja de St Paul


Sem dúvida, os 222 degraus valeram à pena


As três principais construções do centro vistas de cima


Foi difícil ir embora

Depois de descer da torre, preferimos entrar em um café/sorveteria ao lado da igreja. O local estava lotado, assim como todo o centro da cidade. Mas não de turistas e sim dos próprios habitantes que, vestidos em trajes típicos alemães, aguardavam algum desfile tradicional naquele dia. Não consegui descobrir o real significado do evento.

Mas imaginei que pudesse ter relação com um dos maiores orgulhos de Dinkelsbühl: o fato dela ter sido poupada pela tropa sueca (que invadiu a região durante a Guerra dos Trinta Anos) a pedido das crianças que viviam na cidade. Lenda ou não, este fato é comemorado até hoje pelos seus habitantes.

Une-se a isso o fato de Dinkelsbühl ter sido poupada da destruição durante as duas Guerras Mundiais do século XX, o que faz a gente pensar se há algum tipo de feitiço protegendo a cidade. Talvez a beleza incontestável do seu conjunto arquitetônico seja o real encantamento que fez com que ela fosse hoje uma das cidades mais bem preservadas de toda a Alemanha.

Pois é! Caminhar pelas ruas de Dinkelsbühl é ter a certeza de que tudo que você está vendo é genuinamente antigo. Nada foi reconstruído. Tudo é original. E, sem dúvida, isto aumenta ainda mais o encanto do vilarejo medieval.

Precisa demais alguma coisa para se convencer a incluir Dinkelsbühl no seu roteiro? Ou já basta o fato dela ser a mais bem preservada e mais bela cidade (pelo menos, para nós) de toda a Rota Romântica?





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário