Menu

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Como ir do aeroporto de Atenas até o centro da cidade

O aeroporto internacional de Atenas, conhecido como ElefthériosVenizélos, encontra-se a pouco mais de 30Km do centro da cidade, de forma que a corrida de táxi acaba saindo bem salgada, variando de 40 a 60 euros, dependendo do horário e da localização do seu hotel. 

Se o seu destino for o Porto de Pireus, então, com o objetivo de já pegar algum ferry com destino a alguma das ilhas gregas, este valor será ainda maior.

A boa notícia, no entanto, é que há transporte público ligando o aeroporto ao centro de Atenas:

Ônibus


Partindo de uma parada localizada entre as saídas 4 e 5 da área de desembarque do aeroporto, existem ônibus regulares que seguem até a Praça Syntagma (o seu ponto final), uma das áreas mais centrais de Atenas.

A Praça Syntagma, um dos pontos mais centrais de Atenas
 A linha de ônibus que faz esta rota é a X95. O ticket é comprado em um quiosque localizado no mesmo local da parada e custa, atualmente, 6 euros por pessoa.

Como a distância até o centro é considerável, o ônibus tem o inconveniente de demorar 60 a 70 minutos para fazer todo o trajeto, tempo este dependente do tráfego. Infelizmente, a linha não faz o caminho de forma direta, apresentando inúmeras paradas que acabam atrasando ainda mais a rota. 

Outra desvantagem é que o ônibus não possui local específico para guardar as malas, de modo que você precisa ir segurando-as durante o trajeto. No entanto, é a opção mais barata de se chegar ao centro.

Foi a opção escolhida por nós considerando a proximidade do nosso hotel da Praça Syntagma (poucos metros de distância).

O mapa abaixo mostra a localização da parada da linha X95 na praça:

A seta vermelha mostra o local onde de desce do ônibus vindo do aeroporto e a azul onde se deve pegá-lo para seguir até o aeroporto. Embora próximas, você deve esperar o ônibus realizar o desembarque e seguir para o ponto exato antes de subir no mesmo. Não faça como a gente que, sem saber disso, subimos na primeira parada e levamos uma bronca enorme no motorista. O certo é esperar.

Para retornar ao aeroporto, basta pegar a mesma linha também da Praça Syntagma. Lá, há um guichê para a compra do ticket.

Se quiser saber os horários de saída dos ônibus tanto do aeroporto quanto da praça, basta acessar este link. Como vantagem, eles funcionam 24h.

Metrô


O sistema metroviário de Atenas abrange o aeroporto internacional da cidade através da linha M3. Uma vez na área de desembarque, basta seguir as placas que sinalizam a estação de metrô integrada ao terminal. 

O ticket pode ser comprado tanto no guichê quanto em máquinas de auto-atendimento e deve ser validado antes da entrada no trem. Seu valor partindo do aeroporto não corresponde, no entanto, ao valor de um trajeto normal pela cidade (1,40 euros), acrescentando-se uma taxa que faz seu custo aumentar para 10 euros.

Entretanto, na compra de tickets para dois passageiros, há um desconto, ficando o valor final para os dois tickets em 18 euros. Caso sejam 3 passageiros, o valor total fica em 24 euros.

O trajeto de metrô até o centro da cidade dura cerca de 40 minutos (uma das vantagens sobre o ônibus). E há duas estações no centro da cidade: Syntagma e Monastiraki (basta escolher a sua baseado na localização do seu hotel).

O metrô saindo do aeroporto funciona das 6:30h da manhã às 23:30h e partem a cada 30 minutos.

Abaixo, o mapa do sistema metroviário de Atenas:

Mapa do metrô de Atenas


Trem Suburbano


Outra forma de deixar o aeroporto de Atenas é através do chamado Proastiakos, o trem suburbano da cidade. No entanto, a sua parada final será na Estação Central conhecida como Stathmos Larisis. Caso você se encontra hospedado próximo a esta estação, pode ser que valha à pena seguir de trem.

Da Estação Central, você pode pegar a linha M2 do metrô com destino à estação Syntagma. Sinceramente, não vemos muito sentido neste trajeto com conexão, sendo mais lógico pegar diretamente a linha M3 já no aeroporto.

Os trens partem com destino à Estação Central de hora em hora, começando às 6:15h da manhã e finalizando às 22:15h. O tempo de viagem é de cerca de 40 minutos e o ticket custa 10 euros.

Abaixo, o mapa das linhas do trem suburbano:




Obviamente, caso você queira chegar mais rápido ao seu hotel e não ter que ficar carregando a sua bagagem, pode pegar um táxi ou um Uber. Ou até mesmo alugar um carro no aeroporto e já sair dirigindo.

E se o seu destino, saindo do aeroporto, for diretamente o Porto de Pireus?

Como ir do aeroporto de Atenas ao porto de Pireus


Alguns turistas chegam ao aeroporto de Atenas já com o objetivo de seguirem direto para o Porto de Pireus, o principal porto da cidade de onde saem ferries regulares para as famosas ilhas gregas, como Mykonos e Santorini. Se este for o seu caso, as opções de transporte são as mesmas citatas acima com algumas diferenças:

Ônibus: se o seu destino for Pireus, a linha será outra, a X96. A parada fica no mesmo local da linha X95, entre as saídas 4 e 5 da área de desembarque. Também funciona 24h e os horários de saída podem ser vistos neste link. O tempo de viagem até o porto é de cerca de 90 minutos.

Metrô: para chegar ao porto, você precisará fazer uma baldeação na estação Monastiriki, pegando a linha M1 até a estação Pireus (a última desta linha). O restante, é semelhante ao explicado acima.

Trem Suburbano: neste caso, você seguirá os mesmos passos citados acima seguindo até a Estação Central, onde deverá fazer baldeação, pegando a linha de trem que segue até Pireus (veja no mapa das linhas de trem mostrado acima).

Usando o aeroporto de Atenas apenas como conexão


Mas pode ser também que você chegue ao aeroporto de Atenas à noite e já com uma conexão marcada para o outro dia. Neste caso, não vale à pena seguir até o centro, sendo mais lógico dormir em algum hotel próximo ao aeroporto.

Há um hotel localizado exatamente do lado de fora do terminal: o Sofitel Athens Airport. Achamos o seu valor bem salgado. Como, no início da viagem, nós precisamos dormir próximo ao aeroporto, acabamos optando por uma hospedagem mais simples nos arredores que contasse com transfer gratuito.

O Apartments Tina foi a nossa escolha. Embora simples, nos permitiu uma confortável noite de sono e teve como grande vantagem, além do valor mais em conta, o transfer que tanto nos pegou no aeroporto (basta deixar tudo combinado por e-mail) como nos deixou de volta no dia seguinte. O único ponto negativo foi o fraquíssimo café da manhã.

Na verdade, ficamos duas noites no hotel, nas nossas duas primeiras passagens pelo aeroporto de Atenas. Apenas na nossa quarta passagem pelo mesmo (nunca imaginei que visitaria tanto um mesmo aeroporto em uma mesma viagem) é que seguimos para o centro. Para, enfim, aproveitar tudo que a capital grega tem a oferecer.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários:

  1. Segue um alerta para quem vai de metro do centro de Atenas para o Aeroporto. Nem todos os trens que vão na direção do aeroporto chegam até lá, e quando vc compra o bilhete não há qualquer alerta sobre isso. A maior parte deles faz ponto final em determinada estação, antes do aeroporto, e você é obrigado a descer do vagão e esperar pelos (poucos) trens que vão até o destino final. A opção de ir de metro é muito válida, mas não dá para ir com o horário contadinho. Há que se reservar ao menos 1:30 h. para esse trajeto.

    ResponderExcluir