Menu

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Como é a visita à Acrópole de Atenas

Acrópole, que significa "cidade alta", era o ponto mais importante das cidades antigas (concentrando templos e palácios) construído, estrategicamente, em locais elevados, com o objetivo principal de proteção militar. A Grécia está repleta de antigas acrópoles, mas nenhuma é tão famosa quanto a de Atenas, localizada bem no centro da atual capital.

E toda esta fama se deve, em especial, aos magníficos monumentos construídos durante o século II a.C., pelo escultor grego Fídias (a mando de Péricles) sobre a superfície plana da colina.  Entre eles: o Partenon, construído em honra à deusa Atena, padroeira da cidade; e o Erecteion,  conhecido pelas  famosas cariátides, esculturas em formato feminino que serviam de colunas para a construção. Obviamente, a maior parte destas e de outras construções estão em ruínas ou em processo de restauração, mas, não por isso, são menos impactantes.

O Partenon, principal monumento da Acrópole de Atenas

E, merecidamente, a Acrópole se constitui na principal atração de Atenas. De vários pontos da cidade, é possível avistar o local e o seu entorno é a área da capital que mais turistas concentra. No seu topo, além de se visitar os seus diversos monumentos, é também possível ter uma vista em 360 graus de Atenas. 

Abaixo, listaremos algumas dicas que julgamos essenciais para que você programe a sua visita:


Qual o melhor horário para se visitar a Acrópole?


Considerando a enorme enxurrada de turistas que invadem a atração pela manhã, muitos deles acompanhando as muitas excursões que acabam preferindo este horário, recomendamos que você deixe a visita para depois da hora do almoço, especialmente, após as 15 horas.

Neste horário você não apenas irá se depará com uma multidão menor (embora continue sendo uma multidão) como também fará a sua visita com o sol mais baixo (a superfície plana da Acrópole é quase toda desprovida de sombra).

Qual o horário de funcionamento da Acrópole?


Se você pretende seguir a nossa dica acima, é importante ter em mente o horário de funcionamento da atração, que abre das 8 às 17 horas. Portanto, o ideal mesmo é chegar por lá pouco após às 15 horas, para não passar pouco tempo. Acreditamos que uma hora e meia é mais do que suficiente para explorar o local.

A última admissão ocorre às 16:30h.

Como comprar o ingresso da Acrópole?  


O ingresso de acesso à atração custa 20 euros e apenas pode ser comprado diretamente na bilheteria. Até o momento, não há opção de compra online.

No entanto, há uma outra forma de adquirir o ingresso fugindo das grandes filas que podem se formar na bilheteria do local: comprando o ticket combinado que dá direito a várias atrações arqueológicas de Atenas, além da Acrópole. O mesmo custa 30 euros e pode ser adquirido em qualquer uma destas outras atrações, muitas delas sem nenhuma fila. 

Falei sobre quais são estas outras atrações e dei mais detalhes sobre este ticket combinado no post sobre dicas gerais de Atenas.

Como chegar à Acrópole?


Se você estiver hospedado nos bairros de Plaka ou Manastiraki, poderá ir tranquilamente até a Acrópole caminhando. Para isso, você deverá chegar à rua conhecida como Dionysiou Areopagitou, de onde terá acesso à entrada da Acrópole No mapa abaixo, aponto esta rua:

O mapa marca a rua de acesso à Acrópole


Caso esteja em algum ponto mais afastado, poderá seguir para lá de metrô, pela linha M2, até a estação Akropoli. O mapa abaixo mostra a localização exata da estação (ao lado do Museu da Acrópole):

Mapa mostrando a linha M2 de metrô e a sua estação Akropoli, a mais próxima da Acrópole de Atenas

O que conhecer na Acrópole?


Uma vez tendo passado pela bilheteria, você deverá subir por um caminho pré-determinado que vai te levar às principais atrações a serem visitadas na Acrópole:

1. Odeão de Herodes Ático: a primeira construção com a qual o turista se depara é este antigo teatro construído por Herodes Ático como uma homenagem a sua falecida esposa. Foi construído na encosta da colina e, não exatamente, fazia parte da área principal da Acrópole. No século XX teve sua restauração iniciada e, atualmente, continua servindo de teatro para os atenienses.

O Odeão de Herodes Ático


2. Templo de Atena Nice: localizado à direita da antiga entrada da Acrópole (o Propileu), era um templo dedicado a uma das variações da deusa Atena, conhecida como Nice ou Nike, nome dado à deusa da vitória. Foi construído com o objetivo dos atenienses clamarem à deusa pela vitória nas guerras que travavam, especialmente, contra Esparta. Demolido pelos turcos, foi reconstruído após a independência grega.

O Templo de Atenas Nice visto durante a subida de acesso


3. Propileu: corresponde ao antigo portão que dava acesso às principais atrações do topo da Acrópole e fazia parte da antiga fortificação do local.

O Propileu


4. Partenon: assim que você atravessar o Propileu, dará de cara com as ruínas do mais famoso monumento da Acrópole e de toda Grécia. Em ruínas, será possível apenas imaginar o quão deslumbrante fora aquele templo antigo em seus áureos tempos. No Museu da Acrópole, no entanto, você poderá ver uma réplica do templo (além de inúmeras esculturas originais retiradas das escavações). 

Sua ruína teve como principal causa, além de guerras e terremotos, uma explosão causada durante a guerra entre os turcos, que dominavam a cidade na época, e os venezianos. Alguém teve a péssima ideia de utilizar o Partenon como depósito de pólvora (ninguém percebeu a consequência óbvia desta infame ideia?). E, hoje, os guindastes que trabalham na restauração e manutenção do monumento, praticamente, já se incorporaram a sua imagem.

O Partenon sendo restaurado


5. Erecteion: localizado à esquerda do Partenon, este é, provavelmente, o segundo monumento mais famoso da Acrópole. E isto se deve, em especial, as suas seis colunas em forma de mulheres, as chamadas cariátides. As presentes no templo, que foi construído em homenagem a Atena e Poseidón, são, na verdade, réplicas. As cariátides originais se encontram no Museu da Acrópole.

O Erecteion e as réplicas de suas cariátides (colunas com o formato feminino)


Além do Partenon e do Erecteion, a parte principal da Acrópole possuía inúmeras outras construções, cujas ruínas podem ser melhor entendidas contratando-se um guia local. Mas, sinceramente, só acho que valha à pena se você, realmente, fizer questão de conhecer tudo nos mínimos detalhes. Das duas vezes em que visitei a Acrópole, não contratei guia e saí de lá super satisfeito.

6. Teatro de Dionísio: após conhecer os monumentos anteriores e parar nos mirantes para se apreciar Atenas do alto, você pode retornar ao Odeão de Herodes Ático, de onde, no lugar de voltar pelo caminho de acesso, você pode prosseguir margeando a colina para seguir, entre as ruínas da área externa da Acrópole, até o antigo Teatro de Dionísio (veja no mapa abaixo), já na base da Acrópole. Esta antiga construção, erguida em homenagem a Dionísio, o deus grego do vinho, pode ser considerada o berço do teatro como o conhecemos hoje.


Mapa mostrando o caminho pela Acrópole relatado acima. Seguindo as setas: 1 - chegando à Acrópole margeando o Odeão de Herodes Ática; 2 - seguindo até o Templo de Atenas Nice e o Propileu; 3 - atravessando o Propileu; 4 - conhecendo o Partenon; 5 - conhecendo o Erecteion; 6 e 7 - percorrendo o restante da Acrópole e seus mirantes; 8 - saindo da área principal da Acrópole; 9 - margeando o Odeão em direção ao caminho que leva ao Teatro de Dionísio; 10 - passando pelas ruínas da encosta da Acrópole, como a cisterna Bizantina e o Templo de Asclépio; 11 - chegando ao Teatro de Dionísio. 

O Teatro de Dionísio


Qual o melhor local para se avistar a Acrópole?


Acima detalhei os principais monumentos presentes na Acrópole, mas você, como turista, certamente irá querer apreciar toda a imponência do lugar de fora, além de conseguir boas fotos com a principal atração de Atenas ao fundo. E, sem dúvidas, o melhor local para isso é o Areopagus Hill, um rochedo que pode ser acessado gratuitamente a qualquer horário do dia. 

Dez em cada dez turistas sobem o pequeno rochedo (há degraus já estrategicamente posicionados) para fotografar a Acrópole. De lá, é também possível avistar e fotografar a Ágora Antiga de Atenas. E não apenas de dia o rochedo faz sucesso. À noite, muitos visitantes o sobem para apreciar os monumentos iluminados, assim como a cidade.

No mapa abaixo, mostramos a localização do Areopagus Hill:

Localização do Areopagus Hill em relação à Acrópole


Vista da Acrópole a partir do Areopagus Hill


Muitos turistas passam um tempo sobre o rochedo seja apreciando a vista seja descansando


De um dos lados do rochedo, pode-se também avistar parte de Atenas


O rochedo permite uma das melhores vistas da Ágora Antiga do alto, com destaque para o Templo de Hefesto

O Templo de Hefesto, agora centralizado na foto

Retornamos ao Areopagus Hill na nossa segunda noite em Atenas apenas para poder apreciar a Acrópole toda iluminada. E não precisa ter medo: havia mais visitantes à noite do que de dia acima do rochedo, a maioria jovens que o sobrem para beber, conversar e namorar.


O que mais há para visitar nos arredores da Acrópole?


Vizinhos à Acrópole, há ainda duas outras atrações que você pode, facilmente, visitar no mesmo período em que estiver conhecendo a principal atração da cidade: O Monte Filopapo e o Museu da Acrópole. Este último está, obviamente, fortemente ligado à Acrópole, funcionando como um complemento ao mesmo.

Nós dedicaremos outros posts para falar sobre estas atrações.

E como foi a nossa visita?


Nós resolvemos conhecer a Acrópole já no primeiro dia em Atenas. Deixamos para visitá-la após às 15 horas e valeu à pena, pois, realmente, estava bem mais vazio do que a primeira vez em que a visitei, no horário da manhã. 

Inclusive, àquela hora, a fila na bilheteria estava bem pequena. Já havíamos, no entanto, comprado o ticket combinado no Templo de Zeus Olímpico naquele dia pela manhã e, após visitar o Areopagus Hill, seguimos direto em direção ao Odeão de Herodes Ático.

O teatro é fabuloso e deu muita vontade de assistir a algum espetáculo sentado naquelas históricas arquibancadas.

O magnífico Odeão de Herodes Ático (aquele monte atrás é o Monte Filopapo)


Seguindo para o Propileu, apreciamos o Templo de Atenas Nice e paramos na escadaria para fotografar as belas colunas remanescentes do antigo portão da Acrópole.

O Propileu


As belas colunas em torno do Propileu




O Templo de Atenas Nice visto do Propileu


Indo para a área principal da Acrópole, seguindo entre as colunas do Propileu

Entrando na área principal, era hora de nos encantar e fotografar (bastante) o Partenon e o Erecteion.

O lado frontal do Partenon. No topo, várias esculturas adornavam a estrutura (uma reconstrução é mostrada no Museu da Acrópole)


Uma das laterais do Partenon

A parte de trás do partenon
O Erecteion



As cariátides (suas réplicas, na verdade)





Mais foto do Partenon





Havíamos comprado, naquele dia, uma coroa de folhas de louro (algo que era bem típico na Grécia Antiga) e resolvemos colocá-la para tirar foto de frente ao Partenon. Foi aí que algo inusitado aconteceu:

Uma funcionária responsável pela fiscalização da zona arqueológica se aproximou e nos falou para não mais usar a coroa de louro. Segundo ela, aquilo era um desrespeito ao povo grego. Perguntamos o motivo e ela só continuou afirmando que era desrespeitoso. Confesso que, até hoje, não entendemos. Se é um desrespeito, por que é vendido? E é desrespeitoso por qual motivo? Por estarmos de frente a um templo dedicado a Atena? Mas ninguém mais acredita nestes deuses antigos, né? Ou acredita? Enfim, estamos até hoje perplexos.

Mas, obviamente, obedecemos e paramos de usar a coroa de folhas.

Continuamos, então, a nossa visita apreciando Atenas a partir dos vários mirantes presentes na Acrópole. Lá de cima, é possível ver várias outras atrações da cidade.

O Templo de Zeus Olímpico visto da Acrópole


Confesso que não acho Atenas uma cidade bonita vista do alto


São vários os pontos de observação do alto da Acrópole

A Ágora Romana vista da Acrópole


A Ágora Antiga vista da Acrópole



Um dos principais pontos de observação, por trás da Partenon

Museu da Acrópole visto do alto


Por fim, seguimos de volta ao Odeão e pegamos o caminho que vai margeando a encosta da colina. Passamos por mais ruínas, todas identificadas por placas explicativas e chegamos ao Teatro de Dionísio, nossa parada final naquele maravilhoso sítio arqueológico.

Ruínas na encosta da Acrópole


Ruínas do Templo de Asclépio


Chegando ao Teatro de Dionísio


Ao término da nossa visita, teria sido fantástico poder complementá-lo com o Museu da Acrópole. Inclusive, esta era a ideia inicial, estando presente no nosso roteiro. Mas acabamos deixando-o para o dia seguinte e, curiosamente, não faço mais a menor ideia do motivo de termos tomado esta decisão. Resolvemos, sabe-se lá porquê, seguir caminhando em direção à Ágora Antiga de Atenas.

Assunto para o próximo post...




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário