domingo, 21 de janeiro de 2018

Visitando o Templo de Zeus Olímpico, conhecendo o Estádio Panatenaico e almoçando no Bairro Plaka, em Atenas

Após 3 passagens pelo aeroporto de Atenas, sempre seguindo direto para outros destinos (como Zakynthos, Mykonos e Tel Aviv), finalmente, chegava o dia de seguir direto para o centro da cidade e começar a conhecer as suas principais atrações.

Chegamos em uma manhã, bem cedo, e seguimos de ônibus até o nosso hotel, localizado a alguns metros da Praça Syntagma, um dos locais mais centrais de Atenas. Já falei sobre como ir do aeroporto de Atenas até o centro e sobre onde se hospedar em Atenas em outras postagens.

E, entre as atrações que visitamos neste primeiro dia em Atenas, estavam: o Templo de Zeus Olímpico, O Jardim Nacional e o Estádio Panatenaico.

O Templo de Zeus Olímpico

Malas deixadas na recepção do hotel, saímos caminhando pela Praça Syntagma rumo ao Parlamento Grego localizado em frente à mesma, da qual é separado pela Avenida El. Venizelou. Não considero o prédio do parlamento uma construção que, realmente, chame a atenção. Alguns turistas se posicionam em frente ao local para assistir à troca da guarda, que, na verdade, corresponde apenas à troca de um guarda (com roupas e sapatos bem peculiares) pelo outro. Nada demais.

O Parlamento Grego

Na Praça Syntagma, além do ponto do ônibus que liga o centro ao aeroporto, fica também uma estação de metrô (a estação Syntagma). É também nesta praça onde ocorrem as manifestações da capital grega. Na época em que a crise na Grécia atingiu seu ápice, era nela onde os manifestantes se aglomeravam. Durante nossa passagem pela cidade, vimos apenas uma manifestação na ruas indo em direção à praça, mas já estávamos batendo perna e, quando retornamos ao hotel, já estava tudo normal.

Do Parlamento, seguimos pela avenida em direção ao Templo de Zeus Olímpico, localizado a poucos metros de onde estávamos. Fomos margeando o Jardim Nacional de Atenas que é, praticamente, o quintal do Parlamento Grego.

Caminho entre o Parlamento e o Templo de Zeus Olímpico

Chegando à bilheteria do Templo de Zeus Olímpico (cuja localização está mostrada no mapa abaixo), já solicitamos a compra do ticket combinado dos sítios arqueológicos de Atenas, o que já nos pouparia fila em todas as demais atrações, incluindo a Acrópole, que costuma ter as maiores filas. O ticket custa 30 euros e já falei sobre ele com mais detalhes quando dei algumas dicas úteis sobre Atenas.

Se não quiser adquirir o ticket combinado, o valor isolado do ingresso para o Templo de Zeus Olímpico é de 6 euros. O local está aberto das 8 às 15h (última admissão às 14:30h).

A seta azul no mapa mostra a localização da entrada e bilheteria do Templo de Zeus Olímpico

As colunas que sobraram do Templo de Zeus

O templo, na verdade, corresponde a uma zona arqueológica com vista para a Acrópole, onde se destaca algumas imponentes colunas gregas que formavam a estrutura da antiga construção erguida em homenagem a Zeus alguns anos a.C..

Das 104 colunas originais do templo, apenas 16 estão presentes no local, atualmente. As demais foram saqueadas para a construção de outros monumentos em Atenas (e até mesmo em Roma). Das 16, uma tombou em decorrência de um terremoto passado e, assim, foi deixada no chão.

A coluna tombada

Pausa para admirar as imponentes colunas do Templo de Zeus

Ao redor das colunas, pode-se encontrar alguns locais de escavação arqueológica e avistar a imponente Acrópole de Atenas.

Acrópole vista do Templo de Zeus Olímpico

Escavações arqueológicas ao redor do Templo de Zeus

Ao lado do local, basicamente entre as ruínas do templo e o bairro de Plaka, está o Arco de Adriano, que pode ser visto ainda do interior da zona arqueológica. Adriano foi um dos imperadores romanos que governaram Atenas, tendo sido, inclusive, o responsável pela finalização da construção do Templo de Zeus Olímpico.

O Arco de Adriano visto do Templo de Zeus. Do outro lado da rua, está o bairro de Plaka

Das ruínas do Templo de Zeus, resolvemos caminhar pelo Jardim Nacional de Atenas. Afinal, ele já estava ali em frente. Considerada a maior área verde da capital grega, o parque possui, além de variadas árvores, muitas estátuas e algumas fontes. Mas a sua construção que mais chama a atenção é o Zappeion. E foi para lá que nos dirigimos.

Jardim Nacional de Atenas

Estátua é o que não falta no Jardim Nacional

Fonte em frente ao Zeppeion, no Jardim Nacional de Atenas

Mapa mostrando o caminho entre o Templo de Zeus Olímpico e o Zappeion, localizado no Jardim Nacional de Atenas

O Zappeion

O prédio em estilo neoclássico foi construído no final do século XIX e tem sua história agregada ao início dos Jogos Olímpicos da Modernidade, tendo sido local de competição de esgrima nos jogos de 1896 e Vila Olímpica em 1906. Nos jogos de 2004, o prédio foi utilizado como centro da mídia.

E continuando pelas referência aos Jogos Olímpicos em Atenas, seguimos atravessando o Jardim Nacional em direção ao Estádio Panatenáico, onde foram realizados os primeiros jogos da era moderna.

Mapa mostrando o caminho entre o Zappeion e o Estádio Panatenaico

Chegando ao Estádio Panatenaico

Reconstruído para o reinício dos jogos em 1896, o local sedia eventos esportivos desde a antiguidade, tendo sido os Jogos das Panateneias (em homenagem à deusa Atena) os primeiros. O visitante pode acessar o seu interior e arquibancadas pagando o ingresso no valor de 5 euros, que dá direito a audio-guia  (com opção em português) e a uma exposição sobre a história do estádio.

O Estádio Panatenaico

Do lado de fora, no entanto, é possível ver todo o estádio e nós não sentimos necessidade de conhecer o seu interior. Para quem quer levar alguma lembrancinha relacionada às Olimpíadas, há um quiosque em frente ao estádio vendendo souvenirs relacionados.

A entrada ao estádio funciona das 8 às 19h de março a outrubro e das 8 às 17h de novembro a fevereiro. Para maiores informações, você pode acessar o link oficial da atração.

Àquela altura, a fome já estava batendo e era hora do almoço. Melhor local para almoçar em Atenas: Plaka, é claro. E o bairro estava ali próximo, separado do estádio apenas pelo Jardim Nacional. Retornamos, então, ao parque e o atravessamos, agora, no sentido inverso, conhecendo mais um pouco do local.

As estátuas do lado do Jardim Nacional voltado para o Estádio Panatenaico fazem referência aos Jogos Olímpicos

E lá fomos nós pelo Jardim Nacional rumo a Plaka

Logo estávamos no charmoso bairro de Plaka, aquele local da cidade que não pode faltar na sua visita a Atenas. Antes de escolher algumas das inúmeras e agradáveis tavernas gregas espalhadas pelo bairro, entramos em algumas lojas de souvenir (é o que mais tem no bairro) e já garantimos nossas primeiras lembrancinhas da cidade. Se você gosta de mitologia grega, vai enlouquecer nestas lojas, repletas de referências aos mais variados deuses e heróis mitológicos da Grécia.

Chegando ao charmoso bairro de Plaka

Loja é o que não falta em Plaka

E restaurantes (e turistas também)

Após nosso almoço, em uma mesa estrategicamente localizada ao ar livre em uma rua restrita a pedestres, seguimos caminhando pelo bairro sem pressa, rumo ao nosso hotel.

Caminhando por Plaka

E ainda caminharíamos (comeríamos) muitas vezes pelo bairro durante nossa passagem por Atenas

Olha o Arco de Adriano no final da rua

Igreja Ortodoxa Grega em Plaka

Vantagem de ter uma hospedagem bem localizada é poder dar uma parada no mesmo, tomar um banho e descansar antes de seguir para a próxima atração.

E a próxima atração seria a mais icônica de todas: a Acrópole de Atenas. Mas ela merece um post só para ela, concordam?