Menu

sábado, 17 de junho de 2017

Conhecendo Hout Bay e dirigindo pela Chapman´s Peak Drive

Hout Bay é uma bela baía rodeada por montanhas localizada no litoral sul de Cape Town e, facilmente, acessada de carro. Como já explicamos em outro post, visitamos o local durante o nosso trajeto até o Cabo da Boa Esperança.

Hout Bay


Para chegar até la, colocamos, no Waze do nosso celular, Hout Bay Habour como nossa primeira parada. A rota mais lógica seria aquela que vai sempre percorrendo o litoral, passando por Camps Bay para poder deixar a cidade. Como esta rota, no entanto, estava mais congestionada, o navegador acabou nos mandando por uma estrada mais interna (mas não por isso menos bonita), contornando a Table Mountain.

Após cerca de 30 a 40 minutos, chegávamos à praia. O local conta com um estacionamento amplo que fica ao lado de uma construção chamada Mariner´s Wharf, uma espécie de complexo de restaurantes.


O Mariner´s Wharf e o estacionamento ao lado


O estacionamento em Hout Bay Habour


Em frente ao estacionamento, encontra-se a praia, que, àquela hora da manhã, ainda estava pouco movimentada. Em frente ao Mariner´s Wharf, há um píer que vai adentrando pelo mar. 

Praia de Hout Bay ainda pouco movimentada àquela hora da manhã


A frente do Mariner´s Wharf visto do início do píer. Restaurantes ainda fechados àquela hora


Estacionamento e praia vistos do píer

O píer de Hout Bay Habour

No início do píer, um senhor estava jogando peixes para algumas focas. Óbvio que paramos para fotografá-las e, então, percebemos que a intenção do senhor era ganhar dinheiro dos turistas. Ele foi logo oferecendo um peixe (por um custo, claro) para nós mesmos jogá-lo às focas. Recusamos, mas mesmo assim ele pediu dinheiro já que estava atraindo as focas para os turistas verem. 

Focas em Hout Bay





As gaivotas também estavam de olho nos peixes





Logo depois, um outro senhor veio nos informar que não deveríamos ter dado o dinheiro, pois o objetivo era o de comprar droga. Não sei se era verdade ou se ele estava apenas implicando com o pedinte, pois, pouco tempo depois, o vimos comprando comida com o dinheiro que demos.









Uma vez em Hout Bay Habour, você tem duas opções: ficar por lá curtindo a praia ou apenas fotografar e apreciar a paisagem e, então, seguir viagem. Como a água do mar ali é muito fria, especialmente, àquela hora da manhã (eram umas 9 horas ainda), e ainda tínhamos muito o que fazer naquele dia, ficamos com a segunda opção. E seguimos para a Chapman´s Peak Drive, a estrada panorâmica que contorna a Hout Bay.

Quando ouvimos falar a primeira vez desta estrada panorâmica e lemos os relatos, era consenso o quanto a paisagem era incrível. Mas nada nos preparou para estar ali, vendo tudo aquilo de perto. E o melhor conselho que podemos dar é: não deixe de percorrer a Chapman´s Peak Drive!

Claro que você pode ir e voltar do Cabo da Boa Esperança sem passar por esta estrada, mas, na nossa opinião, só há um motivo para você exclui-la do roteiro: chuva. Tanto porque a paisagem vai estar escondida pela nuvens quanto porque a estrada deve ficar perigosa em dias chuvosos. Afinal, ela contorna as montanhas, apresentando, assim, muitas curvas sinuosas.

Felizmente, o dia em que fomos estava completamente aberto. Um lindo céu azul que nos permitiu uma experiência inesquecível pela Chapman´s Peak Drive.

Partindo de Hout Bay Habour, há placas sinalizando o acesso à estrada panorâmica. Basta segui-las. Tentamos utilizar o Waze, mas este fez a gente se perder. As placas que nos mostraram o acesso. 

Uma vez iniciando o trajeto pela estrada, o nosso primeiro impulso foi o de parar no primeiro acostamento que vimos para poder apreciar a paisagem com calma e começar a fotografar. Mas, logo depois, descobrimos que a estrada está repleta de mirantes com estacionamento. E são muitos mesmo. E, quando achávamos que já havíamos parado o suficiente, fazíamos uma curva e nos deparávamos com outro mirante com uma nova perspectiva da paisagem. E parávamos de novo. Não tem jeito. Se você está ali, é para parar e aproveitar ao máximo mesmo aquele visual.

Iniciando o trajeto pela Chapman´s Peak Drive












Uma informação importante: a Chapman´s Peak Drive tem pedágio. Mas o pedágio se localiza, mais ou menos, na metade da estrada. Você pode, inclusive, seguir até o pedágio e, então, fazer o retorno. No entanto, se a sua intenção for a de seguir até o Cabo da Boa Esperança, o melhor é pagar e seguir em frente, até porque outras belas paisagens surgirão no caminho. Os preços e formas de pagamento são mostrados em uma das fotos abaixo (lembre de ter dinheiro em espécie nas mãos).

Pedágio da Chapman´s Peak Drive


Valores e formas de pagamento do pedágio da Chapman´s Peak Drive


Passando pelo pedágio

E as belas paisagens continuam






Mais um mirante





Adicionar legenda





Outro mirante



E quando, enfim, estávamos saindo da estrada panorâmica, deixando a paisagem da Hout Bay para trás, fizemos uma curva e nos deparamos com a cena de uma linda praia de areias brancas contrastando com o incrível azul daquele mar. Óbvio que, assim como todos os turistas que passavam por lá, paramos no acostamento para apreciar.











Lembro bem o quanto estávamos empolgados com toda a beleza daquele país. Tudo o que queríamos gritar para o mundo naquele momento era: "Por favor!! Visitem a África do Sul!! Vocês não vão se arrepender!!"

E ainda teríamos mais emoções pelo caminho...


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários:

  1. Parabens e obrigados pelos posts!! Com muitas informações e bem escritos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ficamos muito felizes com este feedback! A intenção é esta: ajudar quem pretende realizar a mesma viagem! :)

      Excluir