Menu

domingo, 11 de junho de 2017

O por de sol em Signal Hill: um dos maiores espetáculos de Cape Town

Dez a cada dez turistas concordam em um ponto sobre Cape Town: o por do sol de lá é sensacional. E se tem um local recomendado (e bem disputado) para se assistir a este espetáculo diário na cidade ele se chama Signal Hill, uma colina localizada ao lado da Lion´s Head e bem próxima dos principais pontos da cidade. É para o topo desta colina que muitos se dirigem no final do dia para assistir ao sol desaparecendo na linha do horizonte entre o Atlântico e o céu sul-africano.

E foi exatamente este o nosso programa no final do nosso segundo dia em Cape Town.

Por do sol visto do topo da Signal Hill


Como chegar ao topo da Signal Hill

Se você fizer como nós e alugar um carro, não terá dificuldade em acessar o topo da colina. A localização é bem central e há acesso tanto para quem estiver partindo de Camps Bay quanto para quem estiver no centro da cidade. Seja de qual direção você estiver vindo, em algum momento, as estradas vão confluir e o caminho até o topo se tornará único. A estrada tem mão dupla e, como percorre a encosta de uma colina, é, obviamente, cheia de curvas e margeada por um precipício. Mas não tenha medo. Dá para dirigir por ela sem maiores problemas.

No caminho, você acabará passando pelo início da trilha até o topo da Lion´s Head (afinal, esta montanha está ali, ao lado da Signal Hill). Esta trilha é uma subida até um outro popular local para se assistir ao por do sol. Mas como só pode ser completada a pé e, assim, tem um acesso mais difícil, nem todos se aventuram (nós, por exemplo, preferimos seguir para o topo da Signal Hill, mas, se tivéssemos tido um dia a mais na cidade, provavelmente, teríamos nos aventurado).

Signal Hill e sua vizinha Lion´s Head (mais alta)

Chegando, enfim, ao topo da colina, nos deparamos com um problema: o estacionamento do local é bem pequeno e não tem como comportar o fluxo de carro que vai chegando. Ainda conseguimos uma "vaga" bem apertada, mas, na verdade, os carros vão parando em todo espaço disponível e bloqueando uns aos outros. Ou seja, se você quiser ver o por do sol e sair rapidamente dali, esqueça. Haverá carros te trancando de todos os lados. E se você chegar mais tarde, vai ter que parar nos acostamentos da própria estrada. 

Todos trancam todos (e olha que quando tirei esta foto, muitos carros já tinham partido)

No final, quando todos resolvem ir embora, é um caos. O que nós fizemos? Resolvemos esperar pelo menos 90% dos carros saírem dali para podermos ir embora. E, mesmo quando o acesso do nosso carro já estava liberado, esperamos mais um pouco, pois a fila de carro descendo a estrada na encosta da colina era enorme e nós achamos mais seguro descer com um fluxo menor.

Uma outra forma de se chegar ao topo caso você esteja sem carro (ou prefira evitar o estresse do estacionamento) é ir com o ônibus turístico City Sightseeing. Na verdade, há um ônibus especial desta empresa cujo objetivo é o de apenas seguir para o topo da Signal Hill ao final de cada dia. É o Cape Town Sunset Bus. Ele parte do V&A Waterfront (próximo ao Two Oceans Aquarium), diariamente, entre às 17:30 e 18h. Aconselho chegar cedo, especialmente, durante o verão, para não correr o risco de não encontrar mais vaga no ônibus. No retorno, o ônibus te deixará exatamente no mesmo local e o tempo de passeio deverá demorar entre 2 a 3 horas, dependendo do fluxo de carros para subir e descer a colina.

O Cape Town Sunset Bus no topo da Signal Hill

Outra alternativa seria seguir ao topo da colina de táxi. O problema seria a volta, já que não lembro de ter visto táxi lá em cima, de forma que você teria que combinar previamente com o taxista para ficar te esperando ou retornar depois.

O topo da Signal Hill

Uma vez no topo da colina, é hora de se sentar em meio à multidão e apreciar o belíssimo por do sol. Obviamente, você deve escolher um dia aberto para poder ter uma experiência completa. No local, há uma grande lona estendida no chão para que os visitantes possam se sentar mais à vontade. Muitos levam comida e bebidas e fazem um piquenique enquanto aguardam o espetáculo. Há banheiros ao lado do estacionamento local. E nada é cobrado para se visitar a colina.

No topo da Signal Hill


Lona estendida para os visitantes











Do alto da Signal Hill, além do mar a sua frente e de um pouco da cidade vista entre o oceano e a colina, é possível avistar também a própria Table Mountain na parte de trás, assim como a Lion´s Head. Uma moldura, semelhante a que você encontra no V&A Waterfront, está estrategicamente colocada aqui também para quem quiser uma foto com a famosa montanha as suas costas.

A Table Mountain vista da Signal Hill





Table Mountain e Lion´s Head vistas do topo da Signal Hill


A Lion´s Head


Uma parte dos 12 Apóstolos vista da Signal Hill












E se você estiver se perguntando se vale mesmo à pena subir ao topo da colina para ver este por do sol, não tenha dúvidas. Na nossa opinião, é um dos passeios mais indispensáveis em Cape Town. E o por do sol visto de lá é, realmente, um dos mais bonitos ao qual já assistimos. Obviamente, você pode trocar o topo da Signal Hill pelo topo da Lion´s Head (mais alta). Faça a sua escolha ou, se tiver tempo, visite as duas.







Momento de contemplação




























Como já falei acima, aguardamos a multidão ir embora enquanto assistíamos Cape Town se iluminar. Quando descemos, o fluxo de carros já estava muito menor. E a descida noturna acabou nos presenteando com uma incrível vista da cidade iluminada. 

Um passeio incrível para finalizar nosso segundo dia nesta apaixonante cidade.


OBS:
01. Este post não recebeu qualquer tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário