Menu

sábado, 10 de junho de 2017

As praias de Cape Town: Dolphin Beach, Green Point e Sea Point

No nosso primeiro dia em Cape Town, havíamos conhecido duas das suas principais praias: Camps Bay e Clifton Beach. No nosso segundo dia, fomos a Sea Point e Green Point (localizadas entre as praias citadas anteriormente e o V&A Waterfront), além de dirigir até as praias localizadas mais ao norte da cidade.

As praias do norte


Seguimos de carro, após a nossa visita ao jardim botânico de Cape Town, para o norte da cidade, com objetivo de conhecer uma das praias desta área mais afastada do centro. Mas qual era, exatamente, o nosso objetivo, já que estas praias não são tão populares entre os turistas? Na verdade, o que mais queríamos era ter a acesso à vista privilegiada da Table Mountain que se tem a partir destas praias. A imponente montanha pode ser vista de longe ao mesmo tempo em que você pode aproveitar a fina e branca faixa de areia banhada pelo lindo mar azulado da África do Sul.

No caminho, já foi possível perceber que aquela era uma área privilegiada da cidade, com inúmeros condomínios caros à beira-mar. Escolhemos a Dolphin Beach para parar o nosso carro (foi mesmo uma escolha aleatória). A orla toda parece ter estacionamento público e não tivemos nenhuma dificuldade para achar uma vaga. Provavelmente, por ser dia de semana, a praia estava bem vazia.

Infelizmente, naquele dia, mesmo com céu limpo e ensolarado, havia uma espécie de névoa deixando as paisagens do horizonte com um aspecto esfumaçado, de modo que não foi possível apreciar a Table Mountain com toda a nitidez que queríamos.

A Table Mountain "esfumaçada" no horizonte



Dolphin Beach


Adicionar legenda


A estrada que margeia o litoral norte de Cape Town

Aproveitamos e escolhemos um restaurante com uma varanda da qual era possível manter a nossa vista para a Table Mountain. Pedi camarões gigantes e me espantei ao ver que eles eram realmente enormes (além de deliciosos). E tivemos um momento bem agradável ali, almoçando diante de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, mesmo ela estando um pouco desfocada. O nome do restaurante é Catch 22.

Nossa vista enquanto almoçávamos



A visibilidade da Table Mountain já estava melhor ao final do nosso almoço


Adicionar legenda




É importante frisar que, durante o passeio de barco até a Robben Island, também é possível ver a Table Mountain de longe. Mas se você quiser ter uma perspectiva diferente da mesma e ainda aproveitar para conhecer outra região de Cape Town (e estiver de carro), indicamos demais o norte da cidade.

Green Point


Terminado o nosso almoço, dirigimos, então, até Green Point, que está mais para um bairro à beira-mar do que para uma praia em si, já que não há faixas de areia disponíveis. Toda a orla à beira-mar é pavimentada, ao mesmo tempo que é repleta de áreas verdes, promenades e mirantes para o mar. 

Green Point


Sem faixas de areia


Banho de mar aqui nem pensar

Green Point fica ao lado do V&A Waterfront e abriga o estádio da cidade que ficou famoso durante a Copa de 2010 da África do Sul. O bairro é composto por edifícios de poucos andares (aparentemente não é nada barato morar ali) e conta com um parque verde para chamar de seu: o Green Point Park. Em frente à entrada oeste deste parque, está localizado um antigo farol: o Green Point Lighthouse, o mais antigo farol ainda em operação da África do Sul.

Estádio de Cape Town


Adicionar legenda


Green Point


Signal Hill e Lion´s Head vistas a partir da orla de Green Point


Green Point Lighthouse


Aqui também tem parada do ônibus turístico





Nosso maior tempo em Green Point foi, na verdade, gasto no agradável Green Point Park. Passamos um bom tempo sentados na grama embaixo de uma árvore, nos protegendo do sol castigante daquele dia, enquanto apreciávamos os habitantes da cidade passeando pelo parque e avistávamos, ao fundo, a Lion´s Head e a Signal Hill (que seria nosso destino ainda ao final daquele dia). 

Estádio de Cape Town, localizado à esquerda da entrada oeste do Green Point Park


Green Point Park





Campo de golf

O farol visto do Green Point Park


Apreciando a Signal Hill e a Lion´s Head

Confesso que estávamos cada vez mais impressionados com a estrutura e a consciência urbana da cidade. Muitas áreas públicas ao ar livre, muita área verde, tudo muito limpo, prédios baixos na orla, ruas impecáveis. Um conjunto de fatores que, certamente, melhora a qualidade de vida de quem mora ali.

Sea Point


Saímos de Green Point em direção a sua vizinha: Sea Point. Seria possível fazer o trajeto caminhando ou até mesmo alugar uma bicicleta e sair pedalando pela orla. No entanto, o sol estava, realmente, escaldante e preferimos seguir de carro mesmo.

Sea Point tem uma estrutura bem semelhante a Green Point. Há algumas pequenas faixas de areia para quem quiser entrar no mar e piscinas públicas para quem quiser se refrescar. Estacionamos o carro na avenida (a Beach Road) e seguimos explorando toda a promenade de frente para o mar.

No caminho, parques com balanços e gangorras para diversão das crianças, ciclovias, área para caminhada e corrida (tendo o mar como companhia) e uma escultura curiosa: enormes óculos voltados para o mar (inspirados nos óculos de Nelson Mandela).

Sea Point











Olha Green Point ali do lado








Faixa de areia em Sea Point

Os óculos gigantes em Sea Point









Sem dúvida, tando Green Point quanto Sea Point nos pareceu áreas extremamente agradáveis para se viver em Cape Town. Da mesma forma, deve ser bastante agradável e prático se hospedar nestes bairros, já que você ficaria entre o Waterfront e Camps Bay e ainda bem próximo do centro da cidade.

Mas como deu para perceber, se você quiser mesmo curtir uma praia, deverá ir para Camps Bay ou Clifton Beach (ou algumas das praias do norte, se não quiser muita badalação).

Após nosso passeio por estes dois interessantes bairros à beira-mar de Cape Town, já estávamos, novamente, com fome. A solução: corremos para o Waterfront (para variar), escolhemos um café e lanchamos enquanto ouvíamos as músicas tocadas por um grupo local do lado de fora e aguardávamos a hora de seguirmos para a Signal Hill, de onde assistiríamos ao famoso por do sol da cidade.

OBS:
01. Este post não recebeu qualquer tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário