Menu

terça-feira, 20 de junho de 2017

Boulders Beach, a praia dos pinguins africanos

Como parte da nossa visita ao Cabo da Boa Esperança, não tinha como deixarmos de fazer uma parada na incrível Boulders Beach. Afinal, a praia localiza-se no caminho e é habitat de uma colônia inteira de pinguins africanos. Tinha como não querer conhecer estes graciosos animais?

Boulders Beach e sua colônia de pinguins africanos

Já explicamos como organizamos o nosso trajeto e as nossas paradas, no dia em que visitamos o Cabo da Boa Esperança, em outro post. E, como já contamos lá, deixamos a Boulders Beach, localizada na costa leste da península, para o retorno, após a nossa incrível visita ao Cape of Good Hope. O tempo de viagem entre o Cabo e a praia foi de cerca de 30 minutos de carro.

Boulders Beach se localiza, na verdade, em uma pequena cidade, chamada Simon´s Town. Como toda cidade litorânea que vimos pelo país, ela, embora pequena, tem boa estrutura, com excelentes casas de praia, convidativas para quem quer morar ou apenas passar um fim de semana na praia.

Para aqueles que chegam lá apenas para visitar a praia dos pinguins, há um estacionamento amplo, localizado na Seaforfh Rd, entre as ruas Gay Rd e Kleintuin Rd (veja no mapa abaixo). Uma vez saindo do carro, você deverá caminhar sempre em frente por esta última rua, em direção ao centro de visitantes. No caminho, muitos souvenirs sendo vendidos e muitas sorveterias (obviamente, já planejamos o sorvete para a volta).

Mapa mostrando a localização do estacionamento e o caminho a ser percorrido até o Boulders Visitor Centre
Seguindo a rua em direção ao Centro de Visitantes


Pinguins logo em frente e souvenirs à venda


Adicionar legenda


E antes de chegar ao Centro de Visitantes, olha quem encontramos no meio da mata


O Centro de Visitantes, onde está a bilheteria e o acesso à praia

Chegando ao Centro de Visitantes, compramos o ingresso (estava custando 70 rands por pessoa) e, então, acessamos uma passarela de madeira que vai percorrendo a praia. No início, a gente ia vendo um ou outro pinguim. E parando, claro, para apreciar a fofura destas aves e o jeito divertido como elas caminham. À medida que fomos avançando na passarela, a quantidade de pinguins foi aumentando, até que chegamos ao final e tivemos a fantástica visão da colônia inteira na praia.

A passarela


Um pinguim!!!


Continuando...


Dois pinguins!!


Três pinguins!!


Muitos pinguins!!


Uma colônia inteira deles!!


Muita emoção!!







Foi maravilhoso (e emocionante) conhecer os pinguins africanos no seu habitat natural. Ali, a praia é deles, a areia é deles, o mar é deles. E os humanos só podem ver tudo de longe. É possível passar minutos observando a forma de vida deles. Enquanto uns caminhavam, outros brigavam, outros namoravam, outros nadavam e outros apenas tomavam banho de sol. Engraçado também vê-los correndo da água sempre que uma nova onda arrebentava na areia.

Mas o espaço ali para os visitantes não é tão amplo e você acaba ficando espremido no meio dos outros turistas, todos querendo uma posição estratégica para fotografar os astros daquele lugar. Foi aí que percebemos que, do outro lado da praia, havia outra passarela com ponto de observação para os animais e ela estava bem vazia. Bastou a gente retornar ao centro de visitantes e, de lá, acessar esta outra passarela.

Olha o ponto de observação da outra passarela bem mais vazia do outro lado
E o lha a primeira passarela como estava

Enquanto a primeira passarela é toda pela praia, esta outra segue pelo meio da vegetação (por isso, ela é mais escondida), até chegar ao ponto de observação. E estava mesmo vazio. Muito melhor agora. Podíamos tirar a foto que quiséssemos e apreciar toda a colônia de pinguins sem ninguém nos espremendo. Não entendemos porque os demais turistas não fizeram o mesmo que nós. Mas, enfim, fica a dica.










Além do acesso a estas duas passarelas, o centro de visitantes conta também com um café e com banheiros.

E uma informação importante: a Boulders Beach não é apenas uma atração turística, mas também um centro de preservação ambiental. Os pinguins recebem todo o cuidado necessário para a sua preservação, contando com o apoio de biólogos e demais especialistas na área. E por que isto é importante? Porque esses fascinantes animais estão em extinção. Estima-se que, em 50 anos, a população de pinguins africanos despencou em 80%. Assim, ao pagar para visitar o local, você está não apenas se dando o prazer de conhecer estas fofíssimas aves como também está ajudando a preservá-las!

Após explorar ao máximo as duas passarelas que citamos anteriormente e sair do centro de visitantes, você não precisa ir embora ainda. Vizinho ao centro e representando praticamente uma continuação da rua que nos leva até ali (a Kleintuin Rd), há um caminho que vai até uma praia onde o nosso acesso à areia e o banho de mar são permitidos. E o melhor: com a presença de alguns pinguins. Claro que não há a mesma quantidade vista no meio da colônia. Mas é uma ótima forma de tentar interagir um pouco com um ou outro pinguim. Só lembre-se de que não devemos chegar muito perto, nem tocá-los e, muito menos, alimentá-los.

À esquerda, está o centro de visitantes e, à direita, o caminho (com acesso gratuito) até a praia onde o banho é permitido


E lá fomos nós por este caminho



Ao longo deste caminho, é também possível ver alguns poucos pinguins em meio à mata ou nas pedras mais abaixo. É até uma forma de ver os animais sem precisar pagar, mas esteja avisado que você não verá nem 10% da colônia inteira.

Se você fizer esforço, vai conseguir notar que há pinguins entre as pedras  (à direita da foto) e até dois seres humanos entre eles
Chegando ao final do caminho, já no acesso para a praia, há uma catraca e uma bilheteria. Isso mesmo, para curtir a praia, é preciso pagar 70 rands. A não ser que você já tenha adquirido o ingresso no centro de visitantes. Neste caso, basta mostrá-lo e seu acesso é liberado.

Bilheteria para acessar a praia


A pequena praia onde pinguins e seres humanos podem dividir o mesmo espaço

Pois acreditem: mesmo sabendo que nós não precisávamos pagar mais 70 rands, eu esqueci completamente desta informação e nós desistimos de acessar a praia porque achávamos que teríamos que pagar novamente. Raiva quando me dei conta disso, já de volta ao Brasil! Perdemos a chance de chegar ainda mais perto dos pinguins.

Pegamos, então, o caminho de volta e, desta vez, paramos para fotografar não mais os pinguins, mas os simpáticos dassies, comuns também por ali. Nós conhecemos estes animais no topo da Table Mountain (e falamos sobre eles no post específico), mas é impossível não querer mais fotos deles ao reencontrá-los.

Também tem dassie na praia dos pinguins

No retorno para o nosso carro, paramos para tomar o sorvete que já ficara em nossa mente na chegada e, então, retornamos à estrada para seguir viagem, não de volta para Cape Town, de onde saíramos naquela manhã, mas para uma pequena cidade litorânea do sul do país, Hermanus, onde dormiríamos naquela noite.

Boulders Beach foi, então, o final perfeito dos passeios de um dia maravilhoso, que contou com paisagens espetaculares, estradas panorâmicas, avestruzes no meio da estrada, visita ao histórico Cabo da Boa Esperança e contato com os simpaticíssimos pinguins africanos. Não tinha como ter sido um dia melhor!


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário