Menu

domingo, 4 de junho de 2017

Visitando o Kirstenbosch Garden, o jardim botânico de Cape Town

Com mais de 500 hectares e localizado aos pés da Table Mountain, o Kirstenbosch National Botanical Garden é um dos principais jardins botânicos da África do Sul e tem como objetivo cuidar e preservar a rica flora do país africano. E, como todo jardim botânico ao redor do mundo, encanta pela biodiversidade e pela natureza. Mas com um diferencial: parte da cadeia de montanhas da Table Mountain adornando o seu entorno.

Kirstenbosch National Botanical Garden


Kirstenbosch National Botanical Garden

Para conhecer o jardim, nós reservamos um turno do nosso dia. Até porque, diferente das outras principais atrações turísticas da cidade, ele se encontra em um local bem mais afastado do centro. Como acabamos resolvendo alugar um carro, não tivemos dificuldade, mas se este não for o seu caso, sobram duas alternativas: táxi (ou Uber) e o ônibus turístico Hop On Hop Off (linha azul), que passa no local a cada 20 minutos no verão (sendo o primeiro às 9:50h e o último às 16:20). No inverno, o intervalo desses ônibus passa a ser a cada 35 minutos. Em relação ao MyCiti, a rede pública de ônibus da cidade, não há parada próxima ao jardim.


O Kirstenbosch Garden conta com estacionamento local em frente à bilheteria. O ingresso para visitação custa 60 rands e o horário de funcionamento vai das 8 às 19h (de setembro a março) e das 8 às 18h (de abril a agosto). 

Bilheteria do jardim botânico bem em frente ao estacionamento local


Bilheteria

O jardim foi o nosso primeiro passeio no segundo dia em Cape Town. Na verdade, queríamos, inicialmente, visitá-lo à tarde, já que costumam ocorrer apresentações musicais ao final do dia em um palco localizado no interior do jardim. Os espectadores sentam-se na grama ao ar livre e aproveitam a música em meio à natureza. Deve ser uma experiência magnífica. No entanto, a programação dos dias em que estivemos na cidade não nos interessou. O que queríamos mesmo era assistir a uma apresentação da orquestra sinfônica, que não ocorreria naquela semana. Sugerimos que você cheque a programação no site oficial para poder se organizar.

Palco onde ocorrem as apresentações


Área em frente ao palco


Sendo assim, visitamos o jardim logo pela manhã. O local estava bem tranquilo, ainda com poucos visitantes às 9:30h, quando lá chegamos. Tudo no jardim é muito bem cuidado. Os caminhos em meio à natureza são bem agradáveis e as montanhas em volta tornam tudo ainda mais especial.

Esculturas embelezam o jardim logo após a entrada































O único problema mesmo são os visitantes que parecem se esquecer que estão em uma área de preservação e ficam jogando os cigarros que fumam no chão. Quando os fumantes irão entender que cigarro também é lixo?

Na entrada, você recebe um mapa da área, mas confesso que prestamos pouca atenção nele e preferimos caminhar sem destino e sem pressa em meio à natureza, parando várias vezes para contemplar o ambiente e fotografar, claro! E não se preocupe: há placas sinalizadas ao longo do jardim.














Logo após a entrada, há uma loja vendendo produtos relacionados à jardinagem. Há também banheiros e um café, onde, ao final do passeio, tomamos um sorvete, enquanto descansávamos da caminhada pelo jardim botânico.

Centro de visitantes, com banheiros, lojas e um café

Era apenas o início do nosso segundo dia na África do Sul, mas àquela altura já tínhamos certeza de uma coisa: a exuberância da natureza daquele país seria o ponto alto da nossa viagem. E não estávamos enganados...


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.


2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário