Menu

sábado, 3 de junho de 2017

V&A Waterfront, uma das áreas públicas mais agradáveis de Cape Town

O Victoria & Alfred (V&A) Waterfront corresponde a um complexo urbano ao ar livre situado em um antigo cais de Cape Town e, assim, de frente para o mar. Restaurantes, cafés e lojas (incluindo um dos principais shoppings da cidade: o Victoria Wharf) dividem o espaço com inúmeras atrações, como um Aquário (o Two Oceans Aquarium), uma roda-gigante e alguns museus (como o do diamante e o de arte contemporânea). Tudo isso com a exuberante Table Mountain as suas costas, complementando a paisagem.

V&A Waterfront victo do mar em um final de tarde (foto tirada do barco no nosso retorno da Robben Island)

Com tudo isso, não foi nenhuma surpresa constatar que a área é uma das mais populares e visitadas da cidade. E logo se tornou um dos nossos locais preferidos em Cape Town. Na verdade, seguimos direto para lá, após visitar Clifton Beach, com o objetivo de comprar o ingresso para visitar a Robben Island (é também no Waterfront que se localiza a bilheteria e o cais de onde partem os barcos para a ilha) e, então, seguir direto para o nosso hotel, já que aquela altura não havíamos realizado ainda o nosso check-in. Mas gostamos tanto da atmosfera do lugar que decidimos ficar por lá mesmo, curtindo o fim daquele primeiro incrível dia na cidade.

O melhor do Waterfront, na nossa opinião, é andar ao ar livre entre suas lojas e restaurantes, admirando a bonita arquitetura dos seus prédios, entrando e saindo das inúmeras lojas de souvenir espalhadas pelo complexo, parando para admirar as apresentações de grupos musicais tipicamente africanos e escolhendo um bom café ou restaurante.


V%A Waterfront





Adicionar legenda













É comum se deparar com a apresentação de grupos musicais locais promovendo seu trabalho pelo Waterfront

Um dos locais mais disputados pelos turistas que visitam o V&A Waterfront é a moldura vazada que permite uma foto da pessoa com a Table Mountain emoldurada ao fundo. Uma fila se forma em frente e é preciso ter um pouco de paciência se você quiser uma foto no local.





A Torre do Relógio, com sua clássica arquitetura inglesa colonial, é outra atração do local e fica próximo ao local de saída dos barcos para a Robben Island: o Nelson Mandela Gateway.

A Torre do Relógio


O Nelson Mandela Gateway




Como já falei antes, há também um shopping no local, o Victoria Wharf. Este é composto por inúmeras lojas, incluindo de muitas marcas famosas. Não chegamos a entrar nestas lojas, mas já ouvi falar que elas contam com preços razoáveis (melhores do que no Brasil, pelo menos) e podem ser uma atração a parte para quem não dispensa uma compra nas suas viagens. Particularmente, tudo que não queríamos era gastar nosso tempo dentro de um shopping (já temos muitos onde moramos). E, portanto, passamos pouco tempo no seu interior.

Victoria Wharf

Há bons restaurantes na área externa do Victoria Wharf. Jantamos no San Marco e aprovamos.

Na verdade, o melhor do Victoria Wharf, na nossa opinião, são suas varandas no primeiro andar, de onde se tem uma ótima vista não apenas do próprio Waterfront mas também da Table Mountain (sempre ela embelezando qualquer das vistas de Cape Town).

Waterfront visto do primeiro andar do Victoria Wharf. Ao fundo, a Signal Hill







Não chegamos a visitar o Aquário, embora tenhamos retornado ao Waterfront mais duas vezes posteriormente, mais por uma questão de opção mesmo, um vez que já conhecemos outros aquários em outras cidades. Mas deixarei o link da atração aqui para quem quiser mais informações sobre a atração.

Para quem estiver de carro, o ideal é seguir até o Victoria Warf para deixar o carro no estacionamento do shopping. Há opções cobertas e a céu aberto. Achamos o valor um pouco salgado, mas, sem dúvida, era a melhor opção para estacionar na área. Vale lembrar que o pagamento é feito apenas em máquinas de auto-atendimento e estas não aceitam cartão de crédito.

Para quem estiver explorando a cidade nos ônibus turísticos Hop On Hop Off, há uma parada específica no Waterfront.

Como disse anteriormente, terminamos aquele final de dia passeando pela área e escolhemos um restaurante para jantar ali mesmo (o San Marco), antes de seguirmos, finalmente, já à noite, para o nosso hotel. Nos dias que se seguiram, não resistimos e, sempre que podíamos, retornávamos ao local, seja para pegar o barco até a Robben Island seja apenas para bater perna e parar em algum café. O Waterfront tornou-se, praticamente, o nosso point em Cape Town.




OBS:
1. Este post não recebeu qualquer tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário