Menu

sábado, 27 de maio de 2017

Visitando a Table Mountain

Confesso que estava bastante ansioso em relação a nossa visita a Table Mountain em decorrência da enorme influência que o clima exerce sobre o funcionamento do teleférico que nos deixa no topo da montanha. Se o dia estiver fechado, nem adianta querer subir pois a sua visibilidade estará prejudicada. Mas mesmo com o tempo aberto, se estiver ventando muito (o que não é raro em Cape Town), o teleférico estará fechado.

Sendo assim, deixamos o dia e horário de visita a Table Mountain em aberto no nosso roteiro, decidindo correr para lá no primeiro momento em que o teleférico estivesse funcionando (na verdade, é isso que 10 em cada 10 turistas que vão a Cape Town fazem).

Pois imaginem a nossa alegria quando o avião começou a sobrevoar a cidade e vimos que o dia estava perfeito!!

Um dia perfeito para conhecer subir ao topo da Table Mountain

Havíamos alugado um carro pela Hertz a ser pego no aeroporto e, como ainda era 8 horas da manhã quando pousamos e não poderíamos ainda fazer nosso check-in no hotel, não pensamos duas vezes e seguimos direto para a Table Mountain do aeroporto.

Neste momento, já estávamos super felizes com o dia lindo que estava fazendo na cidade (e que iria continuar pelos próximos dias em que estivemos por lá). Uma grata surpresa após o dia nublado e chuvoso que havíamos pego em Durban no dia anterior (nosso voo do Brasil tinha, na verdade, como destino final, esta cidade da costa leste sul-africana, a qual, infelizmente, não podemos conhecer direito nas poucas horas em que ficamos lá antes de voar para a Cidade do Cabo).

Mas o que importava era: a nossa visita a uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo estava garantida. E, realmente, demos sorte, já que, segundo um casal brasileiro que conhecemos no teleférico, o acesso esteve interrompido nos 3 dias anteriores (inclusive, um outro brasileiro que eles haviam conhecido, havia ido embora da cidade no dia anterior sem conseguir subir a Table Mountain).

Já avistando a Table Mountain enquanto dirigíamos após deixar o aeroporto


Logicamente, após tantos dias de acesso interrompido, todos os turistas correram para lá. Resultado: filas longas e multidão. Mas estávamos empolgados demais e este detalhe não atrapalhou a nossa experiência.

Como chegar a Table Mountain


Para acessar o topo da famosa montanha sul-africana, há duas opções: subir a pé ou pegar o teleférico (esta última sendo a mais utilizada pelos turistas). 

Se você estiver de carro, como nós, basta colocar no GPS ou no aplicativo de navegação que estiver utilizando: Lower Cable Station, Trafelberg Road. A estrada em que se localiza a estação do teleférico fica um pouco afastada da área urbana da cidade, já que está inserida no Table Mountain National Park, contornando a encosta da montanha. Não há um estacionamento específico no local e todos vão parando o carro no pseudo-acostamento que existe na estrada. Flanelinhas (super comuns no país) já estarão por lá quando você estiver estacionando.

Carros estacionados próximo à estação inferior do teleférico

Nem descemos do carro direito e já estávamos tirando foto. Esta é a Lion´s Head


Mas se você não tiver alugado um carro na cidade, não se desespere. Há outras formas de se chegar na estação do teleférico:

1. Táxi ou Uber
2. Ônibus local: pegando a linha 110 do MyCiti e descendo na estação Upper Trafelberg.
3. Ônibus turístico (City Sightseeing Hop On Hop Off): uma das paradas é exatamente na estação do teleférico

Parada da linha 110 do MyCiti


Ônibus turístico deixando os passageiros para pegar o teleférico


Como funciona e quanto custa o teleférico da Table Mountain

O teleférico tem apenas duas estações, a inferior e a superior, já no topo da montanha. Ele tem a forma circular e, durante seus quase 5 minutos de trajeto, vai girando lentamente até completar uma volta de 360 graus. A intenção é permitir que todos os passageiros, independente do local em que tenha ficado no seu interior, possa apreciar toda a paisagem ao seu redor. Ideia excelente por sinal.

Teleférico da Table Mountain


Estação superior do teleférico lá no topo da montanha


Estação inferior do teleférico


Há duas filas na estação inferior: uma para comprar o ingresso na bilheteria local e outra para entrar no teleférico. Como o espaço para a primeira fila é pequeno, há uma área coberta do outro lado da estrada para a fila se formar. Funcionários vão controlando o fluxo de turistas até a bilheteria. E ainda bem que a fila era coberta, pois o sol aquela hora da manhã já estava escaldante.

Fila em frente à bilheteria


Fila coberta do outro lado da rua


Esta fila coberta, na verdade, é dividida em duas, uma para aqueles que irão comprar o ingresso no local e uma para aqueles que já o compraram online. Esta última, obviamente, anda mais rápido, já que pula a bilheteria. Não fizemos a compra antecipada exatamente por não sabermos exatamente que dia iríamos visitar a Table Mountain (ou mesmo se conseguiríamos visitar). Mas você pode fazer a compra na hora pelo celular, mudando, assim, para a fila mais rápida.

Divisão da fila em duas: para os que já compraram o ingresso online e para os que ainda irão comprar no local


Para compras online e maiores informações sobre o teleférico (incluindo se o mesmo está ou não em funcionamento), você deve acessar o website oficial.

O valor atual para um ingresso de ida-e-volta custa 255 rands (se você optar por apenas um trecho: 135 rands). Os horários de funcionamento variam bastante de acordo com os meses do ano e podem ser visto também no link acima.

No topo da Table Mountain


Após uma espera de cerca de uma hora nas filas, finalmente, entrávamos no teleférico. A ideia de gira-lo é, realmente, excelente. E, já durante a subida, estávamos deslumbrados com a vista da cidade, do parque nacional e do mar. Impossível não chegar ao topo cheio de entusiasmo e querendo fotografar cada paisagem, cada ângulo, cada momento.

Iniciando a subida...


E girando...


Girando...


Girando


No interior do teleférico


Nossa primeira vista ao chegar ao topo


Não há tempo limitado para se explorar o topo da montanha (mas se já subir muito tarde, fique de olho no último horário de descida do teleférico). Portanto, suba sem hora determinada para descer para poder ficar o tempo que achar necessário lá em cima. E não se preocupe: em torno da estação superior, há banheiros e também um café para matar sua fome. Há também um bebedouro de água no local.

Café e banheiros no topo da Table Mountain

Como é plenamente deduzível pelo próprio formato do topo da montanha, ele é, em sua grande parte, plano, o que facilita bastante as trilhas ao seu redor. Só lembre que você, praticamente, não encontrará sombra por lá, já que a vegetação é, praticamente, toda rasteira. Então, lembre-se do filtro solar, dos óculos escuros e de algo para proteger a cabeça, como chapéu ou boné. Na nossa empolgação inicial, indo direto do aeroporto, esquecemos completamente de passar o filtro solar e nos arrependemos disso pelo resto da viagem.

Caminhos planos e vegetação rasteira. Nada de sombra


Nós exploramos o topo fazendo uma volta completa saindo e voltando para a estação superior, sempre seguindo a encosta da montanha, que é de onde você vai tendo as melhores vistas do entorno. Lá de cima, é possível ver todos os principais pontos da cidade: o centro, o famoso estádio de futebol, a Signal Hill, a Lion´s Head, Camps Bay, a Robben Island e, claro, o mar. O mar, cujo azul parece se misturar com o azul do céu na linha do horizonte. Imagens para nunca mais se esquecer.

Camps Bay e Lion´s Head


Muitos mirantes para observação







Contemplando





Robben Island, Signal Hill e o estádio de futebol










Mas não apenas da vista deslumbrante vive o topo da Table Mountain. Lá em cima, vivem habitantes ilustres: pequenos animais que parecem coelhos sem as orelhas alongadas, conhecidos como Dassies. Estes simpáticos bichinhos estão por toda parte da montanha e são bastante fotografados. Inicialmente, até acreditamos que a Table Mountain era o único habitat destes animais, mas depois fomos agraciados por sua presença em vários outros pontos da nossa viagem pela costa sul-africana.

A simpática dassie




Adicionar legenda

Ficamos cerca de 2 horas no topo da montanha. A fila para a descida foi bem menor e não esperamos mais de 10 minutos. Obviamente, há, na estação superior, uma lojinha de souvenirs, mas com preços superiores a outros locais.

Loja da estação superior


Descemos extremamente felizes com esse nosso primeiro contato com a cidade. Iniciamos com chave de ouro uma viagem que se tornaria uma das nossas preferidas.

E a Table Mountain acabava de confirmar para nós o seu merecimento em receber o título de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.


E pensa que, de lá, pegamos o caminho do nosso hotel para fazer o check-in? Que nada!! Estávamos próximos de Camps Bay, uma das praias mais bonitas da cidade em decorrência da famosa formação rochosa que a cerca, conhecida como Os 12 Apóstolos. E é para lá que seguimos.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário