Menu

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Como tirar o visto para o Canadá

Afinal de contas, é ou não é preciso solicitar um visto de entrada no Canadá?

No segundo semestre de 2015, foi divulgada uma notícia de que, a partir de março de 2016, o brasileiro estaria isento de visto para entrar no Canadá. Mas cuidado! Esta nova política de imigração canadense é restrita apenas a alguns brasileiros, no caso: aqueles que já viajaram ao Canadá anteriormente e/ou aqueles que possuem um visto americano. Caso você não se enquadre em algum destes perfis, o visto canadense continua sendo necessário.

Para aqueles que estão dispensados do visto, no entanto, é preciso solicitar o chamado electronic Travel Authorization no próprio site do serviço de imigração do governo canadense, o CIC. A promessa é que esta solicitação será bem mais rápida e barata do que a emissão do visto, cuja solicitação online não é algo muito simples, como relato abaixo.


Até pouco tempo antes da minha viagem, o Consulado Canadense no Brasil fornecia dois tipos de visto: o de única entrada (que permitia uma única passagem pela fronteira, sendo necessário tirar outro visto em uma segunda viagem/ mesmo que você só quisesse atravessar a fronteira para os EUA, em Niagara Falls, não poderia retornar ao Canadá com esse tipo de visto) e o de múltiplas entradas (mais caro, e que permitia mais de uma entrada no país). Para minha minha sorte, isto mudou e, agora, existe só um tipo de visto relacionado às entradas: o que permite múltiplas entradas e que custa o valor único de $100,00 CAD. O visto é válido enquanto durar a validade do passaporte.

Para solicitar e conseguir o visto canadense, não precisa comparecer pessoalmente ao Consulado. Tudo pode ser resolvido pela internet e pelos correios. Abaixo, explico com alguns detalhes o procedimento a ser seguido para solicitar o visto.

Inicialmente, o solicitante deve ingressar na seguinte página: http://www.cic.gc.ca/english/visit/

Na página, principal, você deve clicar em "visit as a tourist" e, ao ser direcionado para a próxima página, clicar em "Apply to visit Canada as a tourist". Na nova página que abrir, clicar em "Apply online", abaixo do qual aparecerá a opção "Determine your eligibility and apply online". Clique neste link e, na nova página, clique em "Check your eligibility". Aparecerá, agora, um questionário pessoal que deverá ser preenchido. Após todas as respostas serem dadas, aparecerá uma mensagem informando se você é ou não elegível para conseguir um visto canadense. Se, no caso, você for elegível, é só clicar em "Continue". Novas perguntas serão feitas, entre elas se você tem um ou já teve visto para os EUA (aqui uma dica: se você não o tiver, as perguntas que se seguirão terão maior número, assim como a quantidade e tipo de documentos exigidos serão diferentes de quem tem ou já teve o visto americano). Após todas as perguntas respondidas, será solicitado que você revise todas as suas respostas. Estando tudo correto, é só clicar em "Continue" e você será direcionado para uma página com as seguintes informações:

a) Um código pessoal que deverá ser gravado, pois sempre que você tiver que reiniciar o processo para anexar os documentos ou acompanhar o andamento da solicitação, ele será exigido.

b) Uma explicação de todos os passos que você deverá seguir agora para submeter a solicitação do visto. Ao todo, haverá 9 passos.

c) Abaixo de "step 4" informa-se a lista de documentos que deverão ser anexados durante a submissão. Estes documentos deverão estar em formato digital, mais especificamente em PDF, incluindo:
            1. Application form(IMM5257): aqui há um link que te leva para outra página contendo o formulário (cuidado: ele não abre se você estiver usando o google chrome). Preencha todo o formulário digitalmente (não precisa imprimir e, em assinatura, digite seu nome completo). Depois de preenchido, salve-o no seu computador.

                2. Supporting documents:

                       2.1. Passaport ou travel documents: aqui você deve anexar uma cópia digital de todas as páginas do seu passaporte que contém seus dados, vistos e carimbos de outros países. A cópia deve estar em PDF e, todas, no mesmo arquivo (não há a possibilidade de anexar cada página do passaporte como um arquivo separado).

                       2.2. Family Information form (IMM5707): um formulário será aberto, da mesma forma que ocorreu com o formulário anterior. Dados (nome, data de nascimento, profissão) sobre sua família (pais, filhos e cônjuge) serão solicitados. Preencher e salvar no seu computador.

                       2.3. Travel History: aqui, pode-se anexar cópia digital de um passaporte antigo ou de qualquer outro documento que comprove viagens antigas.

                          2.4. Digital Photo: aqui, uma foto digitalizada,no tamanho 3x5 deve ser anexada

Nesta página em que você se encontra, no entanto, ainda não é possível submeter nenhum destes documentos. Para isso, em "step 5", você deve clicar no link "Register do get a key". Você será direcionado para uma nova página, onde deve-se clicar em "Continue to GCKey". Agora, você deve se registrar criando um ID e uma senha. Entrando nesta nova área, você deve aceitar os termos e condições, responder algumas perguntas pessoais que servirão como procedimento de segurança quando você retornar ao site.  Só então, você será direcionado para a página em que poderá anexar os formulários e os documentos especificados acima (você pode sair e voltar do sistema o quanto quiser, mas, para isso, será necessário, praticamente, seguir todos os passos anteriores novamente, tendo que digitar o código pessoal e a senha criados. E caso se ausente do sistema por um tempo, ocorrerá logout automático, tendo que, também, reiniciar todo o processo).

Após tudo anexado, basta submeter, para só, então, pagar a taxa referente a $100,00 CAD (o que poderá ser feito com o uso de cartão de crédito internacional).

Agora é só esperar. Após um prazo que, no meu caso, demorou 5 dias, você recebe um email solicitando o envio do seu passaporte (o que significa que seu visto foi aprovado). Para o envio, você recebe a orientação de pagar duas taxas diferentes de envio (que só pode ser paga, presencialmente, em qualquer agência do Banco Santander / não é possível pagar em qualquer outro banco). Você também recebe as opções de endereços para os quais enviar o passaporte, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília (aqui deixo a seguinte dica: mesmo a taxa de envio para São Paulo sendo um pouco mais cara, o tempo de espera para ter o passaporte de volta é menor, uma vez que os outros locais terão, ainda, que reenviar seu passaporte para São Paulo). No envelope, você deverá colocar: seu passaporte, os comprovantes das duas taxas de envio pagas, uma folha contendo seus dados gerais, como nome, endereço e número de passaporte, e a carta, enviada pelo consulado por e-mail, solicitando o seu passaporte (sugiro enviar por sedex, para agilizar e ter mais segurança. Afinal, é o seu passaporte que você está enviando pelo correio!!). No meu caso, após 15 a 20 dias, recebi o meu passaporte com o visto canadense são e salvo!

Como é possível perceber, todo o processo online para solicitar o visto não é fácil. O site é complicado, burocrático e mais parece um labirinto. Além disso, pelo que percebi, eles modificam as regras e procedimentos constantemente, o que pode acabar modificando alguns dos processos detalhados acima.

Confesso que tive dificuldade para passar por todo esse procedimento e, por um momento, me arrependi de ter decidido viajar para o Canadá. Mas após retornar deste incrível país, posso afirmar: toda essa complicação para se obter o visto é recompensada!


10 comentários:

  1. Oi Erik....estou tentando abrir o formulário IMM5257 e não consigo de jeito nenhum. Vc tem alguma dica para ver se eu consigo isso? já tentei pelo explore, mozila e nada. Confesso que estou enloquecida com isso. Minha viagem é 22 de junho e estou com medo de não dar tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! Tirar este visto realmente não é fácil! Parece que sempre ocorre algum erro para atraplhar! Imagino a sua ansiedade! Eu tentei aqui pelo explorer e consegui abrir o formulário. Aproveitei e o baixei para enviar para seu e-mail caso vc queira. Se quiser, me diga seu e-mail que envio!

      Excluir
    2. Por favor Erik, me salva aqui !!!!!! Também não consigo abrir o imm5257. Mateus_Pivato@hotmail.com

      Excluir
  2. Oi Erik! Me envia pelo amor de Jeová! Rs Joyce.messa@gmail.com muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce! Já enviei para o seu e-mail! :)

      Excluir
    2. Voce poderia enviar para mim?! Por favor..estou desesperado luantorres@gmail.com

      Excluir
  3. Mais uma tentando arduamente!! hehe
    Pode me enviar?
    helenabeckergil@gmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helena!! Infelizmente, troquei de computador e não tenho mais o arquivo. Tentei aqui baixar, mas não estou mais conseguindo. Talvez tenham mudado algo no sistema. Como falei, é um processo que parece sofrer mudanças frequentes. Aconselho vc a entrar em contato com o consulado para tentar resolver! Espero que consiga!

      Excluir
  4. Boa noite Erik, eu consegui abrir, salvar e preencher o formulario. Porém na hora que eu vou incluir ele no site do Canada, ela não vai da erro. Pq o arquivo entra no site como se tivesse "só aquela pagina do erro do acrobat". Como vc conseguiu incluir o seu formulario? Foi tranquilo? Não deu erro? Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fernanda. Não tivemos nenhum problema desse tipo para incluir o formulário. Vc já experimentou mudar de navegador? Aconselho que entre em contato com o consulado para relatar o problema e requisitar algum tipo de ajuda. Espero que vc consiga!! Torcendo aqui!!

    ResponderExcluir