Menu

sábado, 25 de agosto de 2018

Visitando o Glaciar Martial durante o verão de Ushuaia

O Glaciar Martial corresponde a uma das principais estações de esqui de Ushuaia. No entanto, durante o verão, a montanha localizada nos arredores da cidade mantém-se ativa devido aos muitos turistas que seguem para lá em busca de suas trilhas.

Sem a neve cobrindo suas encostas, as árvores e riachos, que adornam o cerro, ganham vida e se tornam um convite para aqueles que querem ter um maior contato com a natureza. Além disso, é possível ver a cidade e o Canal de Beagle do alto da montanha e a subida não é difícil, sendo adequada para todas as idades e níveis de condicionamento físico. Foi, na verdade, a trilha mais fácil que fizemos na região.

O Glaciar Martial

Por ser uma estação de esqui, há um teleférico que leva o visitante até o topo do cerro. Entretanto, é exatamente no verão que é feita a manutenção do mesmo, de modo que ele costuma estar desativado neste época. Sobram, então, as pernas para nos levarem montanha acima.


Os teleféricos desativados e em manutenção

A trilha tem início em uma área que serve de estacionamento para aqueles que seguem para lá de carro. Você pode, por exemplo, pegar um táxi no centro de Ushuaia até lá e já deixar um horário combinado para irem te buscar. Era nossa ideia inicial, mas os anfitriões da cabana onde nos hospedamos nos ofereceu o transporte até lá por um valor que sairia semelhante ao cobrado pelo táxi (cerca de 150 euros) e acabamos fechando com eles.

A área que serve de estacionamento no início da trilha


O ponto de partida para iniciar a subida


Avistando o Canal de Beagle já no início da trilha


A subida pela trilha demora cerca de 1 hora e pode ser feita por uma área descampada ou pelo meio das árvores, dois caminhos que sobem em paralelo. Achamos muito mais legal subir em meio à natureza, seguindo pelas margens do riacho que descia a montanha.

Escolhemos a trilha em meio às arvores



Um riacho vai acompanhando a subida

Foram muitas pausas para fotos, claro!

Durante a subida, íamos olhando para trás para avistar o Canal de Beagle 


E, embora o tempo médio de subida seja de uma hora, fizemos o trajeto em uma hora e meia. Até porque íamos parando para apreciar a vista e para tirar fotos (e também porque somos devagar mesmo!!). Na verdade, nem entendi muito bem onde seria o final da trilha, pois voltamos de um ponto de onde alguns turistas ainda continuavam subindo a montanha, mas como já estávamos satisfeitos e já atrasados para retornar ao ponto de encontro com nossa anfitriã, não continuamos.

Chegando a uma parte menos íngreme da subida
Seguindo em frente, em busca de neve


Com lindas paisagens em nosso campo de visão

Ponte de madeira no meio da trilha

E um visual sempre lindo ao se olha para trás


Não há como se perder na trilha (mesmo desconcentrado com toda a beleza)



Como nossa amiga e companhia nesta viagem nunca havia tocado na neve, escolhemos subir até o ponto da montanha em que ainda restava um pouco de neve. Na verdade, muitos outros turistas fizeram o mesmo que nós e seguiram até estas pequenas ilhas brancas no Glaciar Martial.

Estão vendo aquelas duas pequenas ilhas de neve na parte mais baixa do paredão rochosa? Foi para lá que seguimos caminhando


Placa indicando a altitude em que estávamos


Seguindo rumo à neve


Neste ponto da trilha, já não haviam mais árvores


Mas  não por isso era menos bonito

A neve já mais perto do que longe


Enfim, neve


Após brincar na neve, descemos já apressando o passo e, mesmo sendo, naturalmente, mais rápidos na descida, chegamos de volta ao estacionamento com cerca 20 minutos de atraso. No entanto, queríamos muito conhecer a casa de chá, localizada ali ao lado do estacionamento nos pés do Glaciar Martial: La Cabaña Casa de Té. Felizmente, a anfitriã, simpática e gentil como sempre, nos disse que poderíamos ir lanchar algo que ela nos esperaria sem problemas.

Local de acesso à casa de chá





No interior da casa de chá




A casa de chá é um charme, toda decorada como se fosse a casa de uma avó de contos de fada. Tem doces maravilhosos, chás, café e sanduíches, mas prepare o bolso pois não é barata. Vale, no entanto, à pena visitar e comer algo no local. Lá também há uma loja vendendo chá, utensílios de cozinha e lembrancinhas, mas estas com valores inflacionados quando comparados às lojas do centro da cidade.

Nosso merecido café da tarde na La Cabaña Casa de Té

Finalizamos nosso café da tarde aos pés do Glaciar Martial, muito satisfeitos com nosso passeio e com nossa primeira trilha na Terra do Fogo. Não sabíamos ainda, no entanto, que aquela seria a trilha mais fácil da viagem a Ushuaia.

Cuidados para fazer a trilha no Glaciar Martial: mesmo no verão, subir agasalhado; passar protetor solar; e levar água (não há onde vender lá em cima).





OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.


2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário