Menu

sábado, 18 de agosto de 2018

Nosso roteiro pela Patagônia

Quem aí também quer fazer como nós e conhecer a Patagônia? Área geográfica correspondente à parte mais meridional (ou mais próximo da Antártida) da América do Sul, a Patagônia evoca a imagem de montes nevados, glaciares e lagos que, em conjunto, resultam em paisagens de tirar o fôlego.

Torres del paine, no Chile, e uma das muitas vistas espetaculares da Patagônia

E a área inclui dois importantes países do continente sul-americano, Chile e Argentina, de forma que é comum o roteiro pela região transitar entre os dois países. Não pense, no entanto, que é possível conhecer toda a Patagônia em apenas uma única viagem (se bem que até é se você tiver muito tempo disponível!). Até porque a sua parte norte, que tem Bariloche (na Argentina), e a Região de los Lagos (no Chile) como principais atrações, fica bem distante da sua parte sul, destacando-se Ushuaia nos país argentino e Torres del Paine no chileno.


Você pode, então, conhecer a Patagônia em duas viagens, dividindo o que irá conhecer em cada uma delas de duas formas:

1. Visitar toda a parte contida em solo argentino em uma viagem, deixando a Patagônia Chilena para uma outra visita.

2. Visitar a parte norte tanto da Patagônia Argentina quanto da Chilena em uma viagem e a parte sul em outra.

Nós preferimos a segunda opção. E, nesta nossa viagem, visitamos o sul da Patagônia, alternando nossa passagem pelos dois países. E, assim, definimos os seguintes locais a serem visitados:

a. Ushuaia, na Argentina

b. El Calafate e o Glaciar Perito Moreno, na Argentina

c. Punta Arenas, no Chile

d. Puerto Natales e Torres del Paine, no Chile.


Mapa mostrando a parte da Patagônia que conhecemos, destacando os lugares que visitamos tanto na Argentina quanto no Chile

Glaciar Perito Moreno, na Argentina, uma das atrações que fiz questão de incluir no nosso roteiro pela Patagônia

E este é o primeiro passo para se montar um roteiro pela região: escolher o que exatamente você irá querer conhecer.

Já o segundo passo é determinar como você irá visitar cada um destes lugares, definindo a ordem de visitação e os meios de transporte entre cada um deles.

Vale ressaltar que, mesmo escolhendo as atrações concentradas no sul da Patagônia, elas, não necessariamente, são próximas umas das outras. Ushuaia e El Calafate, por exemplo, são bem distantes entre si (vide mapa acima), de modo que o avião é, sem dúvida,  o meio de transporte mais rápido entre as duas cidades. O mesmo se aplica aqueles que incluem Bariloche e El Calafate na mesma trip.

No entanto, quem nos conhece sabe que temos muito medo de avião e sempre procuramos por opções terrestres aos voos. E, ainda bem, conseguimos nos deslocar pela Patagônia por terra.

Para começar, emitimos nosso voo saindo do Brasil para Ushuaia, que se tornou, então, o ponto de partida do nosso roteiro. E, para não precisar retornar a esta cidade no final, emitimos a volta para casa, saindo de Punta Arenas, no Chile. O ideal mesmo teria sido voltar de El Calafate, mas, com nossas milhas, com as quais emitimos nossas passagens, não dava para fazer este trecho.

Uhuaia, o nosso ponto de partida na Patagônia

Definidos ponto de partida e ponto final do roteiro, traçamos a rota e os meios de transporte que utilizaríamos. Após passarmos 3 dias em Ushuaia, seguiríamos, de ônibus, para Punta Arenas, numa viagem de 8 horas e meia, incluindo a travessia de balsa pelo Estreito de Magalhães. A desvantagem deste trecho da viagem é que não havia a opção de ônibus noturno, de forma que perdemos uma grande parte do dia na estrada.

Caminho que percorremos de ônibus, indo de Ushuaia, na Argentina, a Punta Arenas, no Chile

Atravessando o Estreito de Magalhães de balsa, rumo a Punta Arenas

Punta Arenas, embora seja uma das cidades mais importantes da Patagônia Chilena, não tem muito o que fazer, de forma que passamos apenas uma noite por lá e, no dia seguinte, alugamos um carro e partimos direto para Puerto Natales, cidade chilena mais próxima do Parque Nacional Torres del Paine (um dos principais objetivos da nossa viagem).

Mapa mostrando o trajeto que fizemos entre Punta Arenas e Puerto Natales de carro

Em Punta Arenas, onde pernoitamos antes de seguir para Puerto Natales

Em Puerto Natales, a apenas 60 Km de Torres del Paine

Como de Torres del Paine, partiríamos direto para El Calafate, atravessando a fronteira argentina ali próximo com o nosso carro alugado, optamos por dormir dentro do parque. A maioria dos turistas preferem montar base em Puerto Natales, que tem hospedagens bem mais em conta. E, realmente, gastamos muito com nossa diária em Torres del Paine, mas valeu muito à pena, uma vez que otimizamos nosso tempo, conhecendo o parque com mais calma e ainda economizando na gasolina e no tempo de estrada.

Um dos pontos positivos de termos alugado, carro, inclusive, foi poder ter a independência de percorrer Torres del Paine no nosso ritmo. Como não somos adeptos de longas trilhas (Torres del Paine as tem aos montes), o dia e meio que passamos por lá foi suficiente para conhecer o que queríamos. Mas, para os trilheiros de  carteirinha, acredito que 5 dias no parque nacional sejam até poucos.

Passamos uma noite no Parque Nacional Torres del Paine, o que valeu muito à pena
Ver um iceberg pela primeira vez foi uma das surpresas que tivemos na trilha que escolhemos fazer em Torres del Paine

De Torres del Paine a El Calafate, dirigimos por cerca de 3 horas (há ônibus ligando as duas cidades, se você não quiser dirigir como nós). Por lá, pernoitamos duas noites e conhecemos o indescritível glaciar Perito Moreno. 

Mapa mostrando o caminho entre Torres del Paine e El Calafate, que percorremos de carro

Caminhando sobre o glaciar Perito Moreno, um dos pontos altos do nosso roteiro pela Patagônia

Se tivéssemos mais tempo, teríamos, certamente, visitado El Chaltén, localizado a cerca de 200 Km de El Calafate e considerado um dos paraísos de trilha da Argentina. Mas como nosso tempo estava chegando ao fim, voltamos dirigindo até Puerto Natales, onde dormimos para não tornar o trajeto muito cansativo e, no dia seguinte, seguimos para Punta Arenas, onde devolvemos o carro no aeroporto e pegamos nosso voo de volta ao Brasil.

Obviamente, concordo com qualquer um aqui que disser que teria sido mais lógico irmos de Ushuaia para El Calafate de avião e, de lá, seguido por terra para Torres del Paine, Puerto Natales e Punta Arenas. Mas além de só ter encontrado passagens de avião bem caras para este trecho, ainda conseguimos nos livrar de mais algumas horas dentro de um avião. Então, para nós, valeu à pena.

Resumo do nosso roteiro pelo sul da Patagônia:

Dias 1, 2 e 3 - Ushuaia e passeios pela região

Dia 4 - viagem de ônibus de Ushuaia a Punta Arenas (629 Km) / pernoite em Punta Arenas

Dia 5 - viagem de carro de Punta Arenas a Puerto Natales (248 Km) / passeio pela cidade, visita à Cueva del Milodon e pernoite em Puerto Natales

Dia 6 - viagem de carro até Torres del Paine (60 Km), onde passamos o dia inteiro / pernoite no parque

Dia 7 - manhã de passeio pelo parque / após o almoço, seguimos de carro até El Calafate (212 Km) / pernoite em El Calafate

Dia 8 - visita ao Parque Nacional Los Glaciares, onde passamos o dia / pernoite em El Calafate

Dia 9 - manhã em El Calafate, saindo após o almoço, de carro, até Puerto Natales (272 Km) / pernoite em Puerto Natales

Dia 10 - viagem de carro até Punta Arenas (248 Km) / voo de volta ao Brasil

Os 3 dias em Ushuaia foram justificados pelas muitas atrações que existem em seus arredores, como a trilha até a Laguna Esmeralda...


O passeio de barco pelo Canal de Beagle para ver leões marinhos e pinguins...


E a visita ao Parque Nacional Tierra del Fuego




OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário