Menu

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O que fazer em Tarija, na Bolívia

Você já ouviu falar em Tarija? Localizada no sul da Bolívia, bem próximo à fronteira com a Argentina, esta é uma cidade fora dos circuitos turísticos. Afinal, quando se fala em turismo em solo boliviano, três são os lugares que se destacam: La Paz, Copacabana e Uyuni.

Isto não significa que Tarija não tenha seus atrativos. Localizada em uma região nitidamente mais rica do país, a cidade, provavelmente, vai te surpreender. Completamente diferente de La Paz e bem mais desenvolvida que Copacabana ou Uyuni, Tarija reflete muito bem a desigualdade social existente na Bolívia. Lá, você verá mansões, carros caros, restaurantes mais sofisticados, ruas mais organizadas e limpas e pessoas, nitidamente, mais ricas.

Tarija

Além disso, a cidade é famosa por suas vinícolas, se concentrando, nos seus arredores, a produção de vinho boliviano. Desta forma, se você estiver passando por lá e for amante de vinhos, fazer um passeio pelas vinícolas será uma excelente programação. Não indicaremos nenhuma, já que não bebemos e, portanto, não nos interessamos por este passeio.


Plantações de parreiras são bem comuns nos arredores de Tarija

Como já falei acima, Tarija está bem próxima à fronteira com a Argentina, de modo que ela pode servir de base caso você esteja conhecendo a região de Salta e pretenda seguir para a Bolívia. Na cidade, existe um aeroporto que faz conexão com as principais cidades bolivianas, como La Paz e Santa Cruz de la Sierra.

Da mesma forma, caso você esteja viajando pela Bolívia e pretenda seguir para o norte da Argentina, pode fazer de Tarija uma intermediária no seu roteiro. Há ônibus ligando Salta à cidade boliviana.

E por que, exatamente, nós fomos para lá? Porque uma grande amiga boliviana de Técio estava se casando e fizemos questão de comparecer. E, assim, após conhecer Uyuni, seguimos para Tarija e, após o casamento, aproveitamos para conhecer um pouco da cidade.

São poucos os pontos turísticos da cidade, de forma que acreditamos que um dia inteiro seja suficiente, podendo passar um turno conhecendo o centro e o outro turno fazendo um passeio para alguma vinícola.

Ficamos hospedados em um hotel excelente: Hotel Mitru. Bastante confortável, WiFi excelente, café da manhã farto. E localizado, relativamente, próximo ao centro. Para se deslocar, o melhor é andar de táxi. Não são caros. Para visitar alguma vinícola, recomendamos contratar alguma excursão, que pode ser agendada na recepção do seu hotel.

O centro da cidade é agradável, com muitos prédios históricos e com uma charmosa praça principal: a Plaza Luis de Fuentes. Em torno dela, vários cafés e restaurantes. Inclusive, experimentamos um deles e adoramos tanto a comida quanto o ambiente: o Café-Restaurante El Marqués.

No centro de Tarija


Ruas calmas no centro de Tarija, durante um domingo à tarde


Plaza Luis de Fuentes













O Restaurante El Marqués


Aliás, por falar em comida, o prato típico de Tarija é o "chancho a la cruz", um porco inteiro assado no espeto. Deu para perceber que os locais amam este prato. Mas, como não comemos carne de porco, não experimentamos.

Voltando ao centro de Tarija, próximo à Plaza Luis de Fuentes, é possível encontrar a Catedral de Tarija que, infelizmente, estava fechada. Na verdade, como era domingo, quase tudo no centro estava fechado.

Catedral de Tarija

Mas o prédio mais famosos da cidade é a chamada Casa Dorada, que recebe este nome devido aos detalhes dourados da sua arquitetura. Construído no final do século XIX, o edifício funciona hoje como a Casa de Cultura de Tarija, albergando apresentações teatrais e musicais no seu interior. Sem dúvida, é o prédio mais bonito que vimos na cidade. E fica a apenas 200 metros da Plaza Luis de Fuentes.

A Casa Dorada










Além do centro e das vinícolas, outra atração de Tarija é a Represa San Jacinto, localizada na parte externa da cidade, a cerca de 13 Km do centro. O lago formado pela represa acabou se tornando uma espécie de balneário para os habitantes da cidade. Inclusive, os mais ricos têm suas mansões com vista para a represa.

Nós fomos até lá, mas confesso que não achamos o local imperdível.

Represa de San Jacinto





A represa em si

Como é possível perceber, Tarija não tem tantos atrativos turísticos, mas, se você tiver um dia na cidade, poderá desfrutar um pouco do seu belo centro, experimentar o vinho boliviano e comer o típico chancho a la cruz.



OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário