Menu

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Como é o Tour Astronômico no Deserto do Atacama

O céu do Deserto do Atacama é famoso pela incrível visibilidade das estrelas que se tem a partir dele. Afinal, dificilmente você verá o céu nublado por lá. E esta característica fez com que a região se tornasse base estratégica de estudos e pesquisa astronômica. E não há apenas observatórios chilenos por lá. Vários países do mundo montaram base no deserto para aprender mais sobre as estrelas, constelações, planetas e galáxias.

Há, inclusive, um importante projeto internacional, conhecido como ALMA Observatory, que inclui vários países do mundo, inclusive o Brasil, e que promete importantes avanços do campo da astronomia. 

E, obviamente, o mercado do turismo não iria deixar esta característica passar em branco, de modo que o chamado Tour Astronômico vem se tornando cada vez mais popular entre os turistas. Afinal, se já é maravilhoso contemplar aquele belíssimo céu estrelado durante as noites do Atacama, imagina fazer isso com explicações de quem entende do assunto e ainda com a possibilidade de usar um telescópio!

E este é exatamente o objetivo deste passeio: primeiro, é feita uma explanação sobre as constelações e a nossa Via Láctea, enquanto, a olho nu, o astrônomo vai nos mostrando as surpresas do céu. Tudo isso, entremeado por histórias de como os povos andinos da antiguidade incorporavam as estrelas na sua própria cultura. Eles era verdadeiros astrônomos que, inclusive, deram nomes diferentes às constelações que conhecemos hoje.

Depois, é hora de vermos alguns pontos específicos do céu usando o telescópio, como Saturno e seus anéis e a superfície de lua. Confesso que foi emocionante ver a lua (que, naquela noite estava em fase crescente) tão "de perto".

Foto com a Via Láctea, durante o Tour Astronômico no Atacama
Obviamente, o tour tem início à noite, de modo que fica fácil associa-lo a qualquer dos passeios feitos durante o dia e que terminam entre 17 e 18 horas, ainda sobrando tempo para comer alguma coisa antes de partir para o local de observação. Devido à queda de temperatura após o por do sol, recomenda-se que o turista se agasalhe bem. Até porque o tour será, obviamente, realizado ao ar livre.

Inúmeras agências de San Pedro do Atacama oferecem o passeio, com valores que podem variar de 20 a 25 mil pesos chilenos (escolhemos fazer com a Cruz Andina). A van pode te pegar tanto no seu hotel como na frente da própria agência (vai depender da agência escolhida) e costuma sair às 19 horas no inverno (durante o verão, a saída é mais tarde). Não fizemos reserva antecipada e conseguimos fechar o passeio no mesmo dia.

Após uma curta viagem de carro, o turista desce em meio à escuridão do deserto, sem conseguir ver nada do que tem ao redor. Afinal, qualquer centro de observação tem que estar o mais longe possível de iluminação para conseguir ter uma melhor visibilidade das estrelas. Tanto que, em noites de lua cheia, o passeio nem costuma acontecer devido à maior presença de luminosidade. 

Da mesma forma, se o céu estiver nublado (o que é mais comum no início de cada ano), o tour será cancelado. Portanto, cheque as condições climáticas antes de ir para poder programar o seu passeio.

No nosso caso, o grupo foi dividido em dois, ficando uma equipe com o guia que falaria em inglês e outra com o que falaria em espanhol. Daí pra frente, tudo ocorreu exatamente como já expliquei acima. 

A cada palavra do astrônomo ficávamos mais encantados. Ele usava uma espécie de laserpoint que conseguia apontar as estrelas e mostrar as constelações. E nós, de turistas, havíamos nos transformado em alunos, tirando dúvidas e aprendendo mais sobre o universo. 

Ao final, nos foi oferecido bebida quente (café e chá) e um lanche (biscoitos). E, para fechar com chave de ouro, havia uma câmera estrategicamente posicionada para tirar foto dos turistas com a Via Láctea ao fundo (foto que ilustra este post). Eles publicam as fotos no facebook deles, de onde, então, podemos baixá-la alguns dias depois.

O tour durou cerca de duas horas e meia e o finalizamos com a certeza de que valeu muito à pena realizá-lo. Foi o céu noturno mais lindo que já vimos e ainda com direito a mais conhecimento sobre as estrelas. Vimos a superfície lunar como nunca imaginamos que veríamos. E gravamos para sempre a linda imagem da Via Láctea em nossa memória. 

Obrigado, Atacama, por nos oferecer uma céu tão lindo!!




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



Nenhum comentário:

Postar um comentário