Menu

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O que fazer em Tel Aviv: conhecendo as praias da cidade israelense

Após o relato da nossa chegada a Tel Aviv e do nosso passeio por Old Jaffa, vamos dar continuidade, neste post, ao nosso roteiro pela cidade. Na verdade, apenas passamos por mais duas atrações, HaTahana e Neve Tzedek, e seguimos logo para o local que mais ocupou o nosso tempo em Tel Aviv: a orla e suas excelentes praias.

Por do sol na praia em Tel Aviv

HaTahana é uma antiga estação ferroviária da cidade que foi completamente revitalizada para servir como local público de lazer para os moradores de Tel Aviv. Mais um exemplo de como aproveitar espaços públicos de forma inteligente, típico de países desenvolvidos. Quem dera o Brasil fizesse o mesmo com seus espaços abandonados.

Chegando à antiga estação de trem de Tel Aviv

O local fica a cerca de 1Km de Old Jaffa, de modo que fomos a pé a partir de lá. Como era de se esperar, há um trilho de trem preservado no local e alguns vagões antigos. Além disso, muitas lojas e restaurantes estão presentes, formando uma espécie de shopping ao ar livre. Não é preciso pagar para entrar no complexo (aliás, se teve algo que não fizemos em um dia inteiro percorrendo Tel Aviv foi pagar para fazer algo, exceto para comer).


Alguns vagões antigos permanecem expostos no local


Pequeno jardim na antiga estação ferroviária


Um mercado com produtos variados está localizado no local


Assim como vários restaurantes


HaTahana


Obviamente, os trilhos continuam por lá








Passamos algum tempo percorrendo o local e fotografando, mas como já havíamos almoçado em Old Jaffa e como não queríamos comprar nada, logo seguimos para o bairro Neve Tzedek, um dos mais famosos da cidade e localizado bem próximo à antiga estação de trem.

O mapa mostra a proximidade entre HaTahana e  uma das principais ruas de Neve Tzedek. Se você estiver na cidade de carro, perceba que há um estacionamento ao lado da antiga estação ferroviária.


Neve Tzedek, no entanto, não nos encantou tanto, confesso. Esperava algo mais charmoso. Entretanto, a sua rua principal (Shabazi Street) estava bem movimentada, mostrando a popularidade do bairro. Infelizmente, esqueci, completamente, de visitar o Centro Cultural Suzanne Dellal, localizado no bairro, e famoso pelos seus espetáculos de dança, além de contar com um café que é bem avaliado entre os visitantes (o mapa acima mostra a localização do centro).

Passeando por Neve Tzedek


Rua só para pedestres pelo bairro

Neve Tzedek


Como estávamos hospedados próximo a Neve Tzedek e havíamos adorado o pouco que já havíamos visto das praias de Tel Aviv caminhando por sua orla, resolvemos passar no apartamento para colocarmos nossas roupas de banho e, assim, curtir um pouco daquelas praias banhadas pelo Mediterrâneo.

As praias de Tel Aviv


Confesso que, antes de visitar Tel Aviv, jamais havia imaginado que praia por lá seria algo tão popular. Era metade de uma tarde de sexta-feira e vários locais já estavam aproveitando as areias e o mar da cidade. Famílias, crianças, cachorros, idosos, jovens, casais, islâmicos, judeus, cristãos, gays, héteros, todos juntos curtindo a praia de uma das cidades mais inclusivas no planeta. Lindo de se ver.

E lá fomos nós curtir a praia em Tel Aviv

E muito menos havia imaginado a excelente estrutura que as praias de Tel Aviv proporcionam aos seus visitantes. Espreguiçadeiras estrategicamente colocadas de frente para o mar. Barracas dispostas ao longo de toda a faixa de areia para proteger os banhistas do sol. Muitas quadras de vôlei. Ciclovia em toda a extensão da orla. Chuveiros de água doce dispostos em todas as praias. Lixeiras, banheiros públicos, arquibancadas com três a quatro degraus sob a sombra em alguns pontos específicos. Bares, lojas e restaurantes organizadas em locais próprios.

Não precisa se preocupar se não quiser levar sol. Muitas barracas como estas da foto estão dispostas pelas praias


Na orla, arquibancadas como estas estão dispostas para quem quiser ficar sentado batendo papo sem ir para a areia

Sombra é o que não falta por esta orla

Não se ver um lixo no chão

Tudo muito limpo e organizado, permitindo o máximo de conforto aos visitantes. E muita gente aproveitando toda esta excelente estrutura. Nós brasileiros costumamos nos orgulhar de nossas belas praias, mas não conheço nenhuma praia do Brasil (nem do mundo) que tenha um terço da infra-estrutura e da organização da orla de Tel Aviv.

Para completar, você ainda dá de cara com um clima tipicamente mediterrâneo, perfeito para curtir a praia no verão (durante o inverno, as temperaturas caem e faz frio). O mar estava do jeito que amamos, com a água calma, com poucas ondas e a temperatura perfeita (nem perto do frio das águas que nos deparamos na Grécia naquela mesma viagem).

Mar do jeito que gostamos

Passamos um bom tempo caminhando pela orla. Tomamos banho de mar, ficamos sentados na areia prestando atenção ao movimento dos israelenses e, como a melhor surpresa fica para o final, nos deparamos com um belo por do sol enquanto caminhávamos de volta pela orla. Não havia lido em lugar algum sobre o belo por do sol de Tel Aviv. Portanto, fica a dica: estará em Tel Aviv em algum fim de tarde? Vá para orla apreciar o ocaso.

O sol começando a baixar em Tel Aviv















Se olharmos no mapa, são várias as praias da orla de Tel Aviv. Seguindo do sul para o norte: Geula Beach, Jerusalém Beach, Bograshov Beach, Frishman Baech, Gordon Beach, Hilton Beach, The Dog´s Beach, entre outras. Todas são muito semelhantes em estrutura. Gordon Beach fica exatamente ao lado da Marina de Tel Aviv, que a separa da Hilton Beach, praia que recebe este nome por ficar quase em frente ao Hotel Hilton. 

Outra particularidade da Hilton Beach é que ela é a preferida dos gays da cidade, embora os mesmos possam ser vistos livremente ao longo de toda a orla (não vimos segregação por lá). Ao lado dela, está a The Dog´s Beach, praia preferida pelos locais para levarem seus cachorros.

A foto mostra a Marina de Tel Aviv, ao fundo

Gostamos tanto das praias de Tel Aviv (e olha que eu nem sou muito de praia) que acabamos voltando em outro dia. Curiosamente, tomei mais banho de mar em Israel do que na Grécia, onde o frio da água me afugentava. 

E você pensando que o turismo em Israel girava apenas em torno da religião, hein?


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário