Menu

sábado, 16 de dezembro de 2017

Como ir de Tel Aviv para Haifa

Já ouviu falar em Haifa, a terceira maior cidade de Israel?

Em geral, quando pensamos no país acabamos resumindo o mesmo a duas cidades: Jerusalém e Tel Aviv. No entanto, se pesquisarmos um poucos mais, descobriremos que Israel tem muito mais a oferecer ao turista. E, entre estas outras opções, temos a cidade de Haifa.

Localizada entre o Monte Carmelo e o Mar Mediterrâneo, Haifa é uma importante cidade portuária, que contribui bastante para a economia global do país. Possui uma população que se divide entre árabes e judeus (que, aparentemente, convivem em harmonia). E tem como característica geográfica o fato de se estender do nível do mar até o alto do Monte Carmelo, sendo, assim, composta por muitas e muitas ladeiras.

Haifa vista do alto do Monte Carmelo

Enquanto seu centro se localiza no nível mais baixo da cidade, à medida que subimos o monte, bairros residenciais cada mais mais ricos vão aparecendo. No topo do monte, o custo de vida mais abastado dos moradores daquela área, salta aos olhos.

Mas por que exatamente os turistas que visitam Israel iriam se interessar por Haifa? 


A resposta é simples: a cidade abriga um dos jardins, que não exito em afirmar, é um dos mais belos do planeta. São os chamados Bahá´í Gardens, pertencentes à sede da Fé Bahá´í firmada no próprio Monte Carmelo.

E você aí pensando que Israel fosse importante apenas para Judeus, Islâmicos e Cristãos, não é mesmo? 

Uma pequena amostra dos belíssimos Bahá´í Gardens

Ao ver as fotos do lugar, nós não resistimos ao desejo em visitá-lo e tiramos o nosso segundo dia em Tel Aviv para fazer um bate-e-volta até Haifa. E não nos arrependemos nem um pouco. Muito pelo contrário, recomendamos bastante que todos os turistas façam o mesmo. Não apenas porque os jardins são, realmente, esplêndidos, mas também porque a Fé Bahá´i tem uma filosofia tão incrível que vale à pena conhecê-la mais de perto.

Valeu demais conhecer este lugar

No entanto, dedicarei um post inteiro para falar sobre os jardins. Aqui, vamos tratar de um aspecto mais prático: 

Como chegar em Haifa a partir de Tel Aviv?


São apenas 90Km separando Haifa de Tel Aviv, o que permite, tranquilamente, um bate-e-volta entre as duas cidades. Embora pernoitar em Haifa possa ser uma boa ideia para aqueles com mais tempo para explorar o norte de Israel (que conta com locais relativamente próximos à cidade, como Acre, Cesarea e Rosh Hanikra), nós não dispúnhamos desse tempo, de modo que nos conformamos com apenas um dia.

Trajeto entre Tel Aviv e Haifa

E são várias as opções de transporte entre as duas cidades:

1. Você pode pegar um ônibus que sai do Tel Aviv Central Bus Station.

2. Há também a opção de seguir até a cidade de trem, que pode ser pego na Savidor Train Station.

3. Outra opção são os sheruts, as vans que costumam partir da rua ao lado da Central Bus Station em direção a diferentes cidades do país, incluindo Haifa.

4. Obviamente, se você tiver alugado um carro em Israel, esta será uma excelente maneira de se ir de Tel Aviv a Haifa, considerando a excelente estrada que liga as duas cidades.


No nosso caso, não tínhamos escolha. Como não alugamos carro e como escolhemos o dia do shabat para visitar Haifa, quando nem os ônibus nem os trens funcionam, só nos restou os sheruts. Se não sabe o que é shabat, recomendo fortemente que se informe para não ter surpresas durante a sua viagem. Já expliquei do que se trata no post: O que o turista precisa saber sobre Israel.

Sendo assim, partimos do apartamento em que estávamos até a Central Bus Station logo no início da manhã. Como nem mesmo os ônibus dentro da cidade funcionam no shabat, acabamos seguindo a pé, já que o google maps marcava apenas 20 minutos de caminhada até lá. 

Achamos facilmente os sheruts ao lado do terminal e, como o destino de cada van estava escrito em hebraico, apenas falamos o nome Haifa para um dos motoristas e ele nos indicou a van correta. O pagamento foi feito já no seu interior, em dinheiro. Os sheruts não aceitam cartão. Infelizmente, não lembro o valor exato, mas não foi caro.

Os sheruts, ao lado da Central Bus Station


No interior do sherut que nos levou até Haifa

O trajeto entre Tel Aviv e Haifa costuma demorar pouco mais de uma hora. Não sei por qual motivo, o nosso sherut acabou demorando quase uma hora e meia.

Chegando a Haifa, dependendo do transporte escolhido, você irá desembarcar ou no terminal de ônibus ou na estação ferroviária ou em uma rua específica do centro onde se concentram os sheruts. Como este último foi nosso meio de transporte, tratamos de anotar o nome da rua para não nos perdermos na hora de retornar.

Após conhecer os incríveis jardins e o templo principal da Fé Bahá´i, subir ao topo do Monte Carmelo e almoçar lá no alto, nós retornamos à mesma rua em que havíamos chegado e perguntamos pelo sherut para Tel Aviv. Simples e sem nenhuma complicação.

Mas se você chegou até esta postagem, deve também estar querendo saber como é a visita aos famosos jardins. Então, o melhor é ler também o nosso próximo post. 


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário