Menu

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Segundo dia em Barcelona: visitando o Monte Tibidabo

O Monte Tibidabo, com seus mais de 500 metros de altura, corresponde a um ótimo ponto para se ver a cidade de Barcelona e o mar Mediterrâneo do alto. Além da função de mirante, o monte apresenta um antigo parque de diversões (de mesmo nome), com brinquedos que funcionam desde o início do século XX, e uma igreja, a Sagrat Cor (Sagrado Coração).

Nosso objetivo em visitar o monte era mesmo avistar a cidade a partir do seu topo e, como saímos do Parc Guell ainda com tempo de explorar outra atração de Barcelona, resolvemos seguir para lá.

Monte Tibidabo visto do Parc Guell (percebam a igreja no topo)

A maior desvantagem do Tibidabo? A distância e a dificuldade para se chegar até lá utilizando o transporte público. No nosso caso, foi preciso um trajeto de metrô, seguido de duas linhas diferentes de ônibus, para poder chegar na bilheteria do funicular que sobe o monte. Na verdade, as informações que havíamos coletado na internet não estavam completas e acabamos nos confundindo bastante ao sair da estação de metrô em busca do ponto de ônibus. Apenas perguntando muito aos moradores e motoristas de ônibus é que conseguimos encontrar as paradas e as linhas de ônibus corretas.


Barcelona vista a partir do Tibidabo


A roda-gigante do Tibidabo

Como chegar ao Monte Tibidabo


Para chegar ao topo do monte, é preciso pegar um funicular. A dificuldade, no entanto, como especifiquei acima, é a de chegar até este funicular. Vou tentar detalhar aqui como chegar ao monte, baseado na nossa experiência:

1. Pegue a linha 3 ou 5 do metrô em direção à estação Vall d´Hebron.

2. Saia da estação à procura do ponto de ônibus por onde passa a linha H4, a parada denominada Pg Vall d´Hebron - Av Jordà, especificada pelo código 1019 (cada parada de ônibus tem um nome e um código; fica mais fácil de encontrar procurando pelo código, já que os nomes em outro idioma podem confundir)

Esta é a foto de uma parada codificada pelo número 1003 (acima do desenho do ônibus). Abaixo do desenho, está o nome como a parada é designada e, ao lado, todas as linhas que param ali (entre elas, a linha H4 especificada no texto). Este é o padrão para se reconhecer os códigos das paradas e as linhas que passam por ela.


    OBS 1: neste momento, você estará às margens de uma avenida, a Passeig de la Vall d´Hebron, e há parada de ônibus nas duas margens da avenida, uma para cada sentido da linha. A parada codificada como 1019 é aquela na qual passa o ônibus no sentido que você deve pegar. Na volta, você descerá do ônibus na parada da margem oposta, codificada pelo número 1252 (e de nome  Pg Vall d´Hebron - Basses d´Horta).

   OBS 2: o ticket do ônibus pode ser comprado com o próprio motorista (você deve entrar pela porta da frente) e validado na máquina específica localizada no interior do veículo.

3. Uma vez dentro do ônibus, você deve ficar atento para descer na parada 937 (Pg Sant Gervasi - Pl John F Kennedy).

4. A partir daqui, você segue para a parada próxima codificada pelo número 2892 e chamada Av Tibidabo - Pg Sant Gervasi (veja as localizações no mapa abaixo). Esta parada é tanto o ponto de início como o ponto final da linha 196 (de modo que, aqui, não precisa se preocupar com sentido), que, finalmente, vai te levar até a entrada do funicular .

O mapa mostra a localização da parada 937, onde você descerá da linha H4, e da parada 2892, onde você pegará a linha 196
5. Uma vez no ônibus da linha 196, você deve descer na parada 9502 (chamada Av Tibidabo, 81), localizada praticamente de frente para o funicular que sobe o monte.

Local de onde sai o funicular do Tibidabo
Na volta, você pegará a mesma linha 196 na mesma parada onde desceu e seguirá de volta à parada 2892. A partir deste ponto é que as paradas mudam, já que para pegar a linha H4 para seguir agora no sentido da estação de metrô, você deverá seguir para a parada 261 (veja no mapa abaixo), descendo posteriormente na parada 1252, onde estará a estação de metrô Vall d´Hebron.

Mapa mostrando a localização da parada 261, onde você deverá pegar novamente a linha H4, mas, agora, no sentido contrário, para retornar à estação de metrô Vall d´Hebron

Deu para perceber que não é tão simples, não é mesmo? Mas, enfim, se você quiser simplificar e não ter que lidar com este monte de paradas, linhas e códigos, você pode, simplesmente, pegar um táxi. Apenas sairá mais caro, obviamente. E neste caso, lembre-se de combinar com o taxista de te esperar na saída do funicular, já que não vi nenhuma praça de táxi ali por perto.

E pense bem se vale à pena ir até lá. A vista é, realmente, muito boa, mas aconselho ir apenas se estiver com tempo sobrando. Caso contrário, pode ficar para a próxima.

Conhecendo o Tibidabo

Após percorrer todo o trajeto que detalhei acima e, realmente, chegar a pensar que não conseguiríamos acessar o monte, finalmente descemos do ônibus em frente ao prédio dentro do qual está a bilheteria e de onde sai o funicular.

Caso você não queira comprar ingresso para utilizar os brinquedos do parque, o ticket do funicular sairá 7,70 euros. Caso pretenda brincar, sairá por 4,10 euros. É importante estar atento aos horários do funicular para não perder a última descida caso esteja por lá no final da tarde.

Para ter mais informações sobre os horários de funcionamento do parque e os tipos de ingressos, acesse o site oficial do Tibidabo.

Adicionar legenda

O parque em si parece ser uma melhor opção para quem estiver na cidade com crianças. Confesso que tive vontade de utilizar a roda gigante para ver a cidade ainda mais do alto, mas acabei desistindo. A maior atração mesmo para os adultos é a vista lá do alto. E ainda tem a igreja, cujo acesso é por uma escadaria.

A igreja em um ponto um pouco mais alto atrás do parque

Adicionar legenda

Adicionar legenda


Adicionar legenda

E, assim, chegava ao fim a nossa passagem por Barcelona. Ainda saímos à noite para jantar no bairro Eixample, onde estávamos hospedados, mas voltamos cedo para o hotel. Estávamos exaustos e, no dia seguinte, pegaríamos o trem em direção a Madrid. Será que iríamos gostar mais da capital espanhola do que de Barcelona? 

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário