Menu

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Segundo dia em Barcelona: visitando a Sagrada Família

O nosso segundo dia na capital catalã tinha um objetivo específico: visitar as principais obras de Gaudí pela cidade, com destaque para a Sagrada Família e para o Parc Guell. E, exatamente, por isso, este foi o nosso dia preferido na cidade. Afinal, na nossa opinião, a originalidade de Gaudí é o que Barcelona tem de melhor. 

E o primeiro destino escolhido foi aquele que eu estava mais curioso para conhecer: a Sagrada Família. É comum vermos fotos da famosa igreja, com suas características peculiares, sempre se destacando em meio aos prédios da cidade. E a beleza que, por foto, já é imensurável, ao vivo não poderia jamais decepcionar. E não decepcionou mesmo! A Sagrada Família é, desde já, a minha igreja preferida no mundo, pela sua beleza, criatividade, singularidade e originalidade.

A Sagrada Família


Com sua construção iniciada ainda no final do século XIX (mais precisamente, em 1882), a igreja continua sendo construída até hoje. E não é à toa, considerando a ambição artística que o seu arquiteto imprimiu à obra. E é exatamente por conta disso que toda visão da Sagrada Família vem acompanhada de guindastes, sendo possível, inclusive, ver os operários trabalhando em sua construção durante a visita. A sua maior parte já foi concluída, claro, e, ao que parece, na próxima década, ela, enfim, estará concluída.

As obras continuam


Operários colocando uma nova parte da catedral no lugar


No seu exterior, chama a atenção as singulares torres projetadas por Gaudí e vistas de vários pontos da cidade. Além disso, temos duas fachadas incrivelmente belas, com representações inspiradas de importantes passagens bíblicas. São nestas fachadas que se concentram a maior parte das imagens presentes na igreja (diferente do seu interior que tem pouquíssimas imagens).  

Na verdade, o projeto conta com 3 fachadas, mas uma delas (a fachada da Glória) ainda não está finalizada. As outras duas, a fachada da Natividade e a fachada da Paixão, são completamente distintas entre si, cada uma com um estilo próprio, e com tantos detalhes para se apreciar que seria possível passar um dia inteiro procurando pelas inúmeras referências à vida de Jesus que têm nelas.

A fachada da Natividade, tem como função celebrar o nascimento de Jesus e, por conseguinte, a vida. E, não por acaso, entre as várias representações bíblicas, Gaudí incluiu inúmeras referências à natureza (algo que era marca registrada do arquiteto em várias de suas obras). Inúmeros exemplares da fauna e da flora podem ser encontrados na fachada, adornando os seus pórticos. O principal destes, inclusive, aquele dedicado a Jesus (os outros dois são dedicados a José e a Maria), termina com a representação da árvore da vida. 

De longe, a fachada da Natividade me lembra um castelo de lama feito por uma criança. De perto, a gente vai entendendo a riqueza de detalhes que só poderia ter saído da mente de alguém como Gaudí.

A fachada da Natividade


Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda


Já a fachada da Paixão, como o próprio nome já indica, representa a Paixão de Cristo. Num estilo mais econômico e menos ornamentado do que a fachada da Natividade, esta fachada nos aparenta mais "simples" (se é que podemos usar esta palavra para alguma ideia de Gaudi). Segundo as próprias palavras dele, esta fachada é mais dura e pelada "como feita de ossos". Mas não por isso, menos bela. Confesso, inclusive, que, de perto, a achei mais bela que a anterior. Entre as representações: a Santa Ceia, o Calvário e a Crucificação de Jesus.

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda

Mas é no interior da igreja que a mágica acontece. Ainda tendo a natureza como inspiração, Gaudí idealizou as colunas interiores como troncos de árvores que acabam formando uma espécie de floresta na qual incide, de maneira fascinante, as luzes que atravessam os vitrais da igreja. O projeto soube utilizar de maneira eficaz o próprio sol para fazer, do interior da igreja, um show de luzes multicoloridas. É extraordinário. É mágico. É poético.

Das várias igrejas que já visitamos ao longo das nossas viagens, esta é a que menos luxo, pompa e ouro tinha no seu interior. E, mesmo assim, é a mais bela. É a prova de que o "menos" pode ser "mais". Porque na Sagrada Família, não é a riqueza que atrai nossos olhares, mas a engenhosidade de um homem que soube harmonizar uma obra humana com a luz natural fornecida pelo próprio sol. Quer algo mais divino do que isso?

Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Adicionar legenda


Mas, a esta altura, você já deve estar ansioso por algumas dicas práticas para visitar essa maravilha de Gaudí, não é mesmo? Então, vamos a elas:

Como chegar à Sagrada Família?


Existe uma estação de metrô bem ao lado da Sagrada Família, facilitando demais o acesso até a igreja. É a Estação Sagrada Família, que recebe duas linhas, a 2 e a 5.

A fachada da Navidade é por onde você vai entrar. Fica na rua Carrer de la Marina. Enquanto a fachada da Paixão é por onde você irá sair, ficando na rua Carrer de Sardenya.

No mapa abaixo, é possível ver que, em frente a cada fachada, há uma praça: a Plaça de la Sagrada Família (em frente à fachada da Paixão) e a Plaça de Gaudí (em frente à fachada da Natividade). A partir delas, especialmente da última, é possível tirar ótimas fotos da igreja. Na Plaça de Gaudí, o melhor local para as fotos é do outro lado do seu lago. Você só terá que concorrer por um lugar entre os inúmeros turistas.


Mapa mostrando a Sagrada família, a estação de metrô próxima e as duas praças em frente a cada uma das fachadas

Igreja vista a partir da Plaça de la Sagrada Família


Adicionar legenda



Sagrada Família vista a partir da Plaça de Gaudí


Adicionar legenda

Como comprar o ingresso da Sagrada Família?


Você pode, claro, comprar o ingresso na hora, mas saiba que, nesse caso, terá que enfrentar uma fila grande, de modo que recomendo que chegue bem cedo, um pouco antes do horário de abertura, se não quiser perder muito tempo em filas. 

Para facilitar a sua vida, portanto, eu recomendo a compra do ingresso online, no site oficial da Sagrada Família

Na hora da compra, você terá que escolher o tipo de ingresso que quer adquirir, entre eles:

1. O ticket básico - 15 euros: dá direito à visita ao interior da igreja, sem áudio-guia e sem possibilidade de subir à torre.

2. Audio Tour - 22 euros: inclui um áudio-guia (há a opção de português, mas não sei se do Brasil ou de Portugal).

3. Experiência guiada - 24 euros: você poderá fazer o tour com um guia (neste caso, não há a opção de português).

4. Top Views - 29 euros: dá direito ao áudio-guia acrescido da possibilidade de subir em uma torre da igreja.

Após escolher o tipo de ingresso, você será direcionado para uma página onde terá que informar a data da visita, a hora, e o número de ingressos a ser comprado, antes de efetuar a compra. E aqui reside a desvantagem da compra online: você terá que escolher previamente o dia e horário da visita.

Nós escolhemos o ticket básico e, para evitar filas, fizemos a compra online para o primeiro horário da manhã, com o objetivo, inclusive, de evitar parte da multidão que toma conta da igreja ao longo do dia. Infelizmente, o processo de entrada foi bem desorganizado. Você, obviamente, precisa passar por um sistema de segurança e não tem como fugir de fila, mas os funcionários não estavam checando os horários nos tickets comprados pela internet e tinha gente na nossa frente com o horário marcado para um hora depois. De qualquer forma, a fila andou rápido (embora embaixo daquele sol tenha parecido uma eternidade) e valeu à pena a compra antecipada.

Qual o horário de funcionamento da Sagrada Família?


Este horário varia de acordo com os meses do ano: de novembro à fevereiro, das 9 às 18h; em março, das 9 às 19h; de abril a setembro, das 9 às 20h; em outubro, das 9 às 19h.

Lembre-se de que a bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de fechamento.

Há alguma loja onde se possa comprar uma lembrancinha da Sagrada Família?


E você acha que não haveria? Há, sim, uma loja repleta de inúmeras referências, não apenas à igreja, mas também a Gaudí e a Barcelona. Os produtos são bem atrativos e de qualidade e faz a festa de quem adora um souvenir. Mas vale lembrar que muita coisa que tem ali, tem também em lojas de souvenirs pelas ruas da cidade a um preço bem mais barato. Não tem, no entanto, como garantir que você encontrará. Então, se for algo que você gostou muito, melhor comprar logo. Você não terá como voltar depois.

E tenha certeza: visitar a Sagrada Família será o melhor passeio que você fará em Barcelona. Pelo menos, foi o nosso!

Adicionar legenda

OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário