Menu

sábado, 11 de março de 2017

Como tirar o visto para o Catar

Com o número cada vez maior de brasileiros voando pela Qatar Airways para diferentes destinos do mundo e considerando que estes voos fazem escala no aeroporto de Doha (que já se tornou um importante hub no Oriente Médio), é natural que, em conexões prolongadas, tenhamos a ideia de sair do aeroporto e conhecer um pouco da capital do Catar.

A grande questão, no entanto, é que, embora não seja exigido visto para você esperar no aeroporto enquanto aguarda a sua conexão, o mesmo não é verdade caso você queira deixar o terminal e se aventurar pela cidade. Para visitar Doha, os brasileiros ainda precisam de visto.

E, assim, naturalmente, surge a dúvida: como conseguir o visto para o Catar?

Doha

A primeira coisa que tenho a dizer sobre o processo para se adquirir um visto para o país, é que ele é bem pouco ortodoxo. Diferente de outros países, que exigem o nosso contato com o consulado aqui no Brasil e o envio do passaporte, em relação ao Catar. o processo é bem diferente e exige um intermediador, seja a própria companhia aérea Qatar Airways seja o hotel escolhido para a sua hospedagem seja uma agência de turismo local com a qual você tenha fechado algum pacote. Ou seja, você, sozinho, não tem como solicitar o seu visto.


Desta forma, você deverá mandar uma cópia escaneada dos documentos necessários para alguma destas empresas, que, por sua vez, cuidarão do restante do processo, submetendo de forma online o pedido do seu visto. Em cerca de sete dias úteis, a resposta (dificilmente negativa) costuma sair. E, então, a empresa escolhida enviará seu visto por e-mail (antes, no entanto, você deverá fazer o pagamento do serviço, seja hospedagem seja excursão, como uma garantia de que você não pegará o visto e, então, procurará outro hotel ou agência. O pagamento, no entanto, só precisará ser realizado após a emissão do visto). Basta, então, imprimi-lo e leva-lo consigo na viagem.

Existe, no entanto, alguns poréns. No caso da companhia aérea, que nos pareceu, a princípio, ser a forma mais prática de intermediar o visto, ela só exerce esta função caso não exista nenhuma outra conexão para o seu destino antes daquela escolhida por você. No nosso caso, havíamos optado por estender nossa conexão por duas noites, de forma que havia um voo para São Paulo no dia anterior ao que reservamos. E, assim, nos foi explicado, por telefone, pelo funcionário da Qatar Airways, que, por este motivo, não poderia proceder com a emissão do nosso visto a partir da companhia. Minha sugestão: ligue para a companhia e se informe sobre a possibilidade de emitir seu visto antes de tentar as outras formas.

No caso do hotel, vem outro problema: nem todos os hotéis trabalham com a emissão de visto e o valor cobrado pelo serviço varia enormemente de um hotel para o outro. Isto mesmo: não faço a menor ideia de quanto custa realmente um visto para o Catar já que cada hotel cobrava um valor diferente (e acho isso um absurdo!). 

Temos, então, que seguir os seguintes passos para conseguir o visto através do hotel: descobrir quais hotéis oferecem o serviço e quanto cada um cobra por ele, para, então, decidir pelo melhor custo-benefício, considerando o valor da diária e o valor cobrado pelo visto. Para isso, saí mandando e-mails para vários hotéis de Doha, perguntando se o hotel trabalhava com a emissão de visto e quanto cobravam pelo serviço. Infelizmente, a maioria nem respondeu. Forneço abaixo o nome dos únicos três hotéis que nos responderam:

1. Al Bustan Hotel - valor cobrado pelo visto: QR 250 por pessoa
2. Intercontinental Doha The City - valor cobrado pelo visto: QR 275 por pessoa
3. Sapphire Plaza Hotel - valor cobrado pelo visto: QR 350 por pessoa

Embora o último hotel tenha cobrado um valor mais caro, eu havia lido ótimas referências sobre o mesmo na internet, inclusive, sobre a eficiência na comunicação e a agilidade para proceder com o processo de visto. Como nós não queríamos correr o risco de passar duas noites presos no aeroporto, preferimos não arriscar e optamos por fechar com o Sapphire Plaza Hotel. E não nos arrependemos. A comunicação foi extremamente eficiente. Eles respondiam prontamente sempre as nossas dúvidas e se esforçaram bastante para resolver o problema que se seguiu (e que conto mais abaixo). Além disso, o hotel é excelente e, portanto, recomendamos seus serviços.

Sobre o processo com uma agência de turismo, nenhuma daquelas que contactei (por e-mail ou pela página no facebook) me respondeu. E, portanto, não sei dizer se este é o melhor caminho para se conseguir o visto. Acredito que a companhia aérea ou mesmo o hotel são opções melhores.

Quais documentos são necessários para se emitir o visto para o Catar?


O hotel nos forneceu a seguinte lista de documentos a serem enviados escaneados por e-mail:

1. Passaporte
2. Formulário de aplicação do visto devidamente preenchido (Visit Visa Application Form) - este formulário foi nos enviado pelo próprio hotel
3. Formulário de Autorização do Cartão de Crédito - também fornecido pelo hotel, no qual você preenche os dados do seu cartão e autoriza o pagamento da taxa referente ao visto.
4. Cartão de crédito utilizado para efetuar o pagamento.
5. Carta de Garantia (Letter of Garantee) - também fornecida pelo hotel, na qual concordamos, com a nossa assinatura, com os termos do hotel, entre os quais: hospedar-se exatamente nele, não ultrapassar o tempo reservado, respeitar as leis do país, entre outras coisas.
6. E-ticket do seu voo, comprovando as datas de chegada e saída do país.

Também é necessário que você realize a reserva das diárias no hotel antes que a submissão seja realizada (uma garantia para o serviço de imigração de que você já tem onde se hospedar). Você pode realizar a reserva no website do próprio hotel ou através de outros sites de reserva, como o booking.com, que foi por onde a fizemos. O pagamento das diárias só precisa ser realizado após a emissão do visto.

Qual o tempo de validade do visto do Catar?


Infelizmente, o visto é válido apenas por 2 meses a partir da sua emissão, de modo que você deve prestar bem atenção no tempo de sua submissão para que ele não expire antes da data da viagem. No nosso caso, fizemos todo o contato com o hotel antes e separamos os documentos. Faltando 2 meses para a viagem, enviamos os documentos para o e-mail do hotel e pedimos que eles fizessem a submissão.

Qual o prazo de emissão do visto do Catar?

Foi nos informado pelo hotel que o prazo seria de 7 dias úteis. No entanto, o visto acabou sendo emitido antes desse período. Portanto, uma vez submetido, o visto é logo emitido, a não ser que...

A não ser que você tenha a falta de sorte pela qual passei. Explico:

A submissão é realizada online pelo hotel. O problema é que, exatamente com a minha submissão, o sistema travou. E, segundo o hotel nos informou, quando isto acontece (o que nos deu a ideia de acontece de vez em quando), o sistema não destrava mais e só é possível refazer o processo de submissão após 3 meses. Isto mesmo!! Eu não poderia mais ter meu visto antes de 3 meses e já faltava menos do que dois para a nossa viagem. O hotel, inclusive, me mandou o print da página do sistema de imigração para comprovar o problema.

Até agora não entendo como um serviço de imigração tem um sistema que trava e, neste caso, só pode resolver 3 meses depois. Enfim, não adiantava reclamar. E tive que partir para a solução fornecida pelo hotel: tirar um outro passaporte para, assim, conseguir fazer uma nova submissão do meu visto. Claro que o sistema poderia travar de novo. Ainda resolvi aguardar uma semana, mas o sistema persistiu travado e, para não passar duas noites preso no aeroporto de Doha, corri para tirar outro passaporte. Por sorte, o agendamento foi rápido e consegui receber o novo passaporte em tempo. O sistema não mais travou e, faltando 7 dias para viajarmos, o visto foi emitido. 

Então, foi só fornecer uma nova autorização do cartão de crédito para que o hotel cobrasse pelas nossas diárias, para, assim, recebermos os nossos vistos por e-mail.

Depois desse estresse todo, confesso que bufei de raiva quando o funcionário da imigração no aeroporto de Doha nem sequer olhou para o meu visto. Na verdade, prestei atenção que nenhum funcionário olhava o visto de ninguém. Talvez, o sistema deles já indique que temos o visto, mas não custava nada dar uma olhadinha, né?

De qualquer modo, para fazer o check-in na Qatar Airways, foi necessário mostrar o visto à funcionária. Pelo menos, serviu para alguma coisa. Portanto, nada de arriscar ir sem visto. Provavelmente, você nem embarcará.

Por fim, espero demais que o Catar acabe com a necessidade de visto para os brasileiros e outras nacionalidades. Afinal, eles estão investindo pesado no turismo e empolgados em serem a sede da Copa do Mundo de 2022. Este sistema de visto apenas atrapalha e acabará fazendo muitos potenciais visitantes desistirem do país.

De todo modo, valeu muito à pena estender a nossa conexão e passar pelo processo do visto para conhecer a cidade. Adoramos Doha e recomendamos que você também não perca a oportunidade de conhecer um pouco da cidade em uma passagem pelo país. Se já está passando por lá mesmo, por que não?


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.



2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário