Menu

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Uma rápida passagem por Marselha

Você sabia que Marselha, atual capital da região Provença-Alpes-Côte d´Azur, é a mais antiga cidade da França? Que ela é uma das maiores cidades do país? E que o famoso hino francês La Marseillaise tem este nome em referência aos soldados da cidade que difundiram a canção pelo resto da França? Pois é! Eu também sabia muito pouco sobre a cidade antes de decidir visitá-la.

Mas confesso que esta decisão veio mais como um ajuste de roteiro, já que eu estava procurando uma forma barata de seguir da França para Barcelona (e já havíamos gastado muito com transporte no país). E, pesquisando, descobri um ônibus noturno que vai de Marselha para a cidade espanhola. No entanto, mesmo incluindo a cidade no nosso roteiro, nós não podemos dizer que, realmente, a conhecemos. Afinal, teríamos apenas um dia por lá e a nossa preferência foi passar este dia na cidade de Cassis (sempre que eu tiver que escolher entre uma grande e uma pequena cidade europeia, eu acabarei optando pela última).

Entretanto, isto não significa que não vimos nada de Marselha. Após uma viagem de carro, a partir de Lyon, passando pelo incrível Luberon e conhecendo alguns belos vilarejos da Provença, chegamos a Marselha ainda com o sol no alto (amo como o sol se põe tarde na Europa). E concentramos o pouco tempo que tínhamos em uma das principais e mais tradicionais atrações da cidade: o Vieux Port (ou "velho porto" em tradução para o português).

O Vieux Port de Marselha

Para manter a praticidade e otimizar o nosso tempo, reservamos um hotel (o Terminus Saint-Charles) em frente à Estação Saint-Charles, de onde chegam e partem os principais trens e ônibus. Então, foi só deixar a bagagem no hotel e seguir caminhando até o antigo porto de Marselha. No dia seguinte, após retornar de Cassis e, enquanto esperávamos o ônibus para Barcelona, foi para lá também que fomos passar o tempo.

O Vieux Port tem um formato aproximadamente retangular, sendo ladeado por dois calçadões que são um convite para uma caminhada enquanto se aprecia os inúmeros barcos ancorados e os belos casarões históricos que fazem parte do centro histórico da cidade em volta do porto. E, em toda a área (assim como nas ruas próximas ao porto), inúmeros restaurantes disputam a atenção não apenas dos turistas, mas também, ao que nos pareceu, dos próprios habitantes da cidade, que parecem seguir para lá após o dia de trabalho.

Chegando no Vieux Port






Prédios históricos em torno do Vieux Port




Adicionar legenda

No ponto em que as águas do porto encontram o mar, é possível avistar as antigas fortalezas que, no passado, protegiam a cidade. Muralhas que acabaram fazendo de Marselha um importante ponto de defesa militar, ao mesmo tempo em que o seu porto, estrategicamente localizado no Mediterrâneo, fazia a cidade se destacar comercialmente.

A visão aérea abaixo (google maps), mostra, circulados, os dois fortes que protegiam a cidade antiga: O Fort Saint-Nicolas (abaixo) e o Fort Saint-Jean (acima).



Fort Saint-Nicolas


Fort Saint-Jean


Enquanto caminhávamos pela lateral norte do porto em direção ao mar, acabamos encontrando, já perto do Fort Saint-Jean, uma escadaria. Óbvio que subimos e nos deparamos com a vista mais bonita da cidade. Todo o Vieux Port, com o bairro histórico e, ao fundo, a colina que abriga um dos principais pontos turísticos de Marselha: a Basílica Notre-Dame de la Garde (e que, infelizmente, não tivemos tempo de conhecer de perto). Certamente, a vista deste ponto foi a melhor que tivemos e vale à pena caminhar até lá. 

A melhor vista de Marselha. Ao fundo e, no alto, a Basílica Notre-Dame de la Garde. A vista do alto da colina também deve ser incrível!

De lá, uma passarela vai até o Fort Saint-Jean, onde, atualmente, funciona um dos principais museus da cidade: o MuCEM (Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo). O museu tem dois prédios, o correspondente ao antigo forte e um mais moderno, unidos por uma passarela que passa sobre o mar.

A imagem mostra as duas passarelas que ligam o Fort Saint-Jean ao local onde estávamos (cruzando a avenida) e ao prédio mais moderno do MuCEM (cruzando o mar)

Fort Saint-Jean, onde funciona o MuCEM


Parte moderna do MuCEM

Passarela unindo as duas partes do museu

Adicionar legenda


Não entramos no museu, mas caminhamos em direção a enorme área aberta que fica em torno do prédio moderno do MuCEM visto na foto acima (a Promenade Louis Brauquier). A vista para o Mediterrâneo, de lá, era incrível, ainda mais naquela hora em que o sol começava a baixar. Mas como o vento estava muito intenso, acabamos não ficando muito tempo. Ainda ali perto, avistamos a Catedral La Major.

Catedral La Major

Infelizmente, não tivemos a oportunidade de visitar um dos lugares que mais queria conhecer em Marselha: o Castelo de If. Localizado em uma pequena ilha na costa da cidade, a antiga prisão se tornou famosa no mundo literário após a obra do escritor francês Alexandre Dumas: O Conde de Monte Cristo. Interessante que, embora eu sempre tenha tido um certo fascínio pela história, eu nunca havia lido o livro. Mas retornei de Marselha decidido a, finalmente, lê-lo. Fiquei apaixonado pela narrativa e lamentei ainda mais não ter conhecido o local que serviu de cenário para passagens tão importantes do protagonista do livro. 

Marselha e seu porto, que estão presentes no início da história, teriam ganhado um encanto ainda maior se eu já tivesse lido o livro na época da minha visita. De qualquer modo, foi interessante ler passagens que ocorriam em locais por onde eu havia passado recentemente. Para quem quiser visitar a ilha e conhecer o Castelo de If, aqui está o site oficial.

Por fim, acho importante ressaltar que, embora tenhamos gostado bastante da área de Vieux Port, nem tudo nos agradou em Marselha. Achamos a cidade bem suja para os padrões europeus e confesso que nunca nos sentimos tão pouco seguros em uma cidade da Europa. Não faço ideia de como é, realmente, a segurança na cidade, mas a impressão não foi das melhores, especialmente, no caminho que percorremos entre o nosso hotel e o porto antigo.

De toda forma, embora tenhamos passado pouco tempo por lá, adoramos a atmosfera do Vieux Port, onde tivemos um excelente jantar nas duas noites que passamos por lá. Se, como nós, você tiver que escolher apenas um local para conhecer em Marselha, acredito que o antigo porto da cidade não será uma má escolha.

Basílica Notre-Dame de la Garde vista da Estação Saint-Charles


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário