Menu

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Primeiro dia em Barcelona: visitando o Montjuic

A segunda parte do nosso roteiro no primeiro dia em Barcelona foi toda dedicada ao Montjuic, colina com vista principal para o porto e a cidade antiga e repleto de lugares para se conhecer, sejam eles relacionados à história (Castelo de Montjuic), à cultura (Fundação Miró e Museu de Arte Nacional da Catalunha) ou aos esportes (complexo olímpico construído para os jogos de Barcelona em 1992). É também um local repleto de jardins, com muito verde, e vários mirantes com vista panorâmica para a cidade. Portanto, é possível passar um dia inteiro percorrendo o Montjuic.

Mas por se tratar de uma colina, fica mais complicado acessá-la caminhando, de modo que o transporte público acaba sendo a melhor opção. A dica é começar pelo topo e, então, ir descendo a pé, enquanto se conhece as atrações escolhidas. Obviamente, você pode também contratar alguma excursão para percorrer a colina, mas além de ser mais cara, tem aquela chatice de ficar determinando quanto tempo você pode ficar em cada local.

O Palau Nacional, localizado no Montjuic

Como chegar ao Montjuic utilizando o transporte público


Para acessar o topo do Montjuic, existe um funicular integrado ao sistema de metrô da cidade e que sai da Estação Parel-lal. Esta estação é abastecida pelas linhas 2 e 3 e, uma vez descendo do metrô, basta seguir as placas que indicam a direção do funicular, sendo o ticket integrado e funcionando como uma baldeação, não tendo, portanto, a necessidade de comprar uma passagem apenas para o funicular.

Uma outra opção de acesso seria através do Teleférico de Barcelona (ou Teleférico del Puerto). Você pode pegá-lo no porto de Barcelona e descer na estação Miramar já no topo do Montjuic. O teleférico, na verdade, possui apenas 3 estações: a Torre San Sebastian, próxima à praia de Barceloneta, a Torre Jaime I, no porto (é a estação do meio) e a estação Miramar, já no Montjuic. Você pode pegar o teleférico em qualquer das duas direções. A vantagem é a vista privilegiada que você terá de dentro do teleférico. A desvantagem é que sairá mais caro do que o funicular integrado à rede de metrô.

Esta foto tirada do alto do Montjuic (no Mirador l´Alcalde) mostra, no canto direito, a Torre Jaime I do Teleférico de Barcelona, no porto 

O Teleférico de Barcelona custa 11 euros se você seguir apenas uma direção e 16,50 euros ida-e-volta. Não o utilizei, mas confesso que me arrependi. Os horários de funcionamento variam de acordo com a época do ano e podem ser vistos no site oficial.

Cuidado para não confundir com outro teleférico da cidade: O Teleférico de Montjuic, restrito apenas à colina de mesmo nome e que apresenta três estações: a Parc de Montjuic (localizado numa porção mais baixa da colina), a Miramar (a mesma do Teleférico de Barcelona) e a Castell (que fica exatamente no Castelo de Montjuic). A sua função é percorrer a própria colina e tem a vantagem de te deixar direto no castelo. Afinal, quando você desce do funicular ou do teleférico de Barcelona, você não está exatamente no ponto mais alto (que corresponde à localização do castelo), devendo ainda subir uma ladeira para acessá-lo.

O Teleférico de Montjuic percorrendo a colina
O teleférico de Montjuic custa 8,20 euros (em uma única direção) e 12,50 euros (ida-e-volta). O horário de funcionamento também varia de acordo com o período do ano e esta informação pode ser vista aqui.

Passeando pelo Montjuic

Embora estivesse no nosso roteiro e eu quisesse muito conhecer, desistimos de seguir até o Castelo de Montjuic assim que percebemos que ainda teríamos que subir ladeira após descer do funicular. Afinal, àquela altura já estávamos bem cansados após uma noite mal dormida e uma longa caminhada pela parte antiga da cidade pela manhã.

O Castelo de Montjuic visto de longe


Ficamos satisfeitos, então, em caminhar até o Mirador de l´Alcalde, de onde se tem uma ótima vista do porto e da parte antiga da cidade (foto mostrada mais acima).

Mirador de l´Alcalde
 

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Adicionar legenda

Do mirador, começamos a descida, seguindo primeiro para o Complexo Olímpico de Barcelona, onde é possível visitar gratuitamente o Estádio Olímpico. As Olimpíadas de Barcelona foram os jogos que fizeram com que eu passasse a torcer e acompanhar todos os jogos olímpicos desde então (o menino de 12 anos ficou super empolgado com a vitória da seleção de vôlei masculino naquele ano), de forma que foi muito legal estar ali em frente ao estádio olímpico da cidade.

Além do estádio, é possível visitar também a piscina olímpica que fica ali no complexo (também gratuita). E é possível ainda avistar, de frente para a fachada do estádio, a bela torre de telecomunicações construída para as Olimpíadas de 1992, a Torre Calatrava. Em Barcelona, até uma torre de telecomunicações vira arte!!

O mapa mostra o Complexo Olímpico de Barcelona no Montjuic (e sua localização em relação ao Mirador de l´Alcalde, onde estávamos, e ao Castelo de Montjuic). Percebam o Estádio Olímpico e, atrás, dele, circulado em vermelho, o Museu Olímpico. O lado contrário (correspondente à fachada) fica de frente para a Torre de Telecomunicações. A seta vermelha mostra a localização da piscina olímpica

O Estádio Olímpico de Barcelona e a Torre de Telecomunicações do outro lado
Fachada do Estádio Olímpico (única parte do antigo estádio que foi preservada durante sua reforma para as Olimpíadas)

Adicionar legenda

E a vontade que deu de se refrescar nesta cascata em frente ao estádio? O calor estava de rachar (e sem nuvens no céu para amenizar)!!

A Torre Calatrava em frente ao Estádio Olímpico
Adicionar legenda

Por trás do estádio, fica o Museu Olímpico. Infelizmente, não tínhamos tempo suficiente para conhecê-lo (lembra que eu falei que você pode passar um dia inteiro pelo Montjuic, não é?). Mais informações sobre o estádio e o museu no final do post.

A partir do Complexo Olímpico, começam as escadas rolantes que te levam mais para baixo, facilitando demais a vida do turista (inclusive, se você preferir subir o monte caminhando, haverá escadas rolantes para te auxiliar até chegar ao Complexo Olímpico. A partir daqui, apenas caminhando).

O destino agora era o Palau Nacional e, em frente a este, a Fonte Mágica e a Plaça España. Na nossa opinião, o local mais bonito do Montjuic. Para quem tiver mais tempo, existe a opção ainda de visitar a Fundação Miró para conhecer as obras do artista espanhol.

O Palau Nacional é onde funciona o Museu de Arte Nacional da Catalunha. Mais informações no final do post.

Palau Nacional visto enquanto descíamos as escadas rolantes


Adicionar legenda
Em frente à fachada do Palau Nacional, existem uma série de fontes que acompanham a escadaria até a base do Montjuic. Durante o dia, as fontes estão desligadas, mas quando anoitece e se aproxima o horário do show da Fonte Mágica, elas se enchem de água que começa a descer como uma cascata.

Adicionar legenda


Após descer a escadaria em frente ao Palau Nacional, você dá de cara com quatro colunas que ficam de frente para a Fonte Mágica.

Descendo a escadaria em frente ao Palau Nacional e avistando a Fonte Mágica por trás destas 4 colunas brancas

A Fonte Mágica

Adicionar legenda

A Fonte Mágica tem esse nome devido ao show que suas águas proporcionam em em alguns dias específicos da semana, após o pôr do sol. Seria exatamente este show que veríamos no final deste passeio. Mas o sol ainda estava alto e, então, seguimos em direção à Plaça Espanã para visitar o Centro Comercial Arenas, construído em uma antiga arena de touradas, após a proibição deste tipo de atividade no país. 

No caminho entre a Fonte Mágica e a Plaça Espanã, duas torres no estilo veneziano parecem funcionar como um portal. Elas foram construídas para uma exposição que ocorreu na cidade em 1929 e, desde então, tornaram-se atração para quem visita o Montjuic.

As Torres Venezianas

A Plaça España e, atrás, o Centro Comercial Arenas

O interessante do Centro Comercial Arenas é a manutenção da sua arquitetura clássica, unindo o antigo e o novo, já que, após acessar o seu interior, nos vemos em um moderno shopping center. Mas nossa intenção ali não era a de fazer compras, mas sim a de subir ao seu teto para avistar o Montjuic lá de cima. Está vendo uma espécie de torre colada à arena na foto acima? É o elevador que dá acesso ao teto.

Antes de subir, no entanto, aproveitamos para tomar um sorvete na sorveteria francesa Amarino que tem no interior do centro comercial. Para quem estiver procurando uma loja oficial do time de futebol Barcelona, há também uma no seu interior. E quem estiver querendo assistir a um típico show de dança espanhola, há um local de apresentação na arena.

Vista do alto da arena. Ao fundo, o Palau Nacional e todo caminho percorrido até a Plaça España
Adicionar legenda

À esquerda, a estrutura que dá acesso ao topo da arena
Enquanto aguardávamos o horário do show da Fonte Mágica, ainda passeamos em torno da Plaça España e compramos alguns souvenirs nas lojas que tem por ali. O show estava marcado para começar às 21:30h. Mas não deixe para chegar em cima da hora ou vai acabar ficando sem um lugar bom para apreciar a dança das águas. Já tendo isso em mente, retornamos para o entorno da fonte faltando uns 40 minutos para o início.

Aos poucos, a multidão de turistas foi aumentando no local. Da mesma forma, inúmeros vendedores ambulantes foram surgindo, enquanto o policiamento da área foi aumentando. 

Os turistas vão garantindo os seus lugares em torno da fonte
Às 21:30h em ponto, a fonte começou a jorrar sua água, dançando de forma coreografada ao som da música, enquanto a projeção de diferentes cores se alternava sobre as águas. Vou tentar mostrar um pouco nas fotos abaixo, mas só ao vivo mesmo para se ter ideia. Nós, realmente, gostamos bastante do que vimos, especialmente, do início, que tem a música "Barcelona" composta por Freddy Mercury como fundo. Esta música, aliás, interpretada pelo compositor e pela cantora de ópera Montserrat Cabellé, foi o tema dos Jogos Olímpicos de 1992 e serve como uma luva para o momento. Uma grande homenagem à própria cidade.

O show, no entanto, demora cerca de 30 minutos e acaba se perdendo um pouco nas músicas escolhidas na sequência. Uma escolha aleatória, repleta de músicas que estão fazendo sucesso no momento. Mas isto não tira a beleza da dança das águas multicoloridas que a Fonte Mágica proporciona, justificando, assim, o seu nome.



Começando








Aqui já havíamos deixado nosso lugar e seguíamos rumo à estação de metrô


Todo o trajeto entre a Fonte Mágica e as Torres Venezianas ficam repletas de fontes à noite
A principal dica que dou é fazer exatamente o que fizemos: ir embora antes do show se encerrar, para evitar a multidão se deslocando ao final, especialmente, se você pretende utilizar a estação de metrô logo após. Esta deve ficar super lotada ao final do show. Fizemos bem em fugir antes (pouco antes de completar 30 minutos). A estação de metrô mais próxima é a Plaça España, onde passam as linhas 1, 3 e 8.

E uma observação importante: o show não ocorre todos os dias da semana, mas apenas das quintas aos domingos no verão (de 01 de junho a 30 de setembro) e nas sextas e sábados no restante do ano (não ocorrendo shows entre 16 de janeiro e 16 de fevereiro). Em geral, costuma ocorrer em 3 horários a cada noite (mais tarde durante o verão), sendo recomendado checar o calendário oficial antes da sua visita, para melhor se programar.

E, assim, terminávamos o nosso primeiro dia em Barcelona. Era hora de jantar e seguir direto para a cama. Estávamos exaustos. 


PARA SE PLANEJAR:

1. Castell de Montjuic

Horário de funcionamento: abre diariamente das 10 às 18h (de 1 de novembro a 31 de março) e das 10 às 20h (de 1 de baril a 31 de outubro). A bilheteria fecha 30 minutos antes do encerramento.
Entrada: 5 euros (nos domingos, após às 15h, a entrada é gratuita)
Como chegar: pegando o funicular na estação de metrô Parel-lal e, então, subindo as ladeiras até o castelo ou pegando o Funicular de Montjuic na estação miramar (como explicado no post)

2. Estádio Olímpico de Barcelona

Horário de funcionamento: diariamente das 8 às 20h (no verão) e das 10 às 18h (no inverno)
Entrada: gratuita
Como chegar: pegando o funicular na estação de metrô Parel-lal e, então, descendo as ladeiras até o estádio

3. Museu Olímpico de Barcelona

Horário de funcionamento: abre de terças aos sábados das 10 às 18h (no inverno) e das 10 às 20h (no verão); todos os domingos das 10 às 14:30h; fechado às segundas.
Entrada: 5,80 euros
Como chegar: pegando o funicular na estação de metrô Parel-lal e, então, descendo as ladeiras até o estádio


4. Museu Nacional de Arte da Catalunha

Horário de funcionamento: abre de terças aos sábados das 10 às 18h (no inverno) e das 10 às 20h (no verão); todos os domingos das 10 às 15h; fechado às segundas.
Entrada: 12 euros
Como chegar: pegando o funicular na estação de metrô Parel-lal e, então, descendo as ladeiras e as escadas rolantes até o Palau Nacional ou pegando metrô até a estação Plaça España (linhas 1, 3 ou 8)


5. Fundação Joan Miró

Horário de funcionamento: varia bastante de acordo com o dia da semana e a época do ano. Checar aqui.
Entrada: 12 euros
Como chegar: pegando o funicular na estação de metrô Parel-lal e, então, descendo as ladeiras e as escadas rolantes até o Palau Nacional ou pegando metrô até a estação Plaça España (linhas 1, 3 ou 8) e subindo até a Fundação Miró


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários: