Menu

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Como ir da França para Barcelona

Ao decidir fazer uma viagem pela Europa, é comum incluirmos mais de um país no roteiro, considerando a relativa proximidade entre importantes cidades do continente e a rica e bem estruturada rede de transportes que existe interligando os diversos países europeus. E, tendo em vista, que França e Espanha fazem fronteira entre si, não é incomum incluir os dois países no mesmo roteiro.

Ao olhar o mapa da Europa e procurar pelas duas principais cidades turísticas da Espanha, Barcelona e Madrid, percebemos que a primeira fica mais próxima da fronteira com a França, fazendo, inclusive, parte da costa do Mediterrâneo que também banha o sul da França. E, assim, acabamos não resistindo e incluindo Barcelona na nossa viagem. Mas lembre-se que as distâncias vistas em mapa podem enganar e, às vezes, as horas de viagem por terra podem ser mais longas do que imaginamos a princípio.

Barcelona

Obviamente, a forma mais rápida de se chegar a Barcelona (ou até a Madrid) será de avião, opção que se torna ainda mais atrativa considerando o excelente valor das passagens oferecidos pelas companhias low cost da Europa, como a Easyjet e a Ryanair. A primeira tem voos de Paris e de Lyon, mas não de Marselha (as três maiores cidades francesas), para Barcelona. A segunda tem voos partindo de Paris, mas não de Lyon nem de Marselha. Portanto, se você quiser seguir direto de Paris para Barcelona, o avião acaba sendo a opção mais prática (e sem gastar muito). Só lembre que estas companhias costumam cobrar também pela bagagem.


Como nosso plano era explorar mais da França, além de Paris, excluímos a opção de ir para Barcelona de avião e optamos por escolher alguma cidade que ficasse mais ou menos no meio do caminho e, assim, seguir por terra mesmo. A opção mais óbvia foi Marselha (passando, antes, por Lyon).



E, por terra, tem-se duas opções de trasporte (além do carro alugado, claro): trem e ônibus. As duas formas de transporte ligam não apenas Marselha a Barcelona, mas também outras cidades, como a própria Paris, Mas, obviamente, o trajeto acaba sendo bem mais demorado saindo de trem ou ônibus da capital francesa direto para Barcelona, além de ser mais caro (especialmente de trem). Para pesquisar passagens de trem pela companhia francesa, clique aqui.

Se sua escolha for o trem, saiba que a passagem sairá bem mais cara do que a de ônibus. Ao comparar os valores entre Marselha e Barcelona, o trem estava saindo o triplo do preço do ônibus (se você quisesse passar pouco mais de 4 horas viajando) ou o dobro (se você optasse por passar entre 5 a 6 horas no trem). Portanto, o ônibus estava bem mais em conta, embora o trajeto fosse de cerca de 7 horas (durante o horário noturno). E, para economizar, esta acabou sendo a nossa escolha.

A companhia de ônibus que faz o trajeto Marselha - Barcelona é a Ouibus (ela também faz o trajeto a partir de Paris, mas a viagem dura mais de 14 horas). A passagem pode ser comprada com antecedência no site da companhia (o que recomendo), bastando apresentar a passagem impressa no dia da viagem.

Nossa passagem custou 29 euros. O ônibus partiu às 22:45h da Estação Saint-Charles (basta seguir até o terminal de ônibus da estação e encontrar a plataforma, que é sinalizada com o nome da companhia e o horário de saída para o destino), com previsão de chegar às 6:20h na cidade espanhola.

Uma informação que não é fornecida na hora da compra da passagem pela Ouibus: cada passageiro só tem direito a levar uma mala no bagageiro do ônibus (caso queira levar mais de uma, tem que pagar um acréscimo), enquanto a bagagem de mão deve caber, obrigatoriamente, naquele espaço acima das poltronas. Assim que me apresentei ao motorista, o mesmo implicou com a minha mochila, dizendo que ela era grande demais, que não caberia acima das poltronas e que eu deveria pagar o acréscimo para ela ir no bagageiro (só que o guichê para qualquer pagamento extra já estava fechado aquela hora).

Pior que minha mochila cabia, sim, no espaço e outras pessoas com mochilas bem maiores que a minha subiam tranquilamente no ônibus, sem o motorista reclamar. Acho que ele não foi com a nossa cara. Resultado: comecei a passar várias coisas da minha mochila para a mala, com medo dela não caber dentro do ônibus. No final, nem precisava. A mochila coube tranquilamente. Mas fica a dica para você não levar uma mochila muito grande caso compre passagem por esta companhia.

A viagem em si foi bem cansativa, uma vez que o ônibus parava demais ao longo do caminho. Devo ter contato mais de cinco paradas. E isso acaba prejudicando o nosso sono. Nós que costumamos dormir bastante em ônibus, nos acordávamos toda vez que o motorista parava, de forma que não deu para descansar tanto quanto imaginávamos. 

O ônibus chega em Barcelona na Estació de Autobuses Barcelona Nord, próxima a duas estações de metrô por onde passam a linha 1: a Arc de Triomf e a Marina. O terminal de ônibus é, inclusive, bem perto de uma das atrações turísticas da cidade: o Arco do Triunfo, localizado na entrada principal do Parc de la Ciutadella (mostrado na foto no início do post).

Localização do terminal de ônibus Barcelona Nord, próximo a duas estações da linha 1 do metrô
Caso você chegue na cidade de trem, provavelmente, descerá na Estação Barcelona-Sants, local, inclusive, de onde partem e chegam os trens de alta velocidade que ligam Madrid a Barcelona. A estação de trem também tem uma localização central e é abastecida por duas linhas de metrô: a 3 e a 5.

Já o aeroporto de Barcelona, o El Prat, fica a cerca de 15 Km do centro. Mas, felizmente, apresenta uma estação de metrô (linha 9) nos terminais 1 e 2. Há também um trem saindo do terminal 2, ainda mais barato do que o metrô. Diferente de outras cidades, onde o aeroporto utilizado pelas companhias low cost costumam se localizar mais afastados da cidade, em Barcelona, os voos partem e chegam do próprio El Prat.

Portanto, é possível perceber que há várias formas de se ir da França para Barcelona, especialmente, partindo das grandes cidades. Caso você esteja em uma cidade mais afastada, como Paris, o ideal seria fazer o trajeto de avião. Já se você estiver pelo sul da França, pode pegar tanto trem como ônibus saindo de Marselha como foi o nosso caso.

Felizmente, encontrar formas de se chegar a Barcelona não é difícil. Basta pesquisar e escolher a sua!!


OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário