Menu

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como utilizar o metrô de Paris

Afinal, qual a melhor forma de se locomover em Paris?

A nossa resposta imediata para esta pergunta é: a pé. O motivo? Paris é uma cidade para ser apreciada aos poucos, com calma, com o olhar fixo em cada prédio, em cada ponte, em cada monumento, em busca de uma surpresa a cada esquina. Desperdiçar isto andando de táxi (que não te permite contemplar as ruas da cidade com calma) ou de metrô (que te leva para o subterrâneo) não é tão lúdico, concorda?

Mas também temos que ser prático, não é mesmo? Nem sempre será possível seguir um certo deslocamento a pé. Paris é uma cidade grande, com inúmeras atrações turísticas espalhadas e, dependendo de onde você fique hospedado, terá sim que utilizar algum tipo de transporte público, às vezes, até mais de duas vezes por dia.

E em termos de transporte público, Paris é muito bem servida. Não vejo necessidade alguma de se pegar táxi na cidade, a não ser que você fique na rua até depois do horário de funcionamento do sistema metroviário. O metrô de Paris te deixa bem próximo de, praticamente, todos os principais pontos de interesse da cidade.

Uma das formas de se identificar uma estação de metrô em Paris.


E quem é acostumado a utilizar o metrô em outras grandes cidades do mundo, não terá dificuldade alguma aqui. O princípio é o mesmo: escolha a estação de destino e trace no mapa do metrô (fundamental ter um, seja em mãos seja no seu celular) o sentido a ser percorrido, verificando se e quantas baldeações serão necessárias; sem esquecer de verificar a direção correta para não pegar o trem no sentido contrário. Baixar o RATP app, aplicativo próprio da empresa responsável pelo transporte público da cidade, pode facilitar a sua vida na hora de calcular a sua rota. Mais sobre o aplicativo aqui.

Ao todo, são 16 linhas de metrô que percorrem a região mais central da cidade, e 5 linhas de trem da chamada rede expressa regional (RER) que abrange as áreas mais periféricas de Paris, se estendendo, inclusive, para cidades vizinhas, como Versailles. As linhas de metrô são identificadas por cores e números, enquanto as linhas de RER são identificadas por cores e letras (de A a E).

Os tickets de metrô podem ser comprados em máquinas de auto-atendimento (com opções na língua inglesa) localizadas em todas as estações. Caso surja alguma dúvida, você pode comprar diretamente nos guichês de atendimento. Mas esteja atento: nem todas as estações tem guichês com funcionários para a venda dos tickets.

Um ticket vale 1,90 euros (lembre de checar o valor atualizado na época da sua viagem) e dá direito às baldeações necessárias para chegar ao seu destino, incluindo o RER. Na hora de comprar o ticket, no entanto, você também tem que prestar atenção em qual zona se localiza o seu destino. Explico: o metrô de Paris é dividido em 5 zonas. Os principais pontos de interesse para o turista estarão nas zonas 1 e 2, ambas abrangidas pelo ticket único de 1,90 euros. Mas caso você precise seguir para a zona 3 em diante, será necessário especificar o destino na hora da compra para que o valor do ticket seja calculado.

Dois lugares de interesse turístico acessados por RER precisarão ter seu destino especificado para que a máquina calcule o valor do ticket: Versailles e Disney. Nos demais casos, localizados nas zonas 1 e 2, basta escolher o ticket unitário sem especificar as estações de destino.

Neste link, você pode acessar o mapa interativo dos sistema de metrô e RER, com a especificação das zonas de 1 a 5. 

Uma dica importante para quem quiser economizar é comprar um determinado lote de tickets unitários por vez. Um lote de dez tickets, por exemplo, sai a 14,50 euros, de modo que você acaba pagando 1,45 euros por ticket. A não ser que você passe menos do que dois dias na cidade, você provavelmente utilizará o metrô mais de 10 vezes e, portanto, a compra do lote será custo-efetiva.

Uma desvantagem da compra dos tickets por lote é que, ao contrário de outras cidades do mundo onde você recebe um cartão único com direito a um número X de viagens, em Paris, você recebe os 10 tickets de uma vez e, considerando seu pequeno tamanho, é preciso ter cuidado para não perdê-los. E lembre-se: esses tickets comprados por lote são os que abrangem apenas as zonas 1 e 2.

Imagem do ticket de metro retirada do site oficial da RATP.


Uma vez com o ticket em mãos, você deverá passá-lo pela catraca para ter sua passagem liberada. Seu ticket será, então, validado pela catraca e, a partir daqui, cuidado: não o jogue fora. Durante seu trajeto ou na estação de destino, você poderá ser abordado por um fiscal do metrô que pedirá para ver o ticket validado e, assim, verificar se você realmente o utilizou. Não nos deparamos com esta fiscalização desta vez. Mas, durante a minha primeira viagem a Paris, dei de cara com uma, que, a propósito, foi a minha salvação, já que, na ocasião, eu estava sendo perseguido por um assaltante desde que entrara no trem. A presença dos fiscais foi o que o fez fugir.

Por falar nisso, fica a dica: Paris não é uma cidade exatamente segura e batedores de carteira podem estar te esperando em algum lugar, especialmente, à noite e nas estações de metrô. Portanto, todo cuidado é pouco. Eu, particularmente, devido à experiência relatada, tento evitar o metrô após as 21 horas.

O metrô de Paris começa a funcionar às 5:30h e costuma encerrar o seu funcionamento entre 1 e 1:45h dependendo da linha e do dia da semana. Sugiro que, caso pretenda pegar o metrô após a meia-noite, cheque antes, no website da empresa ou no aplicativo, o horário de funcionamento para a linha desejada naquele dia específico. Fique também atendo para obras que possam estar bloqueando alguma linha específica. Das suas vezes em que estive em Paris, fui surpreendido por linhas interrompidas no trajeto que pretendia fazer. Checar o funcionamento da linha antes pode, portanto, evitar dor de cabeça.

Espero ter podido ajudar com essas dicas. Afinal, saber utilizar bem o metrô de Paris é fundamental para que você consiga otimizar sua viagem, aproveitando o máximo esta bela cidade.


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário