Menu

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Como se locomover em Roma

Neste post falarei sobre a melhor forma de ir do aeroporto até o centro de Roma e sobre como funciona o sistema de metrô da cidade.

De qualquer modo, saiba que a melhor forma de se locomover em Roma é, sem dúvida alguma, a pé. Afinal, caminhar por suas ruas históricas, atravessando belas praças e se perdendo por charmosas ruelas, faz parte do processo de turistar pela cidade.

No entanto, em alguns momentos, o turista terá que fazer mão do transporte público, seja para se deslocar até ou a partir do seu hotel, seja para ir de uma atração a outra.



Como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma


Para quem chega à cidade de avião, o Aeroporto Fiumicino conta com uma forma prática de acesso ao centro da cidade: o trem expresso Leonardo Express que conecta diretamente o aeroporto à Estação Termini, principal estação de trem da cidade. O trajeto dura 30 minutos e custa 14 euros o trecho. Há trens saindo do aeroporto a cada 30 minutos. 

Uma vez estando na área de desembarque, basta seguir as placas indicando o Leornardo Express que você encontrará, facilmente a plataforma de embarque. Após comprar a passagem na bilheteria, não se esqueça de validar o ticket antes da sua entrada no trem. O horário de operação vai das 6:30h às 23:30h.
Plataforma de embarque do trem no aeroporto


Máquinas para validação do ticket



O trem se mostra uma alternativa extremamente prática, uma vez que o centro de Roma encontra-se a cerca de 30 Km do aeroporto, o que, provavelmente, fará você gastar mais com táxi. Além disso, a Estação Termini, ponto de destino do trem, é abastecida por duas linhas de metrô: A e B, o que facilitará seu trajeto até o hotel, caso este esteja próximo a uma das estações das linhas citadas.

Andando de metrô em Roma


E por falar em metrô, o sistema metroviário de Roma deixa um pouco a desejar. Primeiro porque é composto por apenas duas linhas principais, A (vermelha) e B (azul), que, obviamente não conseguem abranger todas as regiões da cidade, incluindo algumas áreas de interesse para o turista (embora uma terceira linha, a C, tenha sido inaugurada recentemente; a obra de algumas de suas estações ainda não foram finalizadas). Segundo, porque, por ser limitado, acaba estando constantemente lotado, tanto por habitantes da cidade quanto por turistas. Nesta minha última visita a Roma, por exemplo, as estações estavam quase intransitáveis e era tanta gente que teve ocasião em que não conseguimos entrar no vagão e tivemos que esperar o próximo trem, para, de qualquer forma, seguir espremido.

O ticket pode ser comprado em máquinas de auto-atendimento. Custa 1,50 euros para uma única viagem. Mas existem outros três tipos de tickets que permitem o uso ilimitado dentro de um determinado período de tempo: o BIG, com duração de 1 dia (embora expire à meia-noite do dia da compra), no valor de 6 euros; o BTI, com duração de 3 dias (expira à meia-noite do terceiro dia), no valor de 16,50 euros; e o CIS, com duração de 7 dias (expira à meia-noite do sétimo dia), no valor de 24 euros. Os trens funcionam das 5:30 às 11:30h (nos sábados, o funcionamento vai até 0:30h).


Mapa do metro de Roma. A inauguração da linha C, certamente, veio para facilitar o deslocamento pela cidade, apresentando conexões nas estações do Coliseu e do Vaticano


Localizando as principais atrações turísticas de Roma no mapa


Para facilitar seu deslocamento por Roma, tanto a pé quanto de metrô, é importante ter uma noção do mapa da área central da cidade, assim como da localização dos principais pontos turísticos e das estações de metrô mais próximas.

O mapa mostra as principais áreas turísticas de Roma: à direita, o Vaticano, à esquerda, o Coliseu e o Foro Romano, e, entre elas, o centro histórico com atrações como: a Piazza Navona, o Pantheon e a Fontana de Trevi. Circulados estão 4 importantes estações de metrô para o turista: a Colosseo, que te deixa em frente ao principal monumento da cidade; acima e à esquerda desta última, a Termini, que te deixa na principal estação de trem de Roma; segue-se a Barberini (a mais próxima do centro histórico, relativamente próxima à Fontana de Trevi); e a Ottaviano, que te deixa bem próximo ao Vaticano. Perceba que, principalmente, em relação ao centro histórico, há poucsa estações próximas, o que vai te obrigar a caminhar bastante entre as suas atrações (o que não é exatamente um sacrifício em Roma).

Algumas atrações turísticas de Roma com as estações de metrô mais próximas

Vaticano - estação Ottaviano (linha B)
Coliseu - estação Colosseo (linha A)
Fontana de Trevi - estação Barberini (linha B)
Piazza di Spagna - estação Spagna (linha B)

Cuidado com os táxis em Roma


Uma alternativa que não indico de forma alguma é o aluguel de carro, uma vez que o trânsito é caótico e, pelo que percebi e já ouvi falar, não é muito fácil encontrar local para estacionar na área central da cidade. Já, com os táxis, só tenha cuidado de se certificar, antes de sua entrada no carro, que o motorista vai utilizar o taxímetro e, se estiver pegando um táxi a partir do aeroporto ou da estação Termini, averigue, antes, se o taxista é regulamentado para aquele ponto.

Quando fui a Roma, pela primeira vez, em 2011, cheguei à cidade vindo de trem a partir de Florença e tive como parada final a Termini. Mesmo já tendo conhecimento de que eu deveria pegar um táxi regulamentado, fui, imediatamente, abordado por um taxista avulso que foi logo se oferecendo para carregar as minhas malas. E cometi a burrice de só questioná-lo quando entrei no carro. Ele mentiu dizendo que era táxi oficial da estação, não ligou o taxímetro e saiu dirigindo loucamente pela cidade, tentando ser simpático o tempo todo, enquanto eu mantinha a cara emburrada por já ter me dado conta que havia sido enrolado. Ao final, me cobrou um preço exorbitante, acredito que o dobro que teria dado caso tivesse ligado o taxímetro. Portanto, todo cuidado é pouco com taxistas em Roma.

Por fim, esteja preparado fisicamente para caminhar por Roma e psicologicamente para enfrentar a lotação dos metrôs, especialmente, se for à cidade em alta temporada.

OBS:
1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário