Menu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TOP 5 - as atrações que mais me decepcionaram

Nem tudo que conhecemos durante uma viagem entra na nossa lista particular de lugares imperdíveis e, em alguns casos, uma determinada atração pode passar a fazer parte de um outro tipo de lista: a de atrações decepcionantes.

Os motivos para uma dada atração não corresponder às nossas expectativas podem ser vários: excesso de propaganda por parte de conhecidos ou até mesmo da mídia que coloca um determinado local ou evento num patamar elevado demais dentro do imaginário popular; um grau muito alto de expectativa que, nós mesmos, depositamos sobre uma certa atração; um estado interno individual não muito propício para visitar aquele local naquele dia exato (qualquer um pode estar de mau humor, ora!!); ou simplesmente porque a atração é ruim mesmo e não há argumento no mundo que possa defendê-la!!

Obviamente, decepcionar-se com algo é extremamente relativo e pessoal. E algo que eu detestei pode ter sido a melhor experiência de viagem de outra pessoa. De qualquer forma, listo abaixo as cinco atrações turísticas que mais me decepcionaram durante minha vida de viajante:


1. Troca da Guarda Britânica - Londres/Inglaterra: considero esta atração londrina uma grande perda de tempo em uma cidade na qual se tem tanto para ver e fazer... você fica espremido no meio de uma multidão que, com os braços erguidos, na tentativa frustrada de tirar alguma foto que preste, bloqueia ainda mais a sua visão. Aí você estica a cabeça, fica na ponta dos pés e quando, finalmente, ver algo, é aquela coisa sem graça... Um monte de soldadinhos marchando... Eu sei!! Eu sei!! Eu esperava o que, afinal? um show acrobático?? Mas, sinceramente, que coisa chata e desnecessária!! Confesso que não aguentei muito tempo ali e tomei a sábia decisão de fugir!! Já não gosto nem um pouco de multidões e, se é para ver algo sem graça, então dispenso...




2. Soarin - Walt Disney World, Orlando/EUA: voltei da minha rápida primeira viagem a Orlando, profundamente apaixonado pela Disney (e, não à toa, retornei mais duas vezes passando bem mais tempo). Mas tudo que ouvia após minha primeira viagem para lá era: "Como assim você foi a Disney e não conheceu a melhor atração de todas, o Soarin?" ou "Você não foi ao Soarin? Você se sente voando de asa-delta!!". E aí, pesquisando na internet, só lia o quanto esta atração era maravilhosa e o quanto era comparada a um voo de asa-delta. Não deu outra: retornar a Disney e conhecer o Soarin, no Epcot, tornou-se uma meta de vida. Então, dois anos depois, estou eu lá, sentado numa cadeira (que pode dar sensação de tudo, menos de voar de asa-delta), de frente para uma tela que passava um monte de panorâmicas aéreas de paisagens dos EUA. E minha emoção com o brinquedo foi quase nenhuma, exceto decepção. Eu sei que a maioria das pessoas adora o Soarin e podem até me odiar ao ler isso, mas, sinceramente, não achei a atração compatível com o resto da magia proporcionada pela Disney. Senti-me ludibriado...



3. Mini-Europe - Bruxelas/Bélgica: esta atração localizada na capital belga corresponde a um conjunto de miniaturas dos mais famosos monumentos europeus. E eu estava bem animado para conhecê-la. No entanto, enquanto eu percorria todas aquelas maquetes (muito bem feitas, tenho que admitir), só conseguia pensar em duas coisas: 1 - bem mais interessante ver estes monumentos ao vivo, em tamanho natural, e em seus locais de origem do que ficar aqui percorrendo estas réplicas; 2 - o Mini-mundo em Gramado é muito muito muito mais legal (e é mesmo!!!).



4. Empire State - Nova York/EUA: Empire State?? Sério??? Seríssimo!!! O prédio em si é bem bonito, chama a atenção, e deve ser admirado a partir de diferentes ângulos ao redor da cidade. Mas subir ao seu topo para se ter uma vista em 360 graus de Nova York se tornou algo bastante desnecessário, atualmente. E digo atualmente porque temos, agora, uma opção infinitamente melhor para se ter essa vista: o Top of the Rock, localizado no Rockfeller Center. Explico em detalhes o motivo do segundo ser muito melhor do que o primeiro neste post. Mas, resumindo aqui, você enfrenta uma fila quilométrica para ter uma vista prejudicada pelas grades de proteção e ainda fica a mercê do vento. Talvez, se eu tivesse subido no Empire antes de ter conhecido o Top of the Rock eu não teria me decepcionado tanto. Mas não vejo como gostar depois de ter tido uma experiência infinitamente melhor no Rockfeller Center!! E olha que hoje ainda se tem uma terceira opção: o mirante (bem mais alto) do novíssimo One World Trade Center.



5. Show de Luzes - Lima/Peru: nem deveria chamar aquilo de show!! Explico: Lima tem um lugar maravilhoso, agradabilíssimo e lindo: o Parque da Reserva, onde temos a oportunidade de conhecer o Circuito Mágico das Águas, composto por suas belíssimas e divertidas fontes. Um lugar que deve ser visitado na capital peruana. O que não vale à pena é esperar pelo que eles chamam de "show"de luzes, que ocorre logo após o anoitecer. A ideia: uma tela de água formada por fontes luminosas, na qual é projetada um show de imagens, acompanhado de música e os mais diversos sons. A realidade: um amontoado de imagens sem graça, provavelmente, baixadas na internet, numa sequência que não faz o menor sentido, com passagens que beira a cafonice e um amontoado de sons irritantes. Uma bela oportunidade perdida de fazer algo magistral. Fico até hoje me perguntando o que passou na cabeça das pessoas que idealizaram as projeções. Será que elas realmente acham aquilo criativo ou, no mínimo, interessante? Portanto, conheça o Parque da Reserva, percorra o Circuito Mágico das Águas, mas não perca o seu tempo com esse "show". Falo mais sobre este passeio neste post.

O parque é o verdadeiro show


Nenhum comentário:

Postar um comentário