Menu

domingo, 1 de janeiro de 2017

Já pensou em visitar o café onde trabalhava Amélie Poulain?

Quando se fala em filmes rodados em Paris, é impossível não se lembrar do singelo "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", uma fábula contemporânea que, a partir de uma premissa simples (uma jovem introspectiva que enxerga no ato de ajudar o próximo uma forma de dar sentido à própria vida), cria um roteiro irretocável.



Com uma produção de arte inventiva aliada a uma fotografia que imerge as personagens numa espécie de pintura em movimento, sempre destacando-se as paletas vermelha e amarela, o filme encanta seus espectadores com a inventividade da protagonista, enquanto a acompanhamos no jogo que cria para atrair seu interesse amoroso. E não à toa, terminamos a película com um belo sorriso no rosto enquanto o casal protagonista pedala pelas belas ruas de Montmartre.


E é exatamente Montmartre, o cenário principal do filme. O boêmio bairro francês não apenas é palco de cenas importantes do longa, como aquela em que Amélie devolve o livro de fotos para Nino em frente a Sacre-Coeur, como também alberga (até hoje) o café que serviu de local de trabalho para a protagonista: o 2 Moulins.

E se você é fã do filme e estiver passeando por Montmarte não tem como deixar de visitar o café. Localizado no número 15 da rua Lepic, o café ainda lembra bastante o cenário do filme lançado em 2002. As mesas ainda estão dispostas de forma parecida,  e o balcão e o toalete que serve de cenário para o encontro ardente entre o cliente ciumento e a funcionária hipocondríaca estão no mesmo local.

O Café des 2 Moulins, localizado da Rue Lepic, em Montmartre


O interior do Café des 2 Moulins




Obviamente, não resistimos ao desejo de visitar o Café des 2 Moulins. Escolhemos uma das mesas no seu interior e pedimos um café (que estava ótimo por sinal), embora, claro, não tenha sido a própria Amélie que nos serviu. 

Em uma das paredes do estabelecimento um quadro com a foto da personagem indica que o café sabe da fama que ganhou com o filme e se orgulha disso. E na ida ao toalete, pode ser visto uma espécie de altar em homenagem ao longa na parede. 


Será que Amélie Poulain virá nos atender?

Tomando um café no 2 Moulins



Portanto, se você está em Montmartre, ama o filme e bateu aquela vontade de tomar um café, não tem como deixar de conhecer o 2 Moulins, concordam? E se ama o filme, sonha em conhecer Paris, mas continua arrumando mil desculpas para não viajar para fora do Brasil nas suas próximas férias, que tal seguir o exemplo do gnomo de jardim mais famoso do cinema e sair desbravando o mundo?

OBS:
1. Este post não recebeu qualquer tipo de patrocínio.

2 comentários:

  1. Ótimo post! Ainda sugiro que no Cafe des 2 Moulins peça um crème brulée, pra ter o pequeno prazer de quebrar a casquinha, como Amélie gostava (e porque é uma delicia, haha).

    ResponderExcluir