Menu

terça-feira, 1 de março de 2016

Roteiro de 1 dia em Roma - Vaticano e Castelo de Sant´Angelo

Começo aqui a descrição do dia que passamos em Roma. Obviamente, não deu tempo de percorrer tudo e o Vaticano teve que ser sacrificado. Na verdade, se você tiver um dia apenas na Cidade Eterna, terá que escolher: ou foca no Vaticano ou baseia seu passeio pelo restante da cidade. Fazer as duas coisas é impossível, uma vez que você pode, facilmente, passar um dia inteiro apenas percorrendo o Museu do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de San Pietro.

Piazza de San Pietro, Vaticano


Portanto, começamos o passeio apenas passando pela Piazza de San Pietro (fomos de metrô, descendo na estação Ottaviano - ver mapa abaixo) e, de lá, seguimos, a pé, para o centro histórico de Roma. Mas, embora não tenhamos percorrido o Vaticano com mais calma desta vez, eu já havia estado por lá no ano de 2011 e, baseado nesta minha experiência, darei abaixo algumas dicas sobre o centro do catolicismo, antes de começar a relatar a continuidade do nosso percurso.


Dicas sobre o Vaticano


Percebam como, a partir da estação de metrô Ottaviano, você chega facilmente ao Vaticano

Ao programar uma visita ao Vaticano, tenha em mente que você poderá conhecer as seguintes atrações:

1. Museu do Vaticano
2. Capela Sistina
3. Basílica de San Pietro
4. Cúpula da Basílica

No entanto, saiba que uma multidão de turistas estará fazendo o mesmo que você independentemente do dia escolhido. Portanto, a melhor alternativa é chegar cedo para evitar as enormes filas que se formam, seja para entrar na Basílica e subir até a sua cúpula (de onde se tem uma vista privilegiada de Roma pelo valor de 7 euros) seja para conhecer o Museu do Vaticano e a Capela Sistina.

E aqui vai uma informação importante: não é possível conhecer a Capela Sistina sem, antes, passar pelo Museu do Vaticano. As duas visitas estão acopladas, estando a visita à famosa capela, cujo teto foi pintado pelo gênio Michelangelo, acoplada à visita do museu. Na verdade, você só consegue acessar a capela após percorrer todo o museu. O final apoteótico de um belo passeio!!

As filas para entrar no museu são gigantescas e a melhor forma de evitá-las é comprando o ingresso pela internet antecipadamente. A compra, no valor de 16 euros, só pode ser feita a partir de dois meses antes da data pretendida. E você deve escolher o horário exato da visita no momento da reserva. 

A boa notícia é que, se você estiver em Roma no último domingo do mês, o acesso é de graça entre 9 e 12:30h, mas lembre-se de que, provavelmente, centenas de outros turistas, provavelmente, também tentarão ter a mesma economia que você. Portanto, chegue bem cedo se não quiser enfrentar uma fila gigantesca. Nos demais domingos do mês, a atração é fechada.

No caminho entre a estação de metrô Ottaviano e os muros do Museu do Vaticano, prepare-se para uma avalanche de guias oferecendo seus serviços. Basta ouvir uma palavra sua em português que começam a voar em cima de você oferecendo um serviço de guia no seu idioma. Confesso que isto me irritou bastante e ocorreu nas duas vezes que percorri este trajeto. 

Museu do Vaticano


O museu em si é extremamente interessante, albergando não apenas obras relacionadas ao cristianismo, mas também diversas pinturas de famosos pintores italianos, como Rafael, Botticelli e Leonardo da Vinci, além de esculturas e artefatos históricos das mais diversas culturas do planeta. Portanto, é possível passar até mesmo mais de um dia se você quiser apreciar tudo em detalhes. 





Ao chegar à Capela Sistina, será impossível não se impressionar com os belos afrescos em seu teto e em suas paredes. No teto, a belíssima obra de Michelangelo. Nas paredes, cenas representando passagens bíblicas e pintadas por artistas como Rafael e Botticelli. Na parede do altar, o juízo final na visão de Michelangelo. Impressionante!! A má notícia é que é proibido fotografar. E há fiscais para isso, que ficam de olho nos turistas e repetindo o tempo todo a proibição. Nem mesmo sem flash, as fotos são permitidas. 

Mas o que atrapalhou mesmo a visita no dia em que lá estive, foi a multidão aglomerada no interior da Capela Sistina. O espaço é apertado para tanta gente que quer ficar ali admirando aquela obra de arte. Mas não há como evitar isso. Todos estão ali com o mesmo objetivo que você.

O interior da Basílica de San Pietro, por sua vez, é enorme e imponente. Mas admito que não me impressionou tanto. Talvez pelo motivo de eu já ter visitado inúmeras outras igrejas durante a viagem que fiz em 2011 e já estar cansado dos interiores tão semelhantes. Mas gostaria de ter dado uma segunda chance dessa última vez. Pena que a fila quilométrica não me permitiu.

Basílica de San Pietro


Interior da Basílica de San Pietro


Ainda sobre a basílica, uma das obras mais famosas no seu interior é a Pietà de Michelangelo (aquela que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria). Ela se localiza à direita de quem entra na basílica, bem próximo à entrada. Mas não pense que você verá a obra de muito perto. Ela está protegida da multidão por um vidro, medidas de segurança que foram tomadas após um visitante se atirar na estátua. 

A Pietà de Michelangelo


Também vale o passeio pela Piazza de San Pietro, localizada em frente à Basílica, com seu obelisco no centro e colunas de mármore no seu entorno. É ali que uma multidão de fiéis de aglomera para ver o Papa. Aliás, se você faz questão de vê-lo e não considerará uma ida a Roma completa caso não consiga, saiba que há dois dias da semana em que isto é possível: quartas e domingos. Mas não se esqueça de checar a agenda do Papa antes. Vai que, exatamente, no dia da sua visita, ele não se encontre no Vaticano. E não precisa nem dizer para você se preparar para a multidão, não é mesmo?

Piazza de San Pietro

Obelisco



Com essa minha última passagem pelo Vaticano, mesmo que relâmpago, posso dizer que já fui a Roma duas vezes, mas não vi o Papa. Mas confesso não ter sentido esta necessidade. Tenho ideia do tamanho da multidão que se forma e se tem alguma coisa da qual fujo é de multidões.

E tenho uma confissão a fazer: o Vaticano é a parte de Roma da qual menos gostei (com exceção da Capela Sistina, que é sensacional!!). Mas, obviamente, é um local que deve ser visitado por quem estiver em Roma, independente da sua religião.

Após terminar sua visita pelo Vaticano, você pode sair do local de duas formas básicas: retornar caminhando até a estação de metrô Ottaviano; ou a minha preferida (pela qual optei nas duas vezes em que lá estive), que é seguir caminhando até o centro de Roma. Para isto basta seguir pela rua que fica logo em frente à Piazza de San Pietro, a Via della Conciliazione (veja o mapa abaixo). Esta rua é margeada por inúmeros restaurantes, lojas de souvenirs e lojas de artigos sacros. E te deixa exatamente no Castelo de Sant´Angelo. 


Note que a Via della Conciliazione vai da Piazza de San Pietro até o Castelo de Sant´Angelo. Em frente a este, basta atravessar a ponte de mesmo nome que você chegará ao centro histórico de Roma


Afastando-se do Vaticano pela Via della Conciliazione


Visitando o Castelo de Sant´Angelo


Famoso para quem leu e/ou assistiu ao filme Anjos e Demônios, o Castelo de Sant'Angelo localiza-se às margens do rio Tibre, bem próximo ao Vaticano e tem no seu topo uma estátua do Arcanjo São Miguel.

Castelo de Sant´Angelo

Castelo de Sant´Angelo visto a partir da Ponte de Sant´Angelo


É possível visitar o interior do castelo, que conta com um museu, ao custo de 10 euros. Para mim, o melhor do seu interior é a vista que se tem da cidade a partir do seu último nível. Confesso que o restante não me impressionou muito quando fui em 2011. Portanto, se você pretende ter outras visões panorâmicas de Roma, como do alto da cúpula da Basílica de São Pedro, por exemplo, acho dispensável visitar o interior do Castelo de Sant´Angelo.

Estátua do Arcanjo São Miguel no topo do Castelo de Sant´Angelo

Roma vista do topo do Castelo de Sant´Angelo


E, bem em frente ao castelo, está uma outra obra de arte da cidade: a Ponte de Sant´Angelo, adornada, em suas laterais, por doze belas estátuas de arcanjos (obra de Bernini). Aliás, avistar obras de arte enquanto se percorre Roma é algo corriqueiro. É uma obra de Rafael aqui, uma pintura de Michelangelo ali, uma estátua de Bernini ao virar a esquina...



E basta atravessar a ponte para já ter acesso ao centro histórico de Roma. Mas aí já é assunto para uma outra postagem.

PARA SE PLANEJAR:

1. Museu do Vaticano

Horário de funcionamento: de segunda à sábado das 9 às 18h  (fechados aos domingos, exceto o último de cada vez). A bilheteria fecha às 16h.
Entrada: 16 euros
Como chegar: de metrô (linha B até a Estação Ottaviano)

2. Castelo de Sant´Angelo

Horário de funcionamento: diariamente das 9 às 19:30h. A bilheteria fecha às 18:30h.
Entrada: 10 euros 
Como chegar: a pé, a partir do Vaticano ou do centro histórico de Roma


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.


2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio




Nenhum comentário:

Postar um comentário